Ingresso na Força Aérea

• 1873 Respostas
  • 659372 Visualizações
*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1515 em: Julho 09, 2013, 09:43:27 pm »
A maneira mais simples é dizer que se trata de uma "mini-recruta", para ver se o pessoal tem ou não capacidade para ser militar, podem ter excelente médias, testes físicos, mas podem não ter espírito de camaradagem, de sacrifício, capacidade de obedecer ordens, etc.

A Prova de Aptidão Militar (PAM) destina-se a:

Esclarecer o candidato sobre a natureza, principais caraterísticas e vivência da Instituição a que pretende aceder.
Confirmar as aptidões e competências psicológicas avaliadas durante as provas psicotécnicas.
Proporcionar a familiarização com os processos e normas de conduta associadas à vida em internato, bem como a adaptação às exigências de natureza académica específicas da Academia Militar.
Avaliar através de um conjunto de instruções, a aptidão funcional específica para a carreira de Oficial do Quadro Permanente.

A PAM terá a duração de três semanas e a sua frequência obriga os candidatos a alojamento nas instalações da Academia Militar, na Amadora. Durante a PAM os candidatos continuam a ser sujeitos a avaliação psicotécnica. A PAM é eliminatória, sendo o seu resultado expresso em Apto ou Não Apto.

Esta informação refere-se à Academia Militar, do Exército, mas na AFA deve ser muito semelhante.

*

Tiago_Rato

• 14
  • +0/-0
« Responder #1516 em: Julho 09, 2013, 09:55:28 pm »
Muito obrigado PereiraMarques. Resume-se, basicamente, a adaptação à vida militar...

Mais uma questão: pelo que vejo, nestas tabelas de aptidão, o limite de perda de audição são 20 dB (máximo). Eu tenho uma perda que atinge 25-30 dB num dos meus ouvidos. Tendo em conta que sou apto em tudo o resto (clinicamente), é isto motivo de desqualificação? Fiz os exames médicos de classe I pelo INAC (aviação civil), passei e tenho o respectivo certificado médico, visto que, na aviação civil, aceita-se uma perda máxima de 35 dB.

Cumprimentos!

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
« Responder #1517 em: Julho 09, 2013, 10:03:28 pm »
Essa pergunta é muito específica, provavelmente apenas um oftalmologista ou um membro da junta médica da FAP poderão responder.

*

gh05t

• 14
  • +0/-0
« Responder #1518 em: Julho 10, 2013, 11:39:57 pm »
Boa noite, acabei agora o 10º ano e tive uma média geral de 15 valores, mas a matemática A tive um 17, acham que estas notas são boas para se entrar em Piloto Aviador na Academia da Força Aérea ou devo melhorar?

*

Tiago_Rato

• 14
  • +0/-0
« Responder #1519 em: Julho 11, 2013, 12:13:04 am »
Luta por seres o melhor e teres boas notas. Eu acabei o 12 agora e vou-me candidatar com 17,8. Em 2012 houve raras entradas com medias abaixo de 16 valores. E as vagas tem vindo a diminuir, por isso vai-se tornar ainda mais dificil. Visto que conta 50% cada coisa, se tiveres media de 15 é na boa, desde que depois tires um 20 no exame de matemática ou um 19, ficando com uma media de 17...

Cumprimentos e boa sorte :)

*

Tiago_Rato

• 14
  • +0/-0
« Responder #1520 em: Julho 11, 2013, 12:16:14 am »
Pode nao ser facil de todo, mas esforcar compensa sempre, preocupa-te em seres bom e em dares o teu melhor que depois o resto vem naturalmente e assim nao teras peso na consciencia :)

*

Top Gun

• 3
  • +0/-0
« Responder #1521 em: Julho 11, 2013, 01:25:28 pm »
A tua média 17,8 é a contar com o exame de matemática ou sem o exame?

*

Tiago_Rato

• 14
  • +0/-0
« Responder #1522 em: Julho 11, 2013, 01:35:31 pm »
Já com o exame, Top Gun. 18,1 de média do secundário e 17,5 no exame de matemática. Faz-se 50% de cada um e soma-se.
Mas as notas nunca sao tudo, nem de perto.
Cumprimentos :)

*

Top Gun

• 3
  • +0/-0
« Responder #1523 em: Julho 11, 2013, 02:07:54 pm »
Estas com uma boa média.

Já alguma vez concorreste?

*

Tiago_Rato

• 14
  • +0/-0
« Responder #1524 em: Julho 11, 2013, 02:27:59 pm »
E a primeora vez qie me vou candidatar, so espero nao chumbar nos medicos que, ja agora, penso que deviam ser os primeiros exames a serem realizados... Depois uma pessoa fica com esperancas de passar nos fisicos e psicotecnicos e medicos nada!

