Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1336244 Visualizações
*

User

• 13
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #3765 em: Setembro 01, 2011, 01:32:12 am »
Citação de: "User"
Tenho outra questão. Alguem sabe quando saem as datas das encorporações, isto http://www.exercito.pt/sites/recrutamento/Documents/PDF/Datas%20Incorpora%C3%A7%C3%B5es%202011.pdf, mas para 2012?
mesmo que não saibam, podem me dizer se as datas diferenciam mt em relação aos anos anteriores ou se mantem mais ou menos no mesmo mes e na mesma semana por ai.

ALguem consegue responder à minha pergunta?

Cumpr.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
« Responder #3766 em: Setembro 01, 2011, 09:45:33 am »
Vendo as notícias acerca da consolidação orçamental e da anulação/adiamento dos concursos de admissão de pessoal para as Forças Armadas em 2011 é só juntar 2 + 2 =  :?:

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #3767 em: Setembro 05, 2011, 11:57:47 am »

*

User

• 13
  • +0/-0
« Responder #3768 em: Setembro 07, 2011, 11:13:01 am »
Era mesmo isso. Obrigado

*

tautalos

• 4
  • +0/-0
« Responder #3769 em: Setembro 07, 2011, 09:58:19 pm »
Bom, antes demais cumprimentos a todos os users deste forum!

Tenho algumas duvidas que gostava de ver aqui esclarecidas!

1ª- É o seguinte, eu ando na universidade e ainda tenho 3 (ou mais) anos para acabar o meu curso.
Acabo o curso com +- 25 anos!
Sei que o exercito , se nao me engano, dá possibilidade para quem quiser depois dos 25 e ate aos 27!
Eu estava interessado em que alguem me falasse dos comandos, e mais concretamente da escola de sargentos que aparentemente é o que eu posso e quero concorrer!
So estou interessado em fazer um ano e pouco mais para ter acesso ao "diploma de curso de comandos"!

2ª-Esta é a questão que me anda a incomodar?
Eu tenho uma visão que requer oculos!Estarei riscado ao inicio ou terei possibilidades de fazer o tal curso de comandos?
Tenho tambem alergia a caes e a po!
Esta alergia é controlavel para mim, e eu sei que é algo que me impossibilita de seguir muita coisa, mas será que tendo isto poderei entrar nos comandos?E se esconder esta questão?

3ª-Eu tenho a impressao que eu posso fazer o seguinte, acabo aulas em junho julho, faço a recruta talvez em agosto e depois fico la um ano?Serao possiveis estas tais datas!?

Explico desde ja o que me chama para o exercito!
Sempre quis pertencer a uma unidade de prestigio!Nao me ocorrem nomes mais sonantes que as tropas portuguesas, especialmente os comandos!Sinceramente, para mim sao o topo!

Tenho convivido, inclusive tenho na minha familia, varios ex comandos e inclusive algums que vieram com marcas fisicas daquele rigoroso treino!
Conseguir entrar para la, e fazer um ano de comandos era algo que me preenchia, contudo nao estou muito preocupado se nao conseguir entrar!
Sei perfeitamente que nao é para quem quer, mas para quem pode!

O meu pai tambem foi militar e combateu no ultramar, o meu bisavo na 1 guerra mundial em la Lys!
Sinto-me inferior a eles por nao fazer parte do exercito!

Como ultima pergunta, os treinos da escola de sargentos dos comandos sao tao puxados como a escola de praças?
É muito hardcore, existem os arraiais de porrada como vi naquele video dos fuzileiros?

Obrigado desde ja!

