Ingresso na Força Aérea

• 1873 Respostas
  • 659412 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1485 em: Abril 19, 2013, 08:42:31 pm »
Citação de: "fipas"
Já agora, o facto de ter sido chumbado nas PCS do Exercito impede-me de concorrer à FAP ?

Agora não sei, mas talvez, no tempo do Serviço Militar Obrigatório, quem ficasse inapto na Inspeção obrigatória do Exército, já não podia concorrer à Força Aérea.

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #1486 em: Abril 19, 2013, 10:54:48 pm »
No tempo do SMO as coisas eram algo diferentes, as inspecções eram para a "tropa" e não para o "exercito".
Acho que agora não existe comunicação a esse nível entre os ramos; conheço um caso concreto que me leva a dizê-lo.
::..Trafaria..::

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
« Responder #1487 em: Abril 19, 2013, 10:58:22 pm »
Citação de: "whiskey01"
Eu realmente não sei bem as diferenças entre um e outro, nem nada de pós-operatórios. Já lhe disse para levar as tabelas de inaptidão e incapacidade e ver se o varicocelo lá está incluído. Se sim, ele que pergunte ao médico quanto tempo depois é que ele pode fazer exercício físico (correr, flexões, abdominais) para se poder preparar para os testes físicos e se a área operada demora muito tempo a sarar. É a melhor opção dele. Já agora, por curiosidade, se quiseres responder, há quanto tempo fizeste a operação e quanto tempo demorou até voltares a fazer desportos?

Nao me recordo com rigor. Mas um ano depois o som forte das colunas das discotecas e dos concertos ainda me provocava alguma impressão...

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #1488 em: Abril 19, 2013, 11:37:55 pm »
Citação de: "Trafaria"
No tempo do SMO as coisas eram algo diferentes, as inspecções eram para a "tropa" e não para o "exercito".
Acho que agora não existe comunicação a esse nível entre os ramos; conheço um caso concreto que me leva a dizê-lo.

A Força Aérea deixou o SMO já nos anos 90, o Exército só deixou em 2000 e tal, eu estou a falar neste intervalo de tempo em que o Exército ainda tinha SMO, mas a FAP já era tudo voluntário, esse pessoal tinha que fazer a inspeção militar na mesma, alguns faziam o SMO no Exército e depois incorporavam na FAP, outras ficavam aptos mas passavam à reserva territorial (acho que é esse o nome) e depois iam para a FAP, no fundo o termo técnico é, ter a situação militar regularizada, a não ser que fossem do pessoal que entrou como voluntário aos 17 anos com autorização parental, conheço pessoal assim, esses não chegaram a ser chamados para a inspeção, apesar de também conhecer historias engraçadas, raras, sobre isso, como a GNR, ir buscar um desses rapazes a casa por não ter comparecido à inspeção e ele já ser militar da FAP, a FAP deve-se ter esquecido de avisar o Exército  :mrgreen: .

E se forem ao site do Centro de Recrutamento da Força Aérea
http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.ph ... opcao=cfp9

g) Estar em situação militar regular;

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
« Responder #1489 em: Abril 20, 2013, 01:06:50 am »
Citação de: "Lightning"
e ele já ser militar da FAP, a FAP deve-se ter esquecido de avisar o Exército  :mrgreen: .

Conheço um caso dum amigo meu que já era Cabo na Força Aérea e depois estava nos editais do SMO para ir fazer a recruta no Exército em Estremoz.

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
« Responder #1490 em: Abril 20, 2013, 01:47:21 am »
Essa é boa! Então e policias que eram dados como refractários??? Não sei como é que isso acontecia mas foram imensos os casos... incluindo oficiais que estavam na então Escola Superior de Policia desde os 18 anos.
Somos um pais muito desorganizado, é o que somos.

*

davidr747

• 2
  • +0/-0
« Responder #1491 em: Abril 20, 2013, 10:58:01 am »
Bom dia tenho 16 anos e gostava de entrar na força aérea Portuguesa, mas tenho algumas dúvidas, é preciso ter média de 16 (ou mais) no secundário (10,11 e 12º anos) para entrar como piloto aviador? Eu estou no curso de Ciências e Tecnologias, com Matemática A e FQ A, mas tenho geometria descritiva em vez de biologia, é preciso biologia para entrar na força aérea? O que é que se faz nos teste psicotécnicos? Obrigado! :D

*

fipas

• 6
  • +0/-0
« Responder #1492 em: Abril 20, 2013, 12:37:51 pm »
Citação de: "militar03"
não sei a razão de teres chumbado, mas se chumbaste para o exe, dificilmente passas na fap,
Sim eu sei, mas isso não quer dizer que eu desista já sem tentar...

