Agradeço sensibilizado a forma amavél como me receberam no fórum.
Vou procurar esclarecer algumas das questões que levantaram:
Uniformes:
G.E. Boina amarela, farda preta no estacionamento, uniforme camuflado em operações.
G.E.P. Boina grenat, uniforme camuflado no estacionamento e também em operações.
Insignia da boina, igual para os GEs e para os GEPs e de cor prata
Crachat GE usado no lado esquerdo
Brevet GEP usado no lado esquerdo
Centro de Instrução.
O Centro de Instrução de Grupos Especias e de Grupos Especiais Pára-quedistas (C.I.G.E.) funcionou na vila do Dondo a cerca de 30 km da cidade da Beira.
O C.I.G.E. funcionou tambem como a base dos GEPs ,era apartir daqui que os grupos eram destacadas como reserva de intervenção do Comando Chefe, para as areas de actuação.
Os G.E.s após receberem treino para formação ou instrução de reciclagem regressavam ás suas zonas de origem, onde funcionavam como força de intervenção dos Batalhões onde para efeitos administrativos estavam adidos.
O Comandante Geral dos G.E.P.s e dos G.E.s foi o Senhor Coronel Costa Campos.
A mais de trinta anos de distancia aproveito esta este meio de comunicação para de uma forma singela, prestar homenagem aos Homens que passaram pelos GEP e pelos GE,muitos deles vitimas daquilo que se seguiu a 1974, e com os quais tive a Honra de entar em combate.
Aqui relembro o Amir Alfane ( Pilo Plilai =Pirilampo) Joaquim Sualé, Ernesto Maua, Vasconcelos Siu Cangdás, Pedro Macambi,Tuaribo Litchinga,Cesar Tembe( Tembe meu irmão aí em cima onde de certeza estás aquele abraço) e tantos outros.
Respeitosos cumprimentos para os elementos do fórum e até uma proxima incursão.