1º- Sim, podes entrar até aos 27 anos, considerando que tens licenciatura. Tendo licenciatura, tanto podes concorrer para Sargento como para Oficial. Depende de facto daquilo que queres. Se queres fazer "um ano e pouco mais", então entra em regime de contrato, que são contratos de 2 anos, renováveis até um máximo de 6 anos total. Se quiseres, podes também entrar em regime de voluntariado, um ano apenas. No entanto, não estou bem informada sobre este regime.
Se queres saber mais sobre comandos, tens vários sites disponíveis:
-
Associação de Comandos-
Site do Exército - CTC2º- É impossível esconder isso. Vão-te fazer análises ao sangue nas provas médicas e vão detectar problemas nas imunoglobulinas E, responsáveis por alergias. Vais passar por mentiroso, a tentar aldrabar a tua candidatura para poder entrar. Isso torna-te um candidato com uma moral duvidosa. Se a consegues conter, tomando medicação e se tal não interfere nas tuas actividades, não deverá ter qualquer problema. No entanto, se a alergia a pó for incomportável, se diminuir a tua resistência, etc, podem-te chumbar. O mais provável é que te mandem fazer provas médicas extra para quantificar a tua alergia. Existem níveis, em função da presença das IgE no teu sangue, para determinar se a tua alergia é demasiado grave ou não. Quanto aos óculos, é mesmo uma questão de consultares a tabela de inaptidão.
3º - Podes. Mas tens de ter sorte. Irás estar dependente das datas das incorporações. Se acabares as aulas em junho julho, para seres incorporado em agosto, terás de já te ter inscrito lá para fevereiro. No caso de Sargento isto não é um problema, pois pedem-te apenas "frequência do ensino superior" e não a sua finalização. Restará saberes existirão incorporações quando pretendes. Se queres mesmo só ficar um ano, é o RV que te espera. No entanto, informa-te. Não sei se existe regime de voluntariado para Comandos. Algumas unidades não têm esse regime (em termos de Sargentos e Oficiais), pois gastam muito dinheiro na formação de pessoas que só lá estão para terem um papel a dizer "eu estive aqui, mãe!" e depois vêm-se embora e nunca se tornam numa mais valia para o país. Uma questão de te informares.
Se aquilo que queres mesmo é servir, por um sentido de inferioridade, o RV parece perfeito para ti. However, não é só para quem pode. Os Comandos são mesmo para QUEM QUER. Só aceitam pessoas que queiram mesmo fazer aquilo e que morriam se não entrassem. Falo em termos de psicotécnicos, mas também em termos daquilo que te é exigido lá dentro.
Em termos de ser puxado, em princípio os Sargentos serão obrigados a uma maior disciplina e a treino mais rigoroso, por desempenharem um papel superior na hierarquia. Os "arraiais de porrada" não sei bem a que te referes; são tropas exigentes (especiais) e que visam a formação de pessoas frias, capazes de reagir mesmo em situações de dor, que suportam quase tudo e têm um físico incomparavel. São treinos exigentes, não esperes qualquer "meiguice", pretendem quebrar espíritos fracos e motivações erradas.