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
« Responder #3770 em: Setembro 07, 2011, 10:50:17 pm »
Ver tabela de inaptidão, nomeadamente página 6235, para a questão dos óculos.

http://www.exercito.pt/sites/recrutamen ... ao1999.pdf

*

MarikoYoshida

• 24
  • +0/-0
« Responder #3771 em: Setembro 07, 2011, 11:46:02 pm »
1º- Sim, podes entrar até aos 27 anos, considerando que tens licenciatura. Tendo licenciatura, tanto podes concorrer para Sargento como para Oficial. Depende de facto daquilo que queres. Se queres fazer "um ano e pouco mais", então entra em regime de contrato, que são contratos de 2 anos, renováveis até um máximo de 6 anos total. Se quiseres, podes também entrar em regime de voluntariado, um ano apenas. No entanto, não estou bem informada sobre este regime.
Se queres saber mais sobre comandos, tens vários sites disponíveis:
- Associação de Comandos
- Site do Exército - CTC

2º- É impossível esconder isso. Vão-te fazer análises ao sangue nas provas médicas e vão detectar problemas nas imunoglobulinas E, responsáveis por alergias. Vais passar por mentiroso, a tentar aldrabar a tua candidatura para poder entrar. Isso torna-te um candidato com uma moral duvidosa. Se a consegues conter, tomando medicação e se tal não interfere nas tuas actividades, não deverá ter qualquer problema. No entanto, se a alergia a pó for incomportável, se diminuir a tua resistência, etc, podem-te chumbar. O mais provável é que te mandem fazer provas médicas extra para quantificar a tua alergia. Existem níveis, em função da presença das IgE no teu sangue, para determinar se a tua alergia é demasiado grave ou não. Quanto aos óculos, é mesmo uma questão de consultares a tabela de inaptidão.

3º - Podes. Mas tens de ter sorte. Irás estar dependente das datas das incorporações. Se acabares as aulas em junho julho, para seres incorporado em agosto, terás de já te ter inscrito lá para fevereiro. No caso de Sargento isto não é um problema, pois pedem-te apenas "frequência do ensino superior" e não a sua finalização. Restará saberes existirão incorporações quando pretendes. Se queres mesmo só ficar um ano, é o RV que te espera. No entanto, informa-te. Não sei se existe regime de voluntariado para Comandos. Algumas unidades não têm esse regime (em termos de Sargentos e Oficiais), pois gastam muito dinheiro na formação de pessoas que só lá estão para terem um papel a dizer "eu estive aqui, mãe!" e depois vêm-se embora e nunca se tornam numa mais valia para o país. Uma questão de te informares.

Se aquilo que queres mesmo é servir, por um sentido de inferioridade, o RV parece perfeito para ti. However, não é só para quem pode. Os Comandos são mesmo para QUEM QUER. Só aceitam pessoas que queiram mesmo fazer aquilo e que morriam se não entrassem. Falo em termos de psicotécnicos, mas também em termos daquilo que te é exigido lá dentro.

Em termos de ser puxado, em princípio os Sargentos serão obrigados a uma maior disciplina e a treino mais rigoroso, por desempenharem um papel superior na hierarquia. Os "arraiais de porrada" não sei bem a que te referes; são tropas exigentes (especiais) e que visam a formação de pessoas frias, capazes de reagir mesmo em situações de dor, que suportam quase tudo e têm um físico incomparavel. São treinos exigentes, não esperes qualquer "meiguice", pretendem quebrar espíritos fracos e motivações erradas.
Virando costas ao Mundo orgulhosamente sós... Glória Antiga, volta para Nós... Alma Mater!
---
Morte ou gloria/Gritaram os bravos/Escrevendo na história/A bravura dos seus actos
Serão os actos de outrora/Esquecidos na memória/Será o passado duma vitória/ Da morte ou glória!

