Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1335231 Visualizações
*

Sid87

• 42
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #3060 em: Dezembro 30, 2010, 08:56:05 pm »
Citação de: "Malina"
Sid87

Isso é a coisa mais estranha que eu já ouvi na minha vida! Só se for coisa nova! Eu há um ano atrás quando me andei a informar disseram que 6 anos de RC no máximo seja qual ramo for, pois eu tinha falado entrar 1º no Exército e depois tentar a Força Aérea como Oficial (na altura não tinha licenciatura acabada). Conheço também um rapaz que fez 2 anos no Exército e 4 na Marinha e não lhe deixaram fazer mais porque RC era no máximo 6 anos.

Hei-de perguntar ao Sargento Ajudante do CR se é mesmo assim ou se mudou há pouco tempo.

dmarques

Não só podiam como deviam  :mrgreen:  sempre a telefonar. Se não vos telefonaram a vocês, podem vocês telefonar-lhes porque, de certeza, se foram escolhidos para Janeiro eles lá já sabem.
Eu também é para Mafra, sou do Algarve.

Se achas esperar mais um mês seca, então imagina eu que deixei o meu trabalho em Setembro  :lol:  farta de esperar estou eu!

Vou aguardar uma resposta do Gab Cem do Exército.. é o que posso fazer. Claro que caso não me seja possivel é obvio que nao saio do Exército.

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #3061 em: Dezembro 30, 2010, 09:50:22 pm »
Sim, convém esperar. E ter a certeza que na Marinha te vão aceitar (é a Marinha que queres, correcto?). Depois informa aqui a resposta deles. Pode dar jeito a pessoas com a mesma dúvida!

*

Vegas™

• 47
  • +0/-0
« Responder #3062 em: Janeiro 02, 2011, 01:49:18 am »
Citação de: "dmarques"
Malina:

Escolhi para Mafra, sou de Odivelas e tu ? Nesta altura que foste já trataram das incorporações e como a tua não era para praça não te podiam incluir agora, não quer dizer que eu ou o Vegas não tenhamos ficado agora para Janeiro esperemos que sim se não é esperar mais 1 mês que seca :? . Eu também vou para Mafra.

*

jprt

• 3
  • +0/-0
« Responder #3063 em: Janeiro 03, 2011, 05:55:35 am »
Poderiam-me esclarecer uma duvida, o que é preciso para subir de posto no caso dos sargentos/oficiais ? é anos de serviço ?
Obrigado  :G-beer2:

*

dmarques

• 15
  • +0/-0
« Responder #3064 em: Janeiro 03, 2011, 09:08:14 am »
Liguei para o centro de recrutamento pela linha verde disponível no site e disseram que não tenho data definida para incorporação na minha candidatura ainda não atribuiram, agora não sei se tem a ver com Mafra porque um amigo meu disse-me que só sai da recruta de lá dia 15 de Janeiro e que não era possível entrarmos dia 10 iamos dormir onde se não tem lugares disponíveis.
Disseram me para aguardar vou aguardar :(

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12963
  • Recebeu: 3334 vez(es)
  • Enviou: 7957 vez(es)
  • +1225/-2046
    • http://youtube.com/HSMW
« Responder #3065 em: Janeiro 03, 2011, 09:41:24 am »
Citação de: "jprt"
Poderiam-me esclarecer uma duvida, o que é preciso para subir de posto no caso dos sargentos/oficiais ? é anos de serviço ?
Uns postos é por anos de serviço, outros por curso, outros por escolha e outros por isto tudo junto. Se perguntares um posto em concreto é mais fácil responder.

Citação de: "dmarques"
da recruta de lá dia 15 de Janeiro e que não era possível entrarmos dia 10 iamos dormir onde se não tem lugares disponíveis.

O quê? A recruta começa dia 15 e querem ir para lá morar a partir de dia 10? Aquilo também não é nenhum hotel.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
« Responder #3066 em: Janeiro 03, 2011, 09:47:37 am »
Citação de: "jprt"

No caso dos militares em Regime de Contrato sim. No caso dos militares do Quadro Permanente é mais complexo:

http://www.emfa.pt/www/conteudos/inform ... ofinal.pdf
(Artigos 60.º, 227.º, 240.º, 242.º, 243.º, 253.º, 262.º, 263.º, 274.º, 279.º [e eventualmente um ou outro que me tenha escapado])

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #3067 em: Janeiro 03, 2011, 01:02:43 pm »
dmarques

Mafra tem lugar para três companhias, de momento só está lá uma que incorporou em Novembro e sairá este mês. Está também a haver o tirocínio para Oficiais e o segundo ano do CFS QP de Infantaria, mas isso são relativamente poucos. Em Mafra já chegou a haver incorporações de 700 pessoas, por isso diga-me onde é que não há lugar para dormir em Mafra?!

A incorporação é dia 10 de Janeiro, para quem já recebeu carta e tem essa confirmação. O que tem a ver é que ficaste na lista de espera, Mafra irá receber 100 pessoas agora, ficaste de fora. Devido aos cortes, cada incorporação irá ter apenas cerca de 100 novos recrutas. Todos os restantes irão ficando em lista de espera por antiguidade de candidatura e estão a prever que  venha a haver listas de espera de seis meses, mais ou menos. Não tem a ver com o lugar para dormir, tem a ver com o número de vagas.

A mim telefonaram-me hoje do Centro de Recrutamento, irei incorporar em Fevereiro, muito provavelmente em Mafra, estou em 11º lugar na lista de espera, por isso é mesmo quase 100% certo.

*

dmarques

• 15
  • +0/-0
« Responder #3068 em: Janeiro 03, 2011, 04:25:50 pm »
Fiz-me entender mal, tenho um amigo que está na recruta em mafra desde 15 de Outubro, acaba dia 15 de Janeiro 3 meses (a proxima recruta começa dia 10 e não dia 15 como referiram lá está maus entendimentos más informações que passam ao pessoal).. se estão a dizer que ainda estão mais recrutas de Novembro então mais pessoal lá está, se ainda há tirocinio de oficiais e CFS mais pessoal... falem primeiro com quem está em Mafra e depois falem segundo o que dizem lá e não se baseiem em especulações porque assim é que o pessoal fica com informações erradas, eu só sei que está haver lá recruta de 15 de Outubro. Se há casernas com fartura para dormir não sei não sou eu que estou lá, e algum de vocês que fala já esteve la ? nao me parece. Um bom ano a todos e boa sorte na recruta.

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #3069 em: Janeiro 03, 2011, 05:19:01 pm »
Desculpa lá, mas agora vou ser mesmo mal educada porque há coisas que sinceramente haja paciência: tu és burro ou não lês o que as pessoas te dizem?

NÃO HÁ MAIS VAGAS PARA JANEIRO.

Ponto final!

Havia cerca de 100 vagas para Praça para Janeiro, na EPI, tu ficaste de fora porque havia gente à tua frente na lista de espera! É difícil caber-te nessa cabecinha?

Aquilo até podia ser um hotel, podia até ser uma cidade inteira, podia até ter 10.000 camas, as coisas não funcionam assim, não é "há camas então eu quero incorporar!". O Exército estipula o número de vagas para cada incorporação, e preenche consoante a antiguidade da candidatura do candidato dado como apto. Simples! Este ano [houveram]houve cortes, então as vagas serão ainda menores e a lista de espera cada vez maior! Se o ano passado chegaram a haver incorporações com 300 recrutas, este ano não contem muito com isso! No entanto é consoante o que eles querem, não o que tu queres!
Aquilo não é um hotel, não vai quem quer ir enquanto há disponibilidade de camas, vai consoante as necessidades e vagas que o Exército estipula!
Sendo assim eu vou para a porta da Escola Prática de Cavalaria fazer barulho que quero entrar no CFS, mesmo tendo ficado fora de vagas, então, fui dada como apta e certamente têm mais uma caminha para mim!  :roll:

Se tu ouves mais o que um "amigo teu que está em Mafra na recruta muito preocupado com o número de camas" do que o Sargento Ajudante que está no Centro de Recrutamento e está a par das listas de incorporações e vagas, então estás muito mal.

Eu tenho a minha candidatura de Setembro e estou em 11º lugar, então imagina só, se vamos contar mais as de Outubro, Novembro e Dezembro.

*

dmarques

• 15
  • +0/-0
« Responder #3070 em: Janeiro 03, 2011, 06:25:52 pm »
Mais uma vez fiz-me entender mal... eu liguei para lá como disse e não tenho data de incorporação logo será para Fevereiro ou Março e nunca para Janeiro porque fiz provas em Dezembro e candidatura em Outubro certamente há muita gente à frente. O que me disseram sobre recruta dia 10 foi outro assunto que já expliquei também e aí tem a ver com os quartos para as 100 vagas estipuladas para Janeiro que tu referes e não para vagas extras como estás a proferir. Já vi que te exaltas muito facilmente mas quando entrares garanto-te que não podes ser assim que vais logo fora tens que ter mais calma é um conselho que te dou, se não entraste no CFS tens mais épocas para tentar é preciso é calma, aqui ninguém é burro, aqui sabe-se o que se conta e lê-se o que escrevem erradamente ou não.

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #3071 em: Janeiro 03, 2011, 06:51:03 pm »
Eu não me exalto facilmente, já te expliquei a mesma coisa uma cinquenta vezes, avisei-te logo que a incorporação de Janeiro estava completa. Não sei quem te está a dar essa informação de quartos e camas, e sei lá o quê, a mim o que me foi dito pelo Sargento Ajudante do meu CR (e é um excelente homem e trabalhador, tirou-me sempre as dúvidas todas e esforçou-se imenso por resolver a minha situação, telefonando-me sempre que tem novidades!) foi o que já te disse e, sinceramente, faz-me todo o sentido! E o senhor foi-me sempre muito honesto com a realidade complicada que as Forças Armadas agora estão a passar.

Mafra é enorme, não sei se já lá estiveste, mas posso-te dizer que a maior incorporação lá desde que o SMO acabou foi de mais de 700 soldados-recrutas. Por isso podes ter uma ideia da quantidade de camas e da grandeza daquilo. Em geral as incorporações do ano passado foram de entre 150 a 300 recrutas. No tirocínio de Oficiais não sei quantos estarão, mas deverão ser relativamente poucos. Já no CFS QP devem ser uns 20, diria eu, isto levando em conta as vagas que costumam haver para as especialidades operacionais.

Este ano as vagas serão muito menos, pelo que ainda menos se justifica darem desculpas de "poucas camas" ou falta delas... a menos que haja algum problema específico, mas que fique claro que esta primeira incorporação em Mafra vai ter "pouca" gente.

Das duas companhias que estão lá actualmente, uma sairá agora em Janeiro e a outra deverá sair também pela mesma altura de Fevereiro, isto pelas minhas contas.

Tem calma... vais acabar por incorporar, compreendo essa tua pressa, eu também estou com pressa, pensava ainda poder entrar em Janeiro mas não entrei, Fevereiro será... se tivesse que ser em Março, também lá teria que ser... e ainda vou ter que esperar por Setembro pelo próximo concurso para CFS. Esperar é uma virtude!

*

Judice

• 3
  • +0/-0
« Responder #3072 em: Janeiro 04, 2011, 04:42:02 pm »
Boas,

tenho algumas dúvidas que gostaria de esclarecer sff. Tenho 23 anos e uma licenciatura em Eng. Civil (3 anos). Iria começar em Setembro o Mestrado mas soubre que podia candidatar-me a uma Força Armada para o curso de oficiais. Alguém sabe se existe esta especialidade em alguma das 3 Forças Armadas? Por aquilo que apurei penso só existir no Exército, penso que na Força Aerea apenas tem entrada quem vier da Academia.
Em relação ao regime de contrato, como funciona? É 6 anos e rua? E existe a possibilidade de ingressar e depois continuar a estudar os 2 anos de mestrado?

Cumprimentos e obrigado a possivel ajuda.

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #3073 em: Janeiro 04, 2011, 06:13:25 pm »
No Exército há em Engenharia (Oficiais):

Engenharia

377 - E Sap Engenharia
308 - E Eng Estruturas
315 - E Arquitecto
392 - E Biologia
393 - E Quimica

Penso que com o seu curso deve poder candidatar-se para Eng. Estruturas e também Sap. Engenharia.
Mas isso pode ser esclarecer com eles, que eles no site não dizem que licenciaturas são necessárias a cada especialidade.

http://www.exercito.pt/sites/recrutamen ... entos.aspx

Em Regime de Contrato fica 6 anos e depois rua, mas pode adquirir o estatuto de trabalhador-estudante e continuar a tirar o Mestrado cá fora, dentro desse estatuto e limitações que este impõe no que toca a militares.

Na Força Aérea não há nenhuma especialidade que peça especificamente Engenharia Civil para ingresso, alguns pedem apenas que tenha licenciatura, como é o caso do Controlo de Tráfego Aéreo, Conduta e Intercepção, Polícia Aérea, Comunicações, Operações, etc.

*

rdls

• 3
  • +0/-0
« Responder #3074 em: Janeiro 04, 2011, 07:05:47 pm »
Boas a todos,

Malina, estou precisamente na tua situação, concorri ao CFS ao qual fiquei apto, mas infelizmente sem vaga, pelo que vou candidatar-me agora a praça.

Relativamente a este processo como procedeste? tiveste de formalizar no CR nova candidatura?

Desde já obrigado pelo teu esclarecimento.