Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1334983 Visualizações
*

HSMW

• Moderador Global
  • 12963
  • Recebeu: 3334 vez(es)
  • Enviou: 7957 vez(es)
  • +1225/-2045
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2970 em: Dezembro 12, 2010, 01:03:12 pm »
E se tanto faz ir para os Comandos ou para Operações Especiais então escolhe a que estiver mais perto de casa.
Comandos - Carregueira (Lisboa).
OE - Lamego.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

pankeka

• 24
  • +0/-0
« Responder #2971 em: Dezembro 12, 2010, 01:13:29 pm »
Boa Tarde

Nos proximos dias irei prestar as provas de ingresso para o exercito (P.E.) e gostava de esclarecer uma duvida.

Estive no site do exercito, e nas provas fisicas, achei os minimos muito baixos. os minimos apresentados são para homens e mulheres, ou são só para as mulheres?

Aguardo a vossa ajuda

Abraços
Pankeka

*

CP919

• Membro
  • *
  • 49
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +3/-0
« Responder #2972 em: Dezembro 12, 2010, 01:17:59 pm »
pankenka: são para os 2.

Citação de: "Lightning"
Citação de: "CP919"

Duração mais longa o quê? Contrato ou formação?
A formação é ela por ela, a duração acho que é de duração semelhante nos dois cursos. Em termos de contrato é igual para toda a gente, 1 ano de RV (se optar) e 6 de RC no máximo. Se quiser entrar para os QP tem que concorrer à ESE ou à AM e a probabilidade de entrar para lá como Comando ou OE é igual, só depende de si, não da especialidade, até porque concorrerá para Infantaria (Arma) e não para especialidade.

Contrato

O meu primeiro objectivo (há uns meses atrás) era concluir o 12º ano, ingressar no Exército e durante um ano ficar na qualidade de Praça. Após esse ano de serviço concorreria para a E.S. devido ao Q.P. , pois estou à procura de servir no Exército até ao máximo que me aguentar.

Mas entretanto informei-me sobre os Comandos e Operações Especiais, e interessei-me bastante até porque tenho mais facilidade para depois realizar missões no estrangeiro (o que me ajudaria financeiramente) mas se ao entrar nestas T.E. não tenho acesso ao QP, então não valerá a pena, a não ser que consiga entrar nos QP de outras maneiras(sou muito ignorante no que toca a estes assuntos)?

Resumidamente o meu objectivo é manter-me no Exército o máximo que puder, e pelo que percebo, concorrer à E.S. é a melhor escolha..

Para praça podes concorrer directamente a qualquer Tropa Especial não precisas de esperar um ano, para concorrer à ESE (curso de sargentos do quadro permanente) não interessa a especialidade que se tenha, interessa sim é as capacidades individuais de cada elemento, isto é, uma pessoa ser OE, Comando ou Para, não vai ter nenhuma prioridade sobre uma pessoa de qualquer outra especialidade, estão todos ao mesmo nivel, há diversos testes a serem feitos e os melhores entram, o melhor até pode ser cozinheiro, a especialidade como praça não interessa, é simplesmente assim.

Mas não te preocupes já em concorrer à ESE, podes ter essa meta a médio prazo mas agora preocupa-te sim em completares o curso de praças que pretendes, depois pensas no resto, um objectivo de cada vez.

Obrigado pela ajuda, mas a minha questão essencial é:

existe QP para os Comandos (visto que vivo em lisboa, as Operações Especiais são menos acessíveis)? Se não, que maneiras há de entrar nos QP atráves dos Comandos? do meu conhecimento, apenas consigo ficar nos Quadros-Permanentes através da ESE...

*

pankeka

• 24
  • +0/-0
« Responder #2973 em: Dezembro 12, 2010, 01:27:40 pm »
pankeka: são para os 2.

Muito agradecido pela resposta.
deixa-me mais descansado.  :D

Abraços
Pankeka

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #2974 em: Dezembro 12, 2010, 01:39:23 pm »

Obrigado pela ajuda, mas a minha questão essencial é:

existe QP para os Comandos (visto que vivo em lisboa, as Operações Especiais são menos acessíveis)? Se não, que maneiras há de entrar nos QP atráves dos Comandos? do meu conhecimento, apenas consigo ficar nos Quadros-Permanentes através da ESE...

Vamos a ver uma coisa...
Como eu disse quando concorrer aos QP vai concorrer à Arma (Infantaria) e não à especialidade (Comandos)!
Se é de infantaria pode ser Comando. Uma coisa não impede a outra. Os Comandos fazem parte da Arma de Infantaria.

*

CP919

• Membro
  • *
  • 49
  • +3/-0
« Responder #2975 em: Dezembro 12, 2010, 01:48:41 pm »
Citação de: "Malina"

Vamos a ver uma coisa...
Como eu disse quando concorrer aos QP vai concorrer à Arma (Infantaria) e não à especialidade (Comandos)!
Se é de infantaria pode ser Comando. Uma coisa não impede a outra. Os Comandos fazem parte da Arma de Infantaria.

ah ok, ainda bem que é assim! se nao houvesse QP nos Comandos teria mesmo que entrar na ESE, mas sendo assim, muito melhor!  obrigado pelo esclarecimento  :G-beer2:

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12963
  • +1225/-2045
« Responder #2976 em: Dezembro 12, 2010, 01:59:37 pm »
Não! Tens que ir para a ESE ou AM para ingressar no QP!

*

CP919

• Membro
  • *
  • 49
  • +3/-0
« Responder #2977 em: Dezembro 12, 2010, 02:13:15 pm »
Citação de: "HSMW"
Não! Tens que ir para a ESE ou AM para ingressar no QP!

Então qual é a máxima duração do contrato enquanto Comando? e no fim desse contrato poderei concorrer ainda para a ESE??

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12963
  • +1225/-2045
« Responder #2978 em: Dezembro 12, 2010, 02:23:08 pm »
É igual ao resto da tropa toda! 1 de RV (opcional) e 6 anos de RC.
E é durante esse tempo que se concorre à ESE.
Durante o 1º ano de serviço já se pode concorrer.

*

CP919

• Membro
  • *
  • 49
  • +3/-0
« Responder #2979 em: Dezembro 12, 2010, 02:25:05 pm »
É igual ao resto da tropa toda! 1 de RV (opcional) e 6 anos de RC.
E é durante esse tempo que se concorre à ESE.
Durante o 1º ano de serviço já se pode concorrer.

Então partindo do princípio que entro no Exército como praça durante 1 ano, depois entro nos Comandos durante (formação + 5 anos de contrato) poderei concorrer à ESE sem dificuldades no ano de Comandos que me resta no contrato (idade, etc) ?

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12963
  • +1225/-2045
« Responder #2980 em: Dezembro 12, 2010, 02:34:00 pm »
entao partindo do principio que entro no Exército como praça durante 1 ano, depois entro nos Comandos
O que estou a entender disso é que vais para a tropa normal e só depois concorres para fazer o curso de Comandos...

E porque é que não concorres logo para os Comandos como Praça?

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11494
  • Recebeu: 2587 vez(es)
  • Enviou: 3749 vez(es)
  • +972/-1107
« Responder #2981 em: Dezembro 12, 2010, 03:11:41 pm »
E porque é que não concorres logo para os Comandos como Praça?

Eu também disse o mesmo no meu post, ele deve pensar que o Exército e os Comandos são coisas separadas, os Comandos são uma força/unidade do Exército, tal como os Páras, a Infantaria Mecanizada, a Artilharia, etc, trabalham todos para o mesmo "chefe", ir primeiro para a "tropa Normal" e depois do primeiro ano ir para os Comandos, parece-me a mim uma perca de tempo e além disso arriscas-te a ir para longe de casa durante esse ano como por exemplo o Campo Militar de Santa Margarida.

Como praça reforço o que eu já disse e já foi dito pelo HSMW, concorre logo para o que queres (Comandos), não andes às "voltas" que ainda te "perdes", se não conseguires ser Comando então sim pensa noutra coisa.

Como praça terás uma estadia no Exército relativamente curta (6 anos no máximo), se quiseres fazer da tropa a tua profissão de vida então durante esses 6 anos tens de concorrer ao curso de sargentos do quadro permanente (CFS/QP) que é um curso feito na Escola de Sargentos do Exército (ESE) que é nas Caldas da Rainha, não existe CFS/QP de Comandos, o curso que existe é do Exército todo em geral, esta fase é parecida com um "re-start" à vida militar, é um voltar a "atirar os dados", os militares vão passar de praças a sargentos e não há garantias que se volte ao quartel de origem, é uma questão de vagas que o Exército tem necessidade de preencher e de quem fica melhor qualificado no curso, é como disse anteriormente, um praça que era cozinheiro pode passar a ser um Sargento nos Comandos e um praça Comando pode passar a ser um Sargento num Batalhão de Infantaria Mecanizada em Santa Margarida.

Mas para quem ainda nem a recruta fez, ainda tem que comer muita sopa para chegar a este patamar, repito o meu anterior post, um objectivo de cada vez porque se passas muito tempo "com a cabeça na lua" ainda tropeças numa pedra que está mesmo à tua frente.

*

CP919

• Membro
  • *
  • 49
  • +3/-0
« Responder #2982 em: Dezembro 12, 2010, 06:38:34 pm »
Não sei se me estou a fazer entender. O que pretendo é o seguinte:

Ingressar no Exército, e entrar nos QP de forma a servir até o máximo que aguentar.

Agora, pelo meio, tinha como objectivo concorrer para os Comandos.

Como já compliquei este assunto o suficiente, respondam-me apenas a isto:

Como posso satisfazer o meu principal objectivo(entrar nos QP), tendo em conta o querer ser comando.

Como ainda não estive no Dia da Defesa Nacional, ainda não tiver oportunidade de esclarecer as minhas dúvidas, daí estar a chatear-vos com isto  :roll:

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11494
  • Recebeu: 2587 vez(es)
  • Enviou: 3749 vez(es)
  • +972/-1107
« Responder #2983 em: Dezembro 12, 2010, 08:22:10 pm »
Muito bem, então vou dividir isto em possibilidades.

1ª Possibilidade
 - Concorre directamente aos Comandos, vai para os Comandos, faz lá a recruta, faz lá a especialidade, faz lá um ano de serviço.
 - Concorre à ESE, torna-se Sargento QP (mas pode não ser Comando).

2ª Possibilidade
 - Concorre directamente aos Comandos, vai para os Comandos, faz lá a recruta, faz lá a especialidade, faz lá um ano de serviço.
 - Concorre à ESE, concorre a infantaria, torna-se Sargento de Infantaria, não vai para os Comandos, talvez mais tarde na carreira possa ir fazer o curso de Comando ou mesmo ser transferido para lá.

3ª Possibilidade
 - Concorre à ESE, concorre a infantaria, torna-se Sargento de Infantaria, vai para os Comandos.

4ª Possibilidade
 - Entra para o Exército para uma especialidade qualquer (sem ser Comando), faz recruta, faz a especialidade respectiva, faz um ano de serviço.
 - Concorre à ESE, concorre a infantaria, torna-se Sargento de Infantaria, não vai para os Comandos, talvez mais tarde na carreira possa ir fazer o curso de Comando ou mesmo ser transferido para lá.

5ª Possibilidade
 - Entra para o Exército para uma especialidade qualquer (sem ser Comando), faz recruta, faz a especialidade respectiva, faz um ano de serviço.
 - Concorre à ESE, concorre a infantaria, torna-se Sargento de Infantaria, vai para os Comandos.

É isto? Tudo depende de si, se for o melhor consegue tudo o que quiser, se não for melhor já depende das escolhas dos outros.

*

CP919

• Membro
  • *
  • 49
  • +3/-0
« Responder #2984 em: Dezembro 12, 2010, 09:17:53 pm »
Citação de: "Lightning"
Muito bem, então vou dividir isto em possibilidades.

1ª Possibilidade
 - Concorre à ESE, torna-se Sargento QP (mas pode não ser Comando).

2ª Possibilidade

3ª Possibilidade

4ª Possibilidade

5ª Possibilidade

É isto? Tudo depende de si, se for o melhor consegue tudo o que quiser, se não for melhor já depende das escolhas dos outros.

desde já obrigado pelo trabalho

Então posso entrar no exercito (praça e fazer a especialidade), depois concorrer à ESE para Sargento de Infantaria, e depois ir para os Comandos? isto significa que fico nos QP? se sim esta 5ª possibilidade é mesmo a ideal para o que pretendo!

Já há 3 anos que treino diariamente, 2 em futebol, e neste último ano tenho treinado tendo em vista as aptidoes fisicas necessárias para entrar na ESE, portanto na parte fisica estarei à vontade. agora as aptidões psicologicas já não tenho um grande conhecimento do que poderá sair, portanto será sempre uma incógnita..