Ingresso na Força Aérea

• 1873 Respostas
  • 659641 Visualizações
*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1470 em: Março 30, 2013, 11:14:56 pm »
Chumba muita gente sempre nos médicos, nomeadamente por questões de visão, auditivas ou esqueléticas. Vê estas tabelas de inaptidão e se não for mostra-as a algum médico que conheças/tenhas confiança (tipo médico de família) para ver se tens algum problema que te deixe inapto para Piloto-Aviador.

http://www.emfa.pt/www/po/crfa/conteudo ... 790-99.pdf
http://www.emfa.pt/www/po/crfa/conteudo ... 7-2000.pdf

Se queres ser Piloto-Aviador queres ir para o Exército fazer o quê? A Força Aérea também tem Praças do Regime de Contrato (habilitações entre o 9.º ano e o 12.º ano). E a experiência militar prévia não te ajuda em nada a entrar para a AFA, se tiveres algum acidente na recruta até podes é ficar com problemas físicos que te deixem inapto para Piloto-Aviador! O único aspecto positivo, é se entrares para a AFA já sabes marchar, utilizar o armamento individual, conheces os items do fardamento e os postos militares, etc., ou seja, ficas em vantagem sobre os teus camaradas cadetes durante o primeiro ou segundo mês! Não me parece ser assim uma grande vantagem!

*

gh05t

• 14
  • +0/-0
« Responder #1471 em: Abril 01, 2013, 12:12:56 am »
Dando uma vista rápida destas listas, penso qu não tenho nenhum problema  :mrgreen:, mas conheço 2 pessoas que quiseram entrar para a AFA e foram consideradas inaptas nas provas médicas, uma  devivo a uma deficiencia num pé e a outra devido ao aparecimento de cataratas num olho.  :(  

Mesmo que falhe no ingresso para a AFA não posso tentar outra vez naõ é ?     Se assim for posso entrar a seguir para o exército na mesma  ????

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3707 vez(es)
  • +967/-1100
« Responder #1472 em: Abril 01, 2013, 12:36:10 am »
Citação de: "gh05t"
Mesmo que falhe no ingresso para a AFA não posso tentar outra vez naõ é ?     Se assim for posso entrar a seguir para o exército na mesma  ????

Podes sim voltar a tentar, a não ser que o problema seja algo irreversivel, imagine que é eliminado por um problema no septo nasal, pode fazer uma operação, e voltar a tentar no ano seguinte se ainda reunir as condições, agora se tiver um problema na coluna talvez já seja irreversivel.

Acho que só não pode voltar a concorrer se entrar na AFA e desistir.

Sim se for eliminado no concurso para a AFA pode concorrer ao Exército, esses concursos são independentes um do outro, se quiser até pode concorrer as academias todas dos 3 ramos em simultaneo.

*

DavidSantos

• 1
  • +0/-0
« Responder #1473 em: Abril 10, 2013, 11:34:28 pm »
Boas, estava interessado em ingressar na Força Aérea, mas tenho 2 duvidas:
1º gostava de saber em que especialidades estou impedido de concorrer usando oculos;
2º disseram me que no corrente ano de 2013 n existirá concursos,é verdade?

Cumps

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
« Responder #1474 em: Abril 11, 2013, 10:41:23 am »
Despacho n.º 4935/2013. D.R. n.º 71, Série II de 2013-04-11
Ministério da Defesa Nacional - Força Aérea - Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea
Normas de Avaliação da Condição Física para Acesso às Diversas Especialidades do Quadro Permanente e do Regime de Contrato da Força Aérea

http://dre.pt/pdf2sdip/2013/04/071000000/1197511976.pdf

*

whiskey01

• Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
« Responder #1475 em: Abril 17, 2013, 03:08:55 pm »
Boas malta.

Tenho um amigo meu que se quer candidatar à AFAP para PILAV, mas contou-me que ontem descobriu que tinha um varicocelo (basicamente uma variz no testículo, rica sorte  :D ). Ele foi falar com os médicos e parece que aquilo é algo que não é grave e, aparentemente, até é relativamente comum. Ele vai ser operado em Maio, mas está preocupado que quando for aos testes médicos (se conseguir ser admitido), que o chumbem por causa disso, apesar do médico lhe ter dito que depois da operação, em 3 semanas ele já pode fazer a vida dele sem quaisquer limitações.
Isto porque eu já lhe tinha dito há algum tempo que um outro amigo meu que tinha concorrido para PILAV me disse que eles examinavam o "material" aos homens. Não sei se isto é verdade ou não, mas acreditei nele.

A pergunta a que não lhe sei responder é: Fazendo a operação e sabendo que aquilo não tem quaisquer implicações na vida dele, há possibilidade de ele ser chumbado? É que realmente a situação é um bocado diferente do normal e eu não lhe sei responder, por isso pergunto-me se algum de vocês me sabe dizer isso ou não. Se há algum homem aqui que já tenha feito os médicos para PILAV, agradeço que me respondam à pergunta para eu ver se acalmo o rapaz haha

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
« Responder #1476 em: Abril 17, 2013, 03:20:58 pm »
Ele que mostre esta tabela ao médico para ver se essa doença/condição está incluída nos parâmetros de inaptidão para PILAV.

*

fipas

• 6
  • +0/-0
« Responder #1477 em: Abril 17, 2013, 05:07:50 pm »
Olá a todos,

Eu queria candidatar-me à PA, mais concretamente é UPF, mas não consigo encontrar nenhuma informarção relativa a isso (condições de admissão, provas fisicas, etc...) será que me podiam informar um pouco melhor ?

*

whiskey01

• Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
« Responder #1478 em: Abril 17, 2013, 06:54:23 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Ele que mostre esta tabela ao médico para ver se essa doença/condição está incluída nos parâmetros de inaptidão para PILAV.

Pois, eu já lhe tinha dito para ele fazer isso mas ele pareceu-me um bocado apreensivo porque o médico não é da Força Aérea, é de outro hospital completamente diferente. Mas realmente parece-me ser a opção mais certa.

Uma notinha: Li o que disseste ao utilizador virgiliu sobre se é necessário Matemática A ou B para se candidatar a PILAV, e este ano as regras mudaram. Até ao ano passado (2012) podia-se candidatar com Matemática A ou B mas este ano, de acordo com a Guia de Provas de Ingresso da DGES, os candidatos a PILAV têm que ter obrigatoriamente o exame de Matemática A (19 Matemática A).

Fonte: http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/6 ... 121303.pdf

Página 48.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3707 vez(es)
  • +967/-1100
« Responder #1479 em: Abril 18, 2013, 01:01:12 am »
Citação de: "fipas"
Olá a todos,

Eu queria candidatar-me à PA, mais concretamente é UPF, mas não consigo encontrar nenhuma informarção relativa a isso (condições de admissão, provas fisicas, etc...) será que me podiam informar um pouco melhor ?

O que sei é que não pode concorrer diretamente de civil para a UPF, obrigatoriamente tem que concorrer para PA, só depois é que pode concorrer às sub-especialidades, TTCM (Tratador-Treinador de Cães Militares), UPF, condutor de blindados, EOD, etc.

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #1480 em: Abril 18, 2013, 02:30:32 am »
Citação de: "whiskey01"
Boas malta.

Tenho um amigo meu que se quer candidatar à AFAP para PILAV, mas contou-me que ontem descobriu que tinha um varicocelo (basicamente uma variz no testículo, rica sorte  :D ). Ele foi falar com os médicos e parece que aquilo é algo que não é grave e, aparentemente, até é relativamente comum. Ele vai ser operado em Maio, mas está preocupado que quando for aos testes médicos (se conseguir ser admitido), que o chumbem por causa disso, apesar do médico lhe ter dito que depois da operação, em 3 semanas ele já pode fazer a vida dele sem quaisquer limitações.
Isto porque eu já lhe tinha dito há algum tempo que um outro amigo meu que tinha concorrido para PILAV me disse que eles examinavam o "material" aos homens. Não sei se isto é verdade ou não, mas acreditei nele.

A pergunta a que não lhe sei responder é: Fazendo a operação e sabendo que aquilo não tem quaisquer implicações na vida dele, há possibilidade de ele ser chumbado? É que realmente a situação é um bocado diferente do normal e eu não lhe sei responder, por isso pergunto-me se algum de vocês me sabe dizer isso ou não. Se há algum homem aqui que já tenha feito os médicos para PILAV, agradeço que me respondam à pergunta para eu ver se acalmo o rapaz haha
Fui operado a um hidrocelo por volta dos meus 16 anos, uma coisa simples, mas os médicos disseram-me para aguentar um ano sem andar de bicicleta, assim fiz. Talvez nao fosse preciso tanto tempo, mas recordo-me bem de nos primeiros meses sentir uma picadela quando - por exemplo - iniciava uma corrida.
Ora se isto tivesse acontecido na altura em que concorri à PSP muito provavelmente teria chumbado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrocele_testicular
::..Trafaria..::

*

whiskey01

• Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
« Responder #1481 em: Abril 18, 2013, 11:28:04 am »
Citação de: "Trafaria"
Fui operado a um hidrocelo por volta dos meus 16 anos, uma coisa simples, mas os médicos disseram-me para aguentar um ano sem andar de bicicleta, assim fiz. Talvez nao fosse preciso tanto tempo, mas recordo-me bem de nos primeiros meses sentir uma picadela quando - por exemplo - iniciava uma corrida.
Ora se isto tivesse acontecido na altura em que concorri à PSP muito provavelmente teria chumbado.

Eu realmente não sei bem as diferenças entre um e outro, nem nada de pós-operatórios. Já lhe disse para levar as tabelas de inaptidão e incapacidade e ver se o varicocelo lá está incluído. Se sim, ele que pergunte ao médico quanto tempo depois é que ele pode fazer exercício físico (correr, flexões, abdominais) para se poder preparar para os testes físicos e se a área operada demora muito tempo a sarar. É a melhor opção dele. Já agora, por curiosidade, se quiseres responder, há quanto tempo fizeste a operação e quanto tempo demorou até voltares a fazer desportos?

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
« Responder #1482 em: Abril 18, 2013, 10:45:57 pm »
Citação de: "whiskey01"
Citação de: "PereiraMarques"

Pois, eu já lhe tinha dito para ele fazer isso mas ele pareceu-me um bocado apreensivo porque o médico não é da Força Aérea, é de outro hospital completamente diferente. Mas realmente parece-me ser a opção mais certa.

Uma notinha: Li o que disseste ao utilizador virgiliu sobre se é necessário Matemática A ou B para se candidatar a PILAV, e este ano as regras mudaram. Até ao ano passado (2012) podia-se candidatar com Matemática A ou B mas este ano, de acordo com a Guia de Provas de Ingresso da DGES, os candidatos a PILAV têm que ter obrigatoriamente o exame de Matemática A (19 Matemática A).

Fonte: http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/6 ... 121303.pdf

Página 48.

Pois...De qualquer maneira quando antes aparecia como Prova de Ingresso "16 Matemática", tanto podia ser com o exame de "Matemática A", como de "Matemática B"... :|

*

fipas

• 6
  • +0/-0
« Responder #1483 em: Abril 19, 2013, 06:13:19 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "fipas"
Olá a todos,

O que sei é que não pode concorrer diretamente de civil para a UPF, obrigatoriamente tem que concorrer para PA, só depois é que pode concorrer às sub-especialidades, TTCM (Tratador-Treinador de Cães Militares), UPF, condutor de blindados, EOD, etc.

Obrigado e em relação à PA sabes quais são as provas fisicas que se fazem ?

Já agora, o facto de ter sido chumbado nas PCS do Exercito impede-me de concorrer à FAP ?

*

militar03

• Membro
  • *
  • 181
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1484 em: Abril 19, 2013, 08:10:39 pm »
não sei a razão de teres chumbado, mas se chumbaste para o exe, dificilmente passas na fap,
mas em relação a o teu "chumbo" no exe, não abdica que não possas concorrer para a fap