Bom dia,
Eu fui às provas de seleção para a Força aerea Regime contrato para oficiais, e, não só passei, como fui seriado para participar na recruta em Dezembro. Eu entrei no Curso de TINF (Técnico de Informática), e entrei como Engenheiro Informático. A minha questão é:
O que é que um Oficial (ou aspirante a) faz no curso de Informática? Alguém que me possa dizer exatamente a que é sujeito? É que eu não estou a fim de entrar num regime de contrato a 3 anos só para alterar páginas HTML! Há investigação? Desenvolvimento de protocolos de rede ou projetos de aplicações sobre segurança?
Atentamente
Não se candidatou? não foi seleccionado? Optou...informou-se antes de optar? Pediu os esclarecimentos que achou necessários?
O curso de tinf é técnico de informática, não é enginf...esses sim são engenheiros informáticos formados via academia.
O que é que lhe vão exigir? depende da colocação após a formação militar no cftmfa.
Tem licenciatura em engenharia...e experiência profissional? Concorreu à força aérea porque? Vocação ou oportunidade de remuneração estável durante mais de 12meses?
Obviamente como oficial terá funções básicas e outras menos básicas, se for bem sucedido na formação poderá escolher a colocação, senão sujeitar-se-à às vagas existentes. Tanto poder+a ficar em Lisboa como poderá "aterrar" em Açores.
Independentemente dos conhecimentos técnicos que tem terá obviamente de cumprir ordens mas poderia e deveria, caso não se sentisse plenamente esclarecido em relação à especialidade escolhida, procurar junto do centro de recrutamento da força aérea esse mesmo esclarecimento!
Claro que a maioria dos oficiais TINF têm formação superior na área mas nem todos têm o mesmo traquejo e antes de ser oficial TINF são militares e os militares cumprem ordens e se a ordem passar por passar N tempo a alterar páginas HTML...que remédio.
Como em todas as forças armadas há uns anos para cá só se aceitam voluntários!