Temos o caso dos juízes empreendedores e pior, com indícios de corrupção e ninguém regula os juízes a não ser eles próprios (são um dos pilares de poder do país), temos os políticos..... obviamente temos pessoas nas FA com moralidade duvidosa!
A única forma de nos livrar-mos de tal praga, é denunciá-los todos!!!!!
O Legionário refere o tempo do Marquês de Pombal (por acaso é um dos portugueses que considero um dos maiores estadistas e visionário), mas não pense que no tempo dele as coisas eram mais transparentes, bem pelo contrário!!!! O que acontece é que agora com muita mais liberdade, todos os casos são denunciados sem defesa possível!
Há comunicação social, para o bem e para o mal, há as denúncias anónimas, há as redes sociais, notícias online ao minuto.......
Os corruptos não se conseguem esconder e para mal deles, ficam rastos impossíveis de apagar!!!
Referiu que está perto dos Pirinéus!? Lado francês? Lado Italiano? Quer que lhe conte casos de corrupção desses países?
Quer saber do Sakorzy e do financiamento Líbio? Que depois levou à queda de Khadafi (o seu mecenas) para tornar a Líbia uma democracia? Ou a Itália..... bem, julgo que nem é preciso desenvolver muito.....
Eu não sou especial admirador do Marquês de Pombal. Referi o personagem porque ele tinha métodos expeditivos e neste caso era o que precisavamos. So por isso, mais nada.
Não sou mesmo nada admirador do presidente francês que citou (nem de nenhum outro )
A crise dos refugiados que vivemos atualmente, começou justamente depois da invasão da Libia e das trafulhices do Sarkozi.
O erros dos outros não justificam os nossos. O relativismo faz boa dialéctica mas às vezes fica mal.
A corrupção vinda de um praça ou de um sargento ja é uma coisa muito feia, vinda de um oficial, sobretudo de um oficial superior, é inadmissivel e deve ser punida de uma forma exemplar.
Ja agora respondo à sua pergunta : trabalho dos dois lados dos Pirinéus, às vezes nem sei em que pais estou, a neve tapou os poucos marcos da fronteira que existem aqui onde me encontro

. A minha relação com franceses ou italianos é puramente profissional. A corrupção que possa existir nestes paises entre os seus oficiais ,patrões e politicos não nos serve de atenuante.
ps estou no trabalho e tenho os pés gelados, vou ver se o meu colega ja fez a fogueira e o café (os maçaricos é que fazem a faxina

) e ver o resto do festival da canção aqui mesmo no mato. Quem diria 20 anos antes que eu poderia ver a tv portuguesa a partir de um portatil no meio dos Pirinéus ?