Pessoal já vi aqui cada discussão que enfim, todos sabemos que para mtos 19 anos não trás maturidade mas para outros 19 anos é muita idade, depende da pessoa, da educação e outros factores, por isso não vamos entrar por ai...Se alguém decidiu que 19 anos era valido por algum motivo foi, não me acredito que a entidade que decidiu isso seja maluca ao ponto de cometer erros graves, por isso, é porque 19 anos já deve estar preparado para tal função...
Outra coisa que vi aqui já alguns post atrás foi a historia do peso e dos comentários "ahh aquele tem pouco peso chumba nos médicos" ou então "ahh aquele tem mto peso e chumba nos médicos" , eu não me acredito que nenhum policia tenha dito isso dessa forma porque qualquer pessoa sabe que para os testes médicos ainda falta cerca de 2 meses, ate la mta coisa acontece basta ter força de vontade dos 2 tipos de pessoa que facilmente perdem ou ganham peso e chegam la bem...
Outra coisa que queria informar e que não estou a ver a chumbar assim pessoas a sorte por terem excesso de peso ou falta dele ou o gajo e mto gordo e de facto não se mexe, mas esses ficam todos nos físicos ou o gajo e mto raquítico e não consegue tmb correr tmb não me acredito que passem nos físicos...
E essa historia do índice de massa corporal e grande treta nenhum medico pode ver se a pessoa esta apta ou não pelo IMC porque isso é como a media não serve para nada nem da valores concretos...Vou passar a explicar eu durante mto tempo treinei com um gajo que tinha 1 altura de 1,80 e pesava 93kg porque precisava de ter esse peso, se forem a fazer os cálculos do imc dele da cerca de 27 o que esta mto acima do imc normal, no entanto ele não tem um ponto de gordura era tudo massa muscular, pela lógica do imc como estavam aqui a dizer ele já não estava apto porque era obeso...Por isso eu duvido mto que eles passem a eliminar pessoas com falta ou excesso de peso com este marcador...
Quer dizer os ciclistas como vocês sabem é o desporto mais duro eles andam ali todos nos 58 a 64kg, eles que tem alta preparação física como pouca gente tem, chegavam ali aos testes médicos da psp ou gnr e chumbavam por falta de peso?

Por isso acho que o pessoal deve preocupar-se mas é em treinar e deixar estas discussões de lado, passa quem tiver de passar msm perante idade, sexo, peso, preparação etc...