*

tautalos

• 4
  • +0/-0
« Responder #3772 em: Setembro 08, 2011, 12:46:09 am »
Citação de: "MarikoYoshida"
1º- Sim, podes entrar até aos 27 anos, considerando que tens licenciatura. Tendo licenciatura, tanto podes concorrer para Sargento como para Oficial. Depende de facto daquilo que queres. Se queres fazer "um ano e pouco mais", então entra em regime de contrato, que são contratos de 2 anos, renováveis até um máximo de 6 anos total. Se quiseres, podes também entrar em regime de voluntariado, um ano apenas. No entanto, não estou bem informada sobre este regime.
Se queres saber mais sobre comandos, tens vários sites disponíveis:
- Associação de Comandos
- Site do Exército - CTC

Ok obrigado!Queria 1 ano mesmo!Dois ja deve ser demais!
Imaginemos que eu entrava para regime de 2 anos!Podia desistir?E ficava com o curso de comandos no final de um ano?

Tambem será que existe uma idade limite para isto ou cada idade é a mesma coisa!
E o facto de ter um curso, poderei ser discriminado no tratamento por causa disso?

2º- É impossível esconder isso. Vão-te fazer análises ao sangue nas provas médicas e vão detectar problemas nas imunoglobulinas E, responsáveis por alergias. Vais passar por mentiroso, a tentar aldrabar a tua candidatura para poder entrar. Isso torna-te um candidato com uma moral duvidosa. Se a consegues conter, tomando medicação e se tal não interfere nas tuas actividades, não deverá ter qualquer problema. No entanto, se a alergia a pó for incomportável, se diminuir a tua resistência, etc, podem-te chumbar. O mais provável é que te mandem fazer provas médicas extra para quantificar a tua alergia. Existem níveis, em função da presença das IgE no teu sangue, para determinar se a tua alergia é demasiado grave ou não. Quanto aos óculos, é mesmo uma questão de consultares a tabela de inaptidão.

Sim!Eu disse esconder mas sei que aquilo até no meu processo medico esta por isso é estupido esconder!
A alergia ao po provoca-me asma!
No entanto eu so comecei a ter esse problema aos 13 anos e depois so usei na altura medicação!
Hoje em dia tenho medicação em casa simplesmente para dias em que esteja no limite!
Alias raramente fiz essa medicação!
Se eles determinam isso por testes entao acho que nao vale a pena preocupar-me com isso agora!
Na altura faço os testes, para ver se dá!
É um problema que me xateou grande parte da vida mas que nunca me impediu de fazer seja o que fosse!

Quanto aos oculos espero que nao seja muito grave!

3º - Podes. Mas tens de ter sorte. Irás estar dependente das datas das incorporações. Se acabares as aulas em junho julho, para seres incorporado em agosto, terás de já te ter inscrito lá para fevereiro. No caso de Sargento isto não é um problema, pois pedem-te apenas "frequência do ensino superior" e não a sua finalização. Restará saberes existirão incorporações quando pretendes. Se queres mesmo só ficar um ano, é o RV que te espera. No entanto, informa-te. Não sei se existe regime de voluntariado para Comandos. Algumas unidades não têm esse regime (em termos de Sargentos e Oficiais), pois gastam muito dinheiro na formação de pessoas que só lá estão para terem um papel a dizer "eu estive aqui, mãe!" e depois vêm-se embora e nunca se tornam numa mais valia para o país. Uma questão de te informares.
Pois!É mesmo isso que eu queria!Basicamente era isso de dizer que ja estive aqui, mas mostrar que passei um dos treinos mais duros do mundo!
Vou pesquisar melhor!

Se aquilo que queres mesmo é servir, por um sentido de inferioridade, o RV parece perfeito para ti. However, não é só para quem pode. Os Comandos são mesmo para QUEM QUER. Só aceitam pessoas que queiram mesmo fazer aquilo e que morriam se não entrassem. Falo em termos de psicotécnicos, mas também em termos daquilo que te é exigido lá dentro.
Eu dou sempre o maximo em tudo!
Sei que comandos é mais que dificil!