*

whiskey01

• Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
« Responder #1525 em: Julho 11, 2013, 06:37:01 pm »
Citação de: "Tiago_Rato"
Mais uma questão: pelo que vejo, nestas tabelas de aptidão, o limite de perda de audição são 20 dB (máximo). Eu tenho uma perda que atinge 25-30 dB num dos meus ouvidos. Tendo em conta que sou apto em tudo o resto (clinicamente), é isto motivo de desqualificação? Fiz os exames médicos de classe I pelo INAC (aviação civil), passei e tenho o respectivo certificado médico, visto que, na aviação civil, aceita-se uma perda máxima de 35 dB.

Boas,

Conheci um tipo o ano passado estava a concorrer para a Escola Naval para a classe de Fuzileiros e que também tinha concorrido para PILAV com uma boa média que tinha um problema num dos ouvidos. Aparentemente, o ouvido esquerdo não pressurizava ao mesmo tempo que o ouvido direito. Foi eliminado nas provas médicas tanto na Força Aérea para PILAV como na Marinha para Fuzileiro (o que faz sentido, visto que ambos os cursos fazem parte da Tabela A dos parâmetros médicos, se não me engano, que é aquela que dá menos margem de manobra em termos de condições de saúde). O que te queria dizer era para não ficares com muitas esperanças. Eles são bastante picuinhas com os problemas de saúde, especialmente para PILAV. Quantos não são os que concorrem com excelentes notas e depois se lixam nos médicos... Foi a primeira coisa que o oficial de recrutamento no Centro de Recrutamento da Força Aérea me disse: "Teres uma boa nota é essencial, mas o que não falta por aqui são casos de candidatos com médias excelentes que chumbam nos médicos ou psicotécnicos".

De qualquer maneira, acho que deves concorrer e apesar de teres uma boa média, desejo-te boa sorte, vais precisar! Queria concorrer este ano mas tive 11 valores a Matemática na primeira fase. Agora só para o ano.

*

Tiago_Rato

• 14
  • +0/-0
« Responder #1526 em: Julho 11, 2013, 06:52:11 pm »
Boas whiskey01.

Essa é a minha maior preocupação. Eu fiz, em Abril, o exame médico de classe I do INAC e obtive o certificado, ou seja, posso ser piloto na aviação civil. No entanto, o Certificador Médico, um tipo muito simpático até, alertou-me para essa situação dos ouvidos. Na aviação civil (INAC), o limite de perda são 35dB e como eu tenho apenas 25 e poucos, ele deixou-me ter o certificado, dizendo-me que isto tende a piorar com a idade e tal... Como me disse também que isto ainda dava para uns bons 20 anos de carreira, visto que a progressão da perda é lenta, eu não queria mesmo desistir deste sonho, foi algo que sempre quis, desde pequeno. Por isso, espero mesmo que não sejam picuinhas a este ponto também. Sei que os critérios são mais apertados na F.A.P. (20dB de perda máxima), mas, se me deixaram ser um piloto não militar, não faz sentido que me excluam a mim ou a outro qualquer candidato por causa de apenas um parâmetro, se um determinado candidato for bom nos outros todos... No entanto, é compreensível, há vagas a preencher...

Claro, vou concorrer, pois não há nada a perder. Muito obrigado por contares esse caso e pela opinião! :)
Quanto à tua Matemática, pá dedica o teu máximo neste ano todo à Matemática, tiras uma grande nota no exame de 2014 e candidatas-te nesse ano! Muito boa sorte para ti também.

*

whiskey01

• Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
« Responder #1527 em: Julho 11, 2013, 08:51:01 pm »
Fazes bem. Os únicos que te podem dizer que não são eles, portanto pode ser que tenhas boa classificação nos outros parâmetros e que o médico seja porreiro e feche os olhos. Também acontece por vezes quando o problema não é muito grave. O importante é tentar.
Eu vou concorrer para o ano. De qualquer maneira, vou fazer o exame de segunda fase este ano. Não sei é se dá para concorrer para o ano em primeira fase com a nota de segunda fase deste ano. Dantes podia-se fazer isso, mas já mudou tanta coisa... Mas obrigado e força nisso!

*

gh05t

• 14
  • +0/-0
« Responder #1528 em: Julho 11, 2013, 10:31:50 pm »
Agora vou ter de melhorar na média, todos os meus professores dizem que eu sou muito inteligente e que se quise-se conseguia muito melhor, mas agora vou esforçar-me e tentar tirar no 11º ano uma média superior a 16,5  :wink:

*

Tiago_Rato

• 14
  • +0/-0
« Responder #1529 em: Julho 11, 2013, 10:42:01 pm »
É isso mesmo! Prepara-te o melhor que puderes e o caminho fica aberto. Boa sorte com tudo! ;)