Mas podem-me dizer se quais são as PCS pra FAP (ou se são as mesmas do Exercito) ?

E se não for muito incomodo, ja agora podiam-me dizer que sub-especialidades se podem tirar dentro da PA, pra alem da UPF e das que disseste aqui ?
O que sei é que não pode concorrer diretamente de civil para a UPF, obrigatoriamente tem que concorrer para PA, só depois é que pode concorrer às sub-especialidades, TTCM (Tratador-Treinador de Cães Militares), UPF, condutor de blindados, EOD, etc.

*

Stallone

• 7
  • +0/-0
« Responder #1493 em: Abril 20, 2013, 12:56:05 pm »
Bom dia. Que tipo de testes médicos são feitos à visão quando se concorre para a Piloto Aviador?

Cumprimentos

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #1494 em: Abril 20, 2013, 01:44:28 pm »
Mas podem-me dizer se quais são as PCS pra FAP (ou se são as mesmas do Exercito) ?
http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.ph ... &opcao=cfp

*

whiskey01

• Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
« Responder #1495 em: Abril 22, 2013, 02:06:09 pm »
Citação de: "davidr747"
Bom dia tenho 16 anos e gostava de entrar na força aérea Portuguesa, mas tenho algumas dúvidas, é preciso ter média de 16 (ou mais) no secundário (10,11 e 12º anos) para entrar como piloto aviador? Eu estou no curso de Ciências e Tecnologias, com Matemática A e FQ A, mas tenho geometria descritiva em vez de biologia, é preciso biologia para entrar na força aérea? O que é que se faz nos teste psicotécnicos? Obrigado! :D

Boas david. Não é preciso, mas convém teres uma média igual ou superior a 16 se quiseres ter hipóteses de sequer seres admitido a concurso. Relativamente à Geometria Descritiva e Biologia e Geologia, é indiferente uma ou outra. Para concorreres a PILAV, a prova de ingresso é Matemática A. O resto das disciplinas é média.

Citação de: "Stallone"
Bom dia. Que tipo de testes médicos são feitos à visão quando se concorre para a Piloto Aviador?

Cumprimentos

Bom dia. Para PILAV, os testes de visão são bastante rigorosos. De um modo geral, fazes de tudo, desde medição da acuidade visual (se vês bem ao perto e ao longe), percepção cromática (se és daltónico ou não), medição da pressão dos vasos nos olhos, velocidade de reacção ocular, alinhamento das órbitas, por aí fora. Se tens problemas de vista se calhar é melhor considerares outra opção porque para piloto a tolerância médica é zero.

*

Stallone

• 7
  • +0/-0
« Responder #1496 em: Abril 22, 2013, 03:52:52 pm »
Obrigado pela informação. Por acaso não tenho, mas só estou a perguntar porque dizem que eles são muito rigorosos nisso. Também vais concorrer a Pilav?

*

fipas

• 6
  • +0/-0
« Responder #1497 em: Abril 22, 2013, 06:04:45 pm »
http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.ph ... &opcao=cfp
Obrigado :wink:

Ja agora por acaso não sabem qual o tempo media de espera desde que se "mete os papeis" ate ser chamado as PCS ?

*

Top Gun

• 3
  • +0/-0
« Responder #1498 em: Abril 27, 2013, 02:06:20 pm »
Boas Pessoal.

Sou novo aqui no fórum e tenho algumas dúvidas (espero que alguem me possa responde-las)

Eu tenho escoliose na coluna, mas é muito pouco.. o angulo chega a ser menos de 5 graus, isto é, a minha coluna está praticamente toda direita. A minha questão é, será que não passarei nos exames só por estes 2 / 3 graus nas costas?
já ouvi falar que são muito rígidos no que diz respeito à coluna mas não sei se são tanto. é preciso ter a coluna 100 % direita? (tipo uma espada toda direita )

Grato pela atençao. Se puder ajudar-vos em alguma coisa, força.

'' Top Gun ''

*

andrecaseiro

• 1
  • +0/-0
« Responder #1499 em: Maio 01, 2013, 12:10:58 pm »
Boas

Gostava de saber uma coisa

1º-Posso engessar na força aérea (piloto-aviador), se usar óculos? (tenho num olho 2 de graduação e no outro 1 de graduação)