Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1332851 Visualizações
*

Açoriano

• 720
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1005 em: Novembro 23, 2008, 03:27:01 pm »
Os para-quedistas formam se em Tancos e depois, ficam todos neste mesmo sitio ou são distribuídos por varias unidades militares pelo país fora

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #1006 em: Novembro 25, 2008, 09:22:26 pm »
No tempo em que pertencia à FA e era designada por BETP (base escola de tropas pára-quedistas) dispunha de duas companhias operacionais (para além da CAI e CCS). Tinha uma estrutura à semelhança das escolas práticas do exercito, que para além dos estágios, reciclagens e cursos de promoção nelas ministradas tinham ainda um batalhão (grupo) operacional (agora nem sei se ainda têm).

Respondendo concretamente à tua pergunta julgo que actualmente essa unidade funciona apenas como escoila, nao possuindo a componente operacional de outros tempos. Pelo menos foi essa a impressão que me ficou da ultima vez que lá estive... de resto achei aquilo um "deserto".
Até mete dó!!!
::..Trafaria..::

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
(sem assunto)
« Responder #1007 em: Novembro 25, 2008, 10:44:06 pm »
A ETP é comandada por um Coronel e engloba 2 batalhões:

Batalhão de Formação (ex-Batalhão de Instrução) - subunidade de instrução de tropas pára-quedistas;
Batalhão de Apoio e Aeroterrestre - subunidade da Brigada de Reacção Rápida, constituida por: Companhia de Precursores Aeroterrestres, a Companhia de Abastecimento Aéreo (CAA), Companhia de Equipamento Aéreo (Dobragem) e Cães de Guerra

Ainda em resposta a questão colocada por "Açoreano" as outras unidades paraquedistas em Portugal são:
1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista (1º BIPara) do Regimento de Infantaria n.º 15 - Tomar
2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista (2º BIPara) dp Regimento de Infantaria n.º 10 - São Jacinto

PS: Existem ainda outras unidades da BrigRR, como por exemplo, Esquadrão de Reconhecimento, Companhia de Transmissões, Pelotão de Engenharia, Pelotão de Defesa Aérea, etc., que não tenho a certeza se os seus membros têm de ter ou não a especialidade de PQ, mas actualmente penso que não...

*

ozzy1989

• 1
  • +0/-0
Duvida
« Responder #1008 em: Novembro 26, 2008, 02:28:00 pm »
Antes de mais, boa tarde. Este é o primeiro post e vai servir para tirar algumas duvidas (se nao se importarem claro).
No CFP , tem-se passado o pórtico nos testes fisicos? Digo "tem-se" pois um colega meu foi a cerca de um ano fazer as provas fisicas e nao fez o portico (mas passou nas provas fisicas). Pelos vistos nesse dia tambem nao fizeram o muro..

Agradeço resposta  :)

*

Açoriano

• 720
  • +0/-0
Re: Duvida
« Responder #1009 em: Novembro 26, 2008, 08:32:41 pm »
Citação de: "ozzy1989"
Antes de mais, boa tarde. Este é o primeiro post e vai servir para tirar algumas duvidas (se nao se importarem claro).
No CFP , tem-se passado o pórtico nos testes fisicos? Digo "tem-se" pois um colega meu foi a cerca de um ano fazer as provas fisicas e nao fez o portico (mas passou nas provas fisicas). Pelos vistos nesse dia tambem nao fizeram o muro..

Agradeço resposta  :)

Cá na ilha de São Miguel, onde os candidatos fazem as provas de selecção, não tem pórtico por isso não fazem esta prova física, se calhar em algumas unidades militares ai no continente também não o fazem, não é uma prova muito importante.

*

Aim

• Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1010 em: Novembro 26, 2008, 09:07:41 pm »
Antes no Porto , no gabinete de classificação e selecção do porto situado em serpa pinto também nao se fazia.
Agora desde que se mudaram para o Regimento de Artilharia nº5 não sei se fazem , porque lá já te o dito pórtico  c34x

*

Açoriano

• 720
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1011 em: Novembro 27, 2008, 10:17:20 pm »
Sempre que alguém me fala nos para-quedistas eu pergunto, e se ao atirar do avião aquilo não abre, o para-quedas, agora faço aqui a mesma pergunta, existe alguma possibilidade de não abrir, falam num suplente,mas se engata os 2 ou há 100% de certeza que se não abrir 1 abre o outro.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23471
  • Recebeu: 4327 vez(es)
  • Enviou: 3054 vez(es)
  • +3300/-4594
(sem assunto)
« Responder #1012 em: Novembro 28, 2008, 12:26:35 pm »
Citação de: "Açoriano"
Sempre que alguém me fala nos para-quedistas eu pergunto, e se ao atirar do avião aquilo não abre, o para-quedas, agora faço aqui a mesma pergunta, existe alguma possibilidade de não abrir, falam num suplente,mas se engata os 2 ou há 100% de certeza que se não abrir 1 abre o outro.

Ai Jesus, mãe do céu! :roll:

Ó rapaz, mas tu achas que é mesmo assim? Então havia todos os anos mortos, não achas?

Mas afinal tu queres ir para os Páras, ou para o exército normal?
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Açoriano

• 720
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1013 em: Novembro 28, 2008, 12:54:56 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "Açoriano"

Ai Jesus, mãe do céu! :roll:

Ó rapaz, mas tu achas que é mesmo assim? Então havia todos os anos mortos, não achas?

Mas afinal tu queres ir para os Páras, ou para o exército normal?

Tenho como objectivo o ingresso na PSP, mas antes gostava de servir no exercito, a tropa normal não me diz muito, quanto aos para-quedistas gostava de entrar, talvez, mas falta me um bocado de confiança eu penso, e se aquilo não sai ou sai tarde e eu pinto o chão de vermelho. As informações aqui nos Açores quanto a essas tropas são escassas, porque praticamente todos os açorianos vão é para a tropa normal é quase raro 1 açoriano ir para uma tropa especial.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23471
  • +3300/-4594
(sem assunto)
« Responder #1014 em: Novembro 28, 2008, 12:58:32 pm »
Engraçado, só na minha incorporação havia 2 e é claro havia o sô cabo Albuquerque (já tou em posição de sentido e as pernitas a tremer)... :lol:

*

Açoriano

• 720
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1015 em: Novembro 28, 2008, 12:59:27 pm »
Ainda não sei se vou prestar serviço militar, mas se for a minha preferência é para os para-quedistas, a ver vamos...

*

CL

• 49
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1016 em: Novembro 28, 2008, 03:49:07 pm »
Boas
Pretendo no fim de acabar o secundário (este ano ) entrar para o exercito português, que é o meu maior sonho....

Tenho andado a informar-me sobre como é a vida militar e o caminho que tenho que percorrer ate lá. Contudo surgiu-me uma dúvida e lembrei-me de vos pedir ajuda... então é assim: no site oficial do exército nas provas físicas de selecção não há distinção entre mulheres e homens (por exemplo ambos os sexos fazem as mesmas flexões) contudo neste fórum nomeadamente no tópico exército/sistemas - ingresso no exército de armas é possível constatar que, segundo a informação de um assinante do fórum, esta distinção existe (por exemplo enquanto o homem tem de fazer 15 flexões a mulher faz apenas 7). E tudo isto para perguntar se há realmente distinção nas provas de selecção entre homens e mulheres.
Aguardo desde já a vossa resposta.
CL

*

Aim

• Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1017 em: Novembro 28, 2008, 04:35:30 pm »
Sim existe e os valores são os atrás referenciados  :wink:

*

abatista

• Membro
  • *
  • 209
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1018 em: Novembro 28, 2008, 04:48:56 pm »
E já lá vai a 2ª semaninha. Tou mortinho por dar tiro! :P

Cumprimentos!

P.S.: No RA5 também não se faz o pórtico, nas provas de selecção.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23471
  • +3300/-4594
(sem assunto)
« Responder #1019 em: Novembro 28, 2008, 05:32:09 pm »
Ainda vais na 2ª semana, ainda tens muito pela frente até lá chegares. Afinal quantas semanas são a recruta hoje em dia?