Separatismos em Espanha

• 2282 Respostas
  • 527516 Visualizações
*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #255 em: Setembro 23, 2007, 04:29:56 pm »
Citação de: "HELLAS"
Citação de: "aladino"

Ainda que sei que penso que a voces nao gostam que diga isto, volto a dizer que Portugal é uma parte mais de Espanha (nao do estado espanhol).

HELLAS, correcto.......não gosto,.......fica bem melhor assim, "Portugal é mais uma parte da Peninsula Ibérica (não do estado espanhol)" . :wink:

um abraço

Mas tu tens claro que quando estou a falar de Espanha, estou a falar de qualquer nome alusivo Hespanha, ESpanya, hispania, Espanha, iberia...?quando falo em termos historicos ja diz istos nomes. Aqui, quando falo da atual España ja diz estado español para vos distinguir. Espero que percebas, porque nao é a minha intençao quer dizer que Portugal é ou faz parte da atual España, porque isso obviamente nao é certo.
Cumprimentos.

Hellas eu sei quem tu és, sei que és Hispanista (conforme também já assumiste), sei que vieste do fórum dos hispanistas com a intenção de uma forma subtil ir passando a doutrina dos hispanistas, carlistas, etc.
Essa vossa obsessão em querer igualar Espanha á peninsula Ibérica, é não só errada como também é doentia.
Para um hispanista é inaceitável que Portugal seja um país libre e independente e seja uma república.
Para quem não sabe para um hispanista, Portugal não devia ser mais do que a Catalunha, País Basco, Andaluzia, Galiza, Canárias, Castela e Leão, Castela a Mancha, Extremadura, Rioja, Navarra, Valência, etc, ou seja mais uma autonomia a juntar ás dazanove que possuem.
Para eles Portugal portanto desaparecer como país e nação, jurar a constituição espanhola, jurar fidelidade ao Rei espanhol (para assim ficarem obrigados a cumprir para sempre a submissão a Espanha as gerações presentes vindouras de Portugal) esta analogia lembra-me a prisão ao juramento do povo alemão quando fez o juramento a Hitler, juramento que só teve fim com a morte do ditador, ali nem assim a seguir a um Rei vem outro, para fazer cumprir a dita constituição.
Como vêem o fim imediato de Portugal, como nação, e o fim gradual progressivo da língua portuguesa (tal como aconteceu e aconte actualmente com a ultimas línguas resistentes não castelhanas) é o sonho dos hispanistas, iberistas, carlistas, etc.

Peninsula Ibérica é uma designação geográfica, Espanha é a designação politica do actual e passado (desde 1714) estado espanhol.

Hellas é insultuoso chamar espanhol a um português, certamente qualquer espanhol sabe isso, muda de atitude.
Hellas dizes que gostas de Portugal, mas isso é gostar de forma
insensata falsa e hipócrita, na realidade o que os hispanistas, iberistas, carlistas, etc querem é dominar e possuir Portugal, todos os países que querem anexar estados ou regiões dizem gostar desses povos a anexar e integrar, é assim uns engolem e os outros são engolidos.

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #256 em: Setembro 23, 2007, 07:35:25 pm »
Onde nao á nao pode-se sacar.....admito que nao posso contigo.Esqueçe-me.

*

garrulo

• Perito
  • **
  • 531
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #257 em: Setembro 23, 2007, 08:00:36 pm »
Hellas, el mejor modo de desencantarse de Portugal, es leeer aquí. No sé si son representativos, pero mi conocimiento de esta tierra proviene de este foro.
España tiene el 107% de la renta de la UE, Portugal el 75%, entramos al mismo tiempo. No seