Relativamente às blindagens e capacidade dos veículos para resistir a armamento ligeiro:
A blindagem máxima do M-11 é de 11.5mm nas laterais.
A blindagem máxima da viatura Chaimite V-200 é de 8mm.
Nem a V-200 nem a M-11 terão capacidade para proteger os seus ocupantes de tiros de 12.7mm.
Mas isto é em termos teóricos e em laboratório, fazendo testes.
Também é verdade que muitas vezes os rumores têm a sua ponta de realidade.
A mim por exemplo, garantiram-me que já foi testado o disparo de uma G-3 contra um M-113 e que nem sempre a blindagem de alumínio foi eficiente.
Mas isso não quer dizer que em termos gerais não possamos afirmar que o M113 permite proteger os seus ocupantes contra o fogo directo de armas ligeiras de calibre NATO 7.62.
E digo calibre NATO, porque se for um disparo de uma AK-47, que tem uma munição menos potente, a história será outra, e afinal o M113 não era suposto defender os ocupantes contra o calibre 7.62 NATO, mas sim contra o calibre 7.62 do Pacto de Varsóvia.
Quando os primeiros Hummer chegaram a Portugal eles foram naturalmente comparados com viaturas de uma dimensão idêntica que existiam, embora se tratasse de viaturas com características muito diferentes.
Daí surgiu uma natural desconfiança relativamente as versões não protegidas do Hummer, que evidentemente não ofereciam qualquer protecção aos ocupantes.
Não é por isso estranho que se teçam comentários muito mais favoráveis ao M-11 que relativamente a viaturas do tipo Hummer.
Neste último caso a existência de grande numero de versões, motorizações e configurações adaptadas ao cenário operacional, também contribuiram para essa ideia relativamente ao Hummer.
Cumprimentos