-> Porquê que as Forças Armadas têm Capelões da Igreja Apostólica Romana ?
Tradições, diria eu. Ao que me parece já há muito que os EUA e muitos outros países têm vindo a adaptar a função dos capelães mais para apoio psicológico das tropas e para servirem conselheiros, servindo também de mediadores em certos casos pessoais. Esta é agora a sua principal função e tudo o resto, incluindo cerimónias religiosas, será a ver com tradição do que outra coisa qualquer.
Há muito tempo que deixei de ser religioso, mas não quer dizer que vá desrespeitar as tradições do Exército ou as colocar em causa.
Cumprimentos,
De acordo com a Lei:
Artigo 1.º Liberdade de consciência, de religião e de culto A liberdade de consciência, de religião e de culto é inviolável e garantida a todos em conformidade com a Constituição, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, o direito internacional aplicável e a presente lei.
Artigo 2.ºPrincípio da igualdade 1 — Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, perseguido, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever por causa das suas convicções ou prática religiosa. 2 — O Estado não discriminará nenhuma igreja ou comunidade religiosa relativamente às outras.
Artigo 3.ºPrincípio da separação As igrejas e demais comunidades religiosas estão separadas do Estado e são livres na sua organização e no exercício das suas funções e do culto.
Artigo 4.º Princípio da não confessionalidade do Estado 1 — O Estado não adopta qualquer religião, nem se pronuncia sobre questões religiosas. 2 — Nos actos oficiais e no protocolo de Estado será respeitado o princípio da não confessionalidade. 3 — O Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer directrizes religiosas. 4 — O ensino público não será confessional.
Resumindo:
Ou nas Forças Armadas Portuguesas se colocam membros de todas as religiões (o que acho impossivel dado o tamanho de religiões que existem no Mundo), ou então, não se coloca nenhum membro de nenhuma religião, respeitando-se assim a laicidade de Portugal.