Em termos de ser puxado, em princípio os Sargentos serão obrigados a uma maior disciplina e a treino mais rigoroso, por desempenharem um papel superior na hierarquia. Os "arraiais de porrada" não sei bem a que te referes; são tropas exigentes (especiais) e que visam a formação de pessoas frias, capazes de reagir mesmo em situações de dor, que suportam quase tudo e têm um físico incomparavel. São treinos exigentes, não esperes qualquer "meiguice", pretendem quebrar espíritos fracos e motivações erradas.

Refiro-me a isto!

Coisas deste tipo esperam-me nos comandos?

Eu sei que nao ha meiguices!Tenho familiares que vieram com marcas para a vida dos treinos dos comandos!
Tenho um misto de medo e de querer em relação aos comandos!
E acima de tudo respeito porque sao treinos muito maus!

Imaginemos que eu tentaria entrar daqui a 2 anos!
Que treino ia fazendo agora?

*

tautalos

• 4
  • +0/-0
« Responder #3773 em: Setembro 08, 2011, 12:48:54 am »
Comandos classificam-se como tropas especiais?

*

MarikoYoshida

• 24
  • +0/-0
« Responder #3774 em: Setembro 08, 2011, 01:16:23 am »
Citação de: "tautalos"
Comandos classificam-se como tropas especiais?
Sim, classificam-se. Actualmente as TE portuguesas são os Comandos, os Pára-Quedistas e as Operações Especiais (mais conhecidos por Rangers).

Citação de: "tautalos"
Ok obrigado!Queria 1 ano mesmo!Dois ja deve ser demais!
Imaginemos que eu entrava para regime de 2 anos!Podia desistir?E ficava com o curso de comandos no final de um ano?

Tambem será que existe uma idade limite para isto ou cada idade é a mesma coisa!
E o facto de ter um curso, poderei ser discriminado no tratamento por causa disso?
O facto de teres um curso torna-te apto para seres Oficial ou Sargento. Se não o tivesses, serias Praça. Estarás com as habilitações necessárias para o cargo que irás desempenhar.
Não sei se podes desistir. Creio que sim, é um contrato como outro qualquer. Tens de avisar com tempo suficiente, se quiseres desistir, para dares uns dias à casa. Informa-te sobre o Regime Voluntariado, se não tens a certeza que o RC de dois anos é para ti. Não sei quanto tempo demora uma formação de Comando, sinceramente. Terás o tempo obrigatório de formação de um Sargento [5semanas de Instrução Básica (Recruta) + 7 Semanas de Instrução Complementar I + 4 Semanas de Instrução Complementar II), acrescendo a isto o tempo do curso de Comandos que sinceramente não sei quanto é. Não sei se é formação contínua ou não.
Os limites de idade são todos os mesmos: 24 anos para Praça, 27 para Sargento e Oficial, 30 para Oficial detentor de Licenciatura em Medicina.

Citação de: "tautalus"
Sim!Eu disse esconder mas sei que aquilo até no meu processo medico esta por isso é estupido esconder!
A alergia ao po provoca-me asma!
No entanto eu so comecei a ter esse problema aos 13 anos e depois so usei na altura medicação!
Hoje em dia tenho medicação em casa simplesmente para dias em que esteja no limite!
Alias raramente fiz essa medicação!
Se eles determinam isso por testes entao acho que nao vale a pena preocupar-me com isso agora!
Na altura faço os testes, para ver se dá!
É um problema que me xateou grande parte da vida mas que nunca me impediu de fazer seja o que fosse!
Quanto aos oculos espero que nao seja muito grave!

Os óculos é só comparares a tua graduação com o que diz lá. Não sabes a tua graduação? Aconselho-te a informares-te disso antes.
Se te provoca asma, pode ser mais complicado. No entanto, se tens medicação própria e se esta te resolve os problemas, sem te causar qualquer impedimento, é uma questão de esclareceres isso na prova médica. Se quiseres, consulta um médico antes para teres a certeza que não terás nenhuma crise que te mate, ou algo semelhante.

Quanto à brutalidade dos vídeos, é uma questão de bom-senso. Os homens da Rússia acabaram mortos, alguns, ou severamente "danificados". Escolher os mais fortes não implicar matar os mais fracos. Vais ter muitas provações físicas, sim. Vais ser espancado? É bem capaz. Não sei; não sou Comando, nunca lá estive. Quanto ao que viste dos Fuzileiros... não foi um espancamento como os da Rússia. São testes à tua agressividade. Reparaste que o outro quase nunca se virou a quem lhe estavam a bater? No campo de batalha seria mais fraco do que quem pelo menos se tentasse defender. Não está a sangrar, não tem hematomas. Conseguiram subjugá-lo sem dificuldade. Se reparares, estavam a atacá-lo com esfregonas e água também, para o tentar enfurecer. Não era levar um pontapé em salto mesmo no fígado, como os russos, é um mínimo do que enfrentarás no campo de batalha. Prepara-te para o pior; se estes vídeos andam por aí, as pessoas sabem no que se estão a meter. Nunca vão ser anti-humanos. Há limites; e toda a gente sabe que os russos os tentam ultrapassar. Mas como disse, prepara-te para o pior. Se queres ser o melhor, está à espera do pior.
Virando costas ao Mundo orgulhosamente sós... Glória Antiga, volta para Nós... Alma Mater!
---
Morte ou gloria/Gritaram os bravos/Escrevendo na história/A bravura dos seus actos
Serão os actos de outrora/Esquecidos na memória/Será o passado duma vitória/ Da morte ou glória!

*

MarikoYoshida

• 24
  • +0/-0
« Responder #3775 em: Setembro 08, 2011, 01:23:39 am »
Treino... depende muito da tua condição fisica. Também vou ingressar daqui a dois anos, mas o meu treino é o de alguém que teve uma lesão. Se tens uma boa forma física, é puxares pelo teu corpo ao máximo. Vai ao fórum servirportugal, têm uma zona de preparação física onde tens planos ligeiros (que em nada têm de ligeiro), médios e pesados de treino. Tens IMENSA informação sobre comandos, aconselho-te mesmo a ir lá. Se fores à parte da Legião Estrangeira, tens um dos planos de treino mais puxados que conheço, talvez seja o ideal para ti. Não te posso dar um guia de treino. Mas aconselho resistência (correr, correr, correr - Começas a correr a um ritmo fixo, até sentires bem o coração a bater nas orelhas e depois continuas. O tempo de corrida irá depender da tua forma física.) e treino regular de força (extensões, agachamentos, abdominais, barra fixa -elevações, etc).
---

*

BrunoDias

• 17
  • +0/-0
« Responder #3776 em: Setembro 14, 2011, 05:17:55 am »
Boas :evil:

*

kuzko

• 14
  • +0/-0
« Responder #3777 em: Setembro 14, 2011, 11:12:17 am »
eu queria ir para as operações especiais de Lamego, para tirar o curso de sniper, mas já como sargento e se possível em QP ...

podiam explicar-me como, sff                                                :snipersmile:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23482
  • Recebeu: 4334 vez(es)
  • Enviou: 3059 vez(es)
  • +3332/-4596
« Responder #3778 em: Setembro 14, 2011, 11:41:54 am »
Simples, primeiro tens que ingressar no Exército como Praça ou como Sargento RC, depois tentas ir para a ESE e se conseguires entrar e passar no dito curso, pedes para frequentar o Curso de Operações Especiais. Estas linhas tão simples e tão banais representam anos de tropa, por isso não esperes facilidades.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

kuzko

• 14
  • +0/-0
« Responder #3779 em: Setembro 14, 2011, 12:14:06 pm »
entao, se percebi bem, entro para o exercito como praça em RC, depois vou para a escola de sargentos e se passar peço para ir para operações especiais, ja em QP, e depois para o curso de sniper?? :snipersmile: