Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1332350 Visualizações
*

uezor

• 19
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #4755 em: Junho 05, 2014, 09:11:13 pm »
Boas. Recentemente candidatei-me com licenciatura em direito à categoria de oficial (em regime de contrato).
A minha dúvida é a seguinte: sendo o meu objectivo a médio prazo ingressar na Polícia Judiciária, o ingresso no exército na condição acima descrita facilitaria de alguma forma a minha entrada na PJ? Disseram-me que sim, mas gostava de saber em que termos isso seria possível.

Desde já, agradeço a atenção.

*

Alpha00

• Membro
  • *
  • 23
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #4756 em: Junho 05, 2014, 09:18:30 pm »
Boa noite, não quero ser chata nem mal educada mas será possível que ninguém saiba responder às perguntas dos tópicos que escrevi anteriormente?

Por favor agradeço a quem estiver dentro do assunto e tenha disponibilidade para tirar-me estas dúvidas.
Cumprimentos,
Alpha00

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #4757 em: Junho 06, 2014, 12:07:55 am »
Citação de: "uezor"
Boas. Recentemente candidatei-me com licenciatura em direito à categoria de oficial (em regime de contrato).
A minha dúvida é a seguinte: sendo o meu objectivo a médio prazo ingressar na Polícia Judiciária, o ingresso no exército na condição acima descrita facilitaria de alguma forma a minha entrada na PJ? Disseram-me que sim, mas gostava de saber em que termos isso seria possível.

Quem lhe disse que sim não o soube explicar? Eu nunca me contento com o sim, procure sempre saber o porquê (porque sim não vale).
Podia ter ido ao portal da PJ está lá tudo explicadinho...real vantagem, só se for para habituação ao tiro com armas ligeiras, que apesar de diferentes têm os mesmos principios de utilização.
Consulte o link:
http://www.policiajudiciaria.pt/PortalW ... 2969575%7D
Um abraço
Raphael

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
« Responder #4758 em: Junho 06, 2014, 10:32:42 am »
Citação de: "Alpha00"
Boa noite, não quero ser chata nem mal educada mas será possível que ninguém saiba responder às perguntas dos tópicos que escrevi anteriormente?

Por favor agradeço a quem estiver dentro do assunto e tenha disponibilidade para tirar-me estas dúvidas.

Ó amiga disser "Campanha" é o mesmo que dizer "sem especialidade atribuída" ou "especialidade genérica", com esta designação, e no caso da Infantaria, tanto pode ser Atirador (gajo(a) que opera com uma Espingarda Automática), Atirador-Granadeiro (gajo(a) que opera com uma Espingarda Automática com um lança-granadas por baixo), Apontador de Metralhadora Ligeira (gajo(a) que acarta com uma Metralhadora de 10 Kg às costas), Municiador de Metralhadora Ligeira (gajo(a) que acarta com as fitas de munições para a Metralhadora que o outro gajo(a) leva às costas), Armas Pesadas-Morteiro (gajo(a) que opera com um Morteiro), Armas Pesadas-Anti-Carro (gajo(a) que opera com um canhão sem-recuo ou um lança-mísseis anti-carro), etc., etc.

Portanto se todos os Regimentos de Infantaria têm "Campanha"...claro que sim!

Se "Campanha" faz missões no estrangeiro? Achas que os tipos de estão no Kosovo a fazer controlos de estrada são "polícias" ou têm formação policial? Claro que não, são gajos "genéricos", por exemplo de "Campanha", que fazem isso!

Se tens de esperar algum tempo em "Campanha" para poderes ingressar nos Paraquedistas? Julgo que não, mas pergunta no Centro de Recrutamento. Pelo menos nos outros Ramos das Forças Armadas, que têm especialidades mais complexas, demoradas e com custos de formação mais caros (p. ex. Mecânico de Material Aéreo) existem tempos mínimos de permanência em determinada especialidade. Como disse, no Exército julgo que não, mas pergunta junto de quem de pode responder com mais certeza (Centro de Recrutamento).

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Alpha00

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • +5290/-243
« Responder #4759 em: Junho 06, 2014, 10:33:34 am »
Despacho n.º 7424/2014. D.R. n.º 109, Série II de 2014-06-06
Ministério da Defesa Nacional - Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional
Vagas para admissão, durante o ano 2014 aos cursos de tirocínios ou estágios para ingresso nas várias categorias dos quadros permanentes

http://dre.pt/pdf2sdip/2014/06/109000000/1496514965.pdf

*

TiagoRibas

• 7
  • +0/-0
« Responder #4760 em: Junho 06, 2014, 12:09:27 pm »
Bom dia,

Alguém me sabe dizer se actualmente, no exercito, pagam as propinas de mestrado e/ou doutoramento a quem tenha regime de contrato?
Obrigado.
TR

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • +5290/-243
« Responder #4761 em: Junho 06, 2014, 12:38:03 pm »
Em princípio não. Só para cursos de 1.º ciclo (Licenciatura ou Mestrado Integrado).

http://www.dre.pt/pdf1s/2007/09/18700/0684506854.pdf

Eventualmente confirmar junto da DGPRM:
http://www.dgprm.pt/contactos/atendimen ... trais.html

*

uezor

• 19
  • +0/-0
« Responder #4762 em: Junho 06, 2014, 03:45:46 pm »
Citação de: "raphael"

Quem lhe disse que sim não o soube explicar? Eu nunca me contento com o sim, procure sempre saber o porquê (porque sim não vale).
Podia ter ido ao portal da PJ está lá tudo explicadinho...real vantagem, só se for para habituação ao tiro com armas ligeiras, que apesar de diferentes têm os mesmos principios de utilização.
Consulte o link:
http://www.policiajudiciaria.pt/PortalW ... 2969575%7D

Por não me contentar com a simples informação é que procurei esclarecer-me de diversas formas, entre elas, o recurso a este forum .
Obrigado pela resposta.

*

uezor

• 19
  • +0/-0
« Responder #4763 em: Junho 06, 2014, 03:55:37 pm »
Já agora aproveito para perguntar o seguinte (para o pessoal que conhece bem o Porto-Gaia):

- Eu sou do Algarve e vou prestar provas a Gaia, dia 17 pelas 8h30. Como trabalho tenho o interesse em reduzir ao mínimo os dias em que vou faltar ao trabalho. Pelo que pensei em ir no próprio dia 17 de avião, que chega ao Porto às 7h45. Portanto o que eu queria perguntar é se, chegando ao Porto às 7h45 será expectável apresentar-me em Gaia até as 8h30 ? Em termos de trânsito e afins...

*

pedro13

• 3
  • +0/-0
« Responder #4764 em: Junho 06, 2014, 04:09:16 pm »
Já agora aproveito para perguntar o seguinte (para o pessoal que conhece bem o Porto-Gaia):

- Eu sou do Algarve e vou prestar provas a Gaia, dia 17 pelas 8h30. Como trabalho tenho o interesse em reduzir ao mínimo os dias em que vou faltar ao trabalho. Pelo que pensei em ir no próprio dia 17 de avião, que chega ao Porto às 7h45. Portanto o que eu queria perguntar é se, chegando ao Porto às 7h45 será expectável apresentar-me em Gaia até as 8h30 ? Em termos de trânsito e afins...

Na melhor das hipóteses chegas mesmo em cima da hora...para além disso gaia é muito grande. De qualquer forma se quiseres ir de metro é no minimo 30 min entre a paragem do aeroporto e o "jardim do morro" que é a primeira paragem em Gaia (depois da ponte). De qualquer maneira parece-me apertado...experimenta ir de taxi...deves é pagar uns 20/30 euros.

Mas olha o concurso a que te candidataste teve início em Maio? Eu também concorri e ainda não recebi a carta...sabes se já há listas publicadas? será que ainda estão a mandar concocatorias para provas? é que começa a não faltar muito tempo.

Abraço

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11492
  • Recebeu: 2584 vez(es)
  • Enviou: 3749 vez(es)
  • +972/-1107
« Responder #4765 em: Junho 06, 2014, 04:58:07 pm »
Citação de: "PereiraMarques"

Eu acho que é mais "tem mas, nem em todos os regimentos tens essas funções" :mrgreen: .

É que nem todos os Regimentos de Infantaria possuem Batalhões operacionais, Regimento de Infantaria 1 em Tavira, Regimento de Infantaria 3 em Beja, Regimento de Infantaria 19 em Chaves, por isso nesses quarteis o trabalho é mais administrativo e serviços de logistica.

*

uezor

• 19
  • +0/-0
« Responder #4766 em: Junho 06, 2014, 05:03:22 pm »
Citação de: "pedro13"

Na melhor das hipóteses chegas mesmo em cima da hora...para além disso gaia é muito grande. De qualquer forma se quiseres ir de metro é no minimo 30 min entre a paragem do aeroporto e o "jardim do morro" que é a primeira paragem em Gaia (depois da ponte). De qualquer maneira parece-me apertado...experimenta ir de taxi...deves é pagar uns 20/30 euros.

Mas olha o concurso a que te candidataste teve início em Maio? Eu também concorri e ainda não recebi a carta...sabes se já há listas publicadas? será que ainda estão a mandar concocatorias para provas? é que começa a não faltar muito tempo.

Abraço

Obrigado pela resposta. Sendo assim, acho que vou de alfa no dia anterior, uma vez que posso sair mesmo em Gaia próximo da Rua em questão (julgo eu).

O concurso a que me candidatei abriu a 8 de Maio se não estou em erro.

*

Alpha00

• Membro
  • *
  • 23
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #4767 em: Junho 06, 2014, 05:04:59 pm »
Obrigada pela sua resposta PereiraMarques, então e como é que se processa a selecção para cada função(atirador com espingarda automática, Atirador-Granadeiro...)?
Cumprimentos,
Alpha00

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #4768 em: Junho 06, 2014, 09:34:15 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "PereiraMarques"

Eu acho que é mais "tem mas, nem em todos os regimentos tens essas funções" :mrgreen:
Então mas um regimento de infantaria não é na sua essência, por maioria de razão e pessoal, uma unidade operacional?
« Última modificação: Junho 07, 2014, 02:19:00 am por Trafaria »
::..Trafaria..::

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • +5290/-243
« Responder #4769 em: Junho 06, 2014, 09:54:42 pm »
O RI1 (Tavira), o RI3 (Beja) e RI19 (Vila Real) apenas têm uma CCS a tomar conta do aquartelamento. O RI19 até tem duas, a "regimental" e a do BApSv/BrigInt cujas companhias operacionais estão sediadas noutros quartéis.