Ingresso na Força Aérea

• 1871 Respostas
  • 642619 Visualizações
*

bdragon

• 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #390 em: Julho 22, 2009, 03:25:09 pm »
Olá a todos!
Alguém me sabe dizer qual a melhor especialidade para concorrer (concurso de oficiais) para um futuro ingresso nos quadros permanentes?
TOPS ou TINF?
Já agora, alguém me sabe explicar o que realmente faz um TOPS?

Obrigado

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3648 vez(es)
  • +941/-1084
(sem assunto)
« Responder #391 em: Julho 22, 2009, 06:31:12 pm »
Citação de: "allskin"
Boas,

Alguém me sabe indicar qual o limite máximo de idade para concorrer ao Curso de Sargentos da FAP?

Sei que é necessário 1/2 anos de serviço (dependendo do concurso), no entanto não tenho a informação da idade limite. Sei que no Exercito são 23, e na FAP? Há limite?

Cumps

Há idade limite na Força Aérea mas é superior à do Exército, penso que seja 29 mas não tenho a certeza (estou a falar de cor :lol: .

*

allskin

• 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #392 em: Julho 22, 2009, 07:37:44 pm »
Citação de: "Lightning"
Boas,

Alguém me sabe indicar qual o limite máximo de idade para concorrer ao Curso de Sargentos da FAP?

Sei que é necessário 1/2 anos de serviço (dependendo do concurso), no entanto não tenho a informação da idade limite. Sei que no Exercito são 23, e na FAP? Há limite?

Cumps

Há idade limite na Força Aérea mas é superior à do Exército, penso que seja 29 mas não tenho a certeza (estou a falar de cor :lol: .

Boas,

Pois, no Exército o máximo é 23.

Sendo assim fico mais descansado, é que se fosse realmente até aos 23, eu entrando já com 20/21 anos já seria muito apertado caso não conseguisse entrar à primeira para o Curso de Sargentos.

Obrigado

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3648 vez(es)
  • +941/-1084
(sem assunto)
« Responder #393 em: Julho 24, 2009, 09:52:54 pm »
Boas,

Sendo assim fico mais descansado, é que se fosse realmente até aos 23, eu entrando já com 20/21 anos já seria muito apertado caso não conseguisse entrar à primeira para o Curso de Sargentos.

Obrigado

Já me estive a informar e a idade máxima é 28 anos no ano de ingresso, isto é, se fizer 29 no dia 31 de Dezembro já está eliminado, existem outras condições de ingresso mas é para o pessoal que já saiu do activo, a idade a que me refiro é o contigente normal.

*

allskin

• 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #394 em: Julho 24, 2009, 10:14:58 pm »
Citação de: "Lightning"
Boas,

Obrigado

Já me estive a informar e a idade máxima é 28 anos no ano de ingresso, isto é, se fizer 29 no dia 31 de Dezembro já está eliminado, existem outras condições de ingresso mas é para o pessoal que já saiu do activo, a idade a que me refiro é o contigente normal.

Boas,

Muito obrigado pela informação.

Portanto se for incorporado com 21 anos tenho mais que tempo para concorrer.  :wink:

Cumps

*

Eurico

• 16
  • +0/-0
Ajuda / Duvida
« Responder #395 em: Julho 25, 2009, 11:48:50 pm »
Boas pessoal sou novo aqui, recomendaram me este site para colocar as minhas duvidas ''estúpidas'', bem e o seguinte:

- Para aceder a Força Área e necessário ter a dentição completa?

- Fui operado e necessitei de colocar um parafuso para corrigir um osso que estava a crescer fora do sitio certo é entrave para aceder a Força Área (Piloto) ?

- Qual a idade máxima para aceder a Base de piloto?

Peço desculpa se estou a colocar perguntas já colocadas anteriormente, mas li algumas páginas, não todas e não reparei na informação que queria obter. Li sobres as idades máximas e mínimas, mas gostaria de saber mais.

Continuação de bons dias, e obrigado a todos!

*

BLZ_xFAP

• 55
  • +0/-0
Re: Ajuda / Duvida
« Responder #396 em: Agosto 10, 2009, 02:32:03 pm »
Citação de: "Eurico"
Boas pessoal sou novo aqui, recomendaram me este site para colocar as minhas duvidas ''estúpidas'', bem e o seguinte:

- Para aceder a Força Área e necessário ter a dentição completa?

- Fui operado e necessitei de colocar um parafuso para corrigir um osso que estava a crescer fora do sitio certo é entrave para aceder a Força Área (Piloto) ?

- Qual a idade máxima para aceder a Base de piloto?

Peço desculpa se estou a colocar perguntas já colocadas anteriormente, mas li algumas páginas, não todas e não reparei na informação que queria obter. Li sobres as idades máximas e mínimas, mas gostaria de saber mais.

Continuação de bons dias, e obrigado a todos!

1-Quanto à dentição incompleta, penso que não será problema, mas sei que dentes chumbados é entrave certo, ou pelo menos, era...

2-Se isso não te afectar para grandes esforços fisícos, não será grande problema, se por outro lado, não puderes fazer certos exercícios por pôr em risco esse tal osso, será mais um entrave, atenção que os testes para piloto são mais exigentes e têm que passar pelo CMA(centro de medicina aeronáutica) para testes mais específicos como centrifugação, etc.

3-Está tudo no site www.emfa.pt

*

kompusta

• 3
  • +0/-0
Duvida
« Responder #397 em: Agosto 11, 2009, 11:40:51 am »
Boas a todos..

Tenho uma duvidia. Conclui o meu 12º ano através de um curso profissional de Técnico de informatica de gestão (nivel 3), e estava a pensar entrar na força aerea e tirar um outro curso ai dentro. o que acham da ideia?

Ao entrar na força aerea entro como praça? pois um amigo meu disse me que entro como oficiais.

Obrigado

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
Re: Duvida
« Responder #398 em: Agosto 11, 2009, 12:12:10 pm »
Citação de: "kompusta"

Ao entrar na força aerea entro como praça? pois um amigo meu disse me que entro como oficiais.

Obrigado

Negativo. Desde alguns anos a esta parte que as habilitações mínimas para Oficial do Regime de Contrato é a Licenciatura (a título transitório talvez ainda aceitem Bacharelatos como 2.ª prioridade). A especialidade PIL - Piloto ainda aceita candidatos com o 12.º ano, mas apenas pela dificuldade de conseguir candidatos aptos na totalidade dos testes, e mesmo assim tem prioridade que tiver Licenciatura.

*

kompusta

• 3
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #399 em: Agosto 11, 2009, 12:28:25 pm »
Estou a ver.. Existe alguem problem em usar aparelho? Quanto tempo é a recruta? e depois de entrar como praça, dissera-me que podia fazer logo concurso para sargento ou algo do genero.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
(sem assunto)
« Responder #400 em: Agosto 11, 2009, 02:13:58 pm »
Ó Kompusta faça lá o favor de também ir ao site:

A Instrução Básica (IB) [vulgo "recruta] ministrada a pessoal em Regime de Contrato (RC) destina-se a converter jovens civis em militares através de um processo de aculturação baseado em estratégias de formação e integração que visam a instilação de valores castrenses e o treino e assimilação de conhecimentos militares.

É um período de adaptação ao meio militar onde são ministradas matérias ligadas à formação militar básica que se inicia com a incorporação e que, tem como ponto alto o Juramento de Bandeira no final da 5ª semana de instrução.
Depois há ainda a especialidade:

A Instrução Complementar (IC) compreende um período de formação geral para todos os militares em formação, com três áreas distintas em que são abordadas as seguintes temáticas:

Componente de Formação Sócio-Cultural - Prevenção de Acidentes, Higiene, Segurança e Ambiente

Componente de Formação Militar - Instrução Militar, Treino Físico Militar, Actividade Militar Conjunta

Componente de Formação Científico-Tecnológica - consultar plano de estudos da especialidade pretendida

Depois de realizada a parte geral da formação, o militar recebe uma formação específica para a especialidade que irá exercer.

Esta formação irá depender da especialidade escolhida, podendo variar entre as 30 e as 42 semanas.

:arrow: http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.php?area=000

Os concursos para Sargento QP são anuais, na FAP nem tenha a certeza que ocorram todos os anos. NA FAP também não há Sargentos RC, julgo que a excepção é Enfermeiros e Técnicos de Diagnóstico.

*

BLZ_xFAP

• 55
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #401 em: Agosto 11, 2009, 02:54:05 pm »
O curso de sargentos abre anualmente mas só se pode concorrer para a especialidade em que se está inserido ou relacionado, e têm aberto muito poucas vagas, para além disso, está a ser dificil subir na carreira de sargento na FAP. Tem que ter o mínimo de 2 anos de serviço militar cumprido para concorrer, penso que seja isso.

Não conheço nenhum sargento RC na FAP, mas isso sou eu...

Um conselho:cuidado com a conversa "dos amigos", porque muitos dizem uma coisa que é mentira e esta ouvida 1000 vezes, passa a ser verdade aos ouvidos de quem não faz a ideia do que se passa "lá dentro". Sei de pessoal que foi pra lá todo entusiasmado a pensar que era uma coisa e desistiram logo na 1ª semana...

*

Get_It

• Investigador
  • 2625
  • Recebeu: 711 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
« Responder #402 em: Agosto 11, 2009, 06:45:53 pm »
Boas a todos..

Tenho uma duvidia. Conclui o meu 12º ano através de um curso profissional de Técnico de informatica de gestão (nivel 3), e estava a pensar entrar na força aerea e tirar um outro curso ai dentro. o que acham da ideia?

Obrigado

Se não for muita indiscrição, que idade tem?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:

*

kompusta

• 3
  • +0/-0
« Responder #403 em: Agosto 12, 2009, 12:02:06 pm »
Citação de: "Get_It"
Boas a todos..

Obrigado
Se não for muita indiscrição, que idade tem?

Cumprimentos,

Tenho 19 anos. Cumprimentos.

*

Get_It

• Investigador
  • 2625
  • Recebeu: 711 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
(sem assunto)
« Responder #404 em: Agosto 12, 2009, 02:25:47 pm »
Respondi anteriormente a este tópico e nem notei que era o da FAP, pensei que era o do exército.

Se fosse para o exército, e olhando a como as coisas estão agora, até dizia que tendo possibilidades mais valia continuar a estudar. Agora para a FAP já não sei. Não é uma má ideia tirar um curso dentro da FAP mas é como disseram, com essas habilitações não entra para oficial.

É uma questão de ver os cursos da Academia e ter bastante certeza do que quer fazer. Pois em termos de carreira militar com alguns dos cursos/especialidades lá pode acabar por ao final de uns anos vir embora da FAP sem conseguir chegar a oficial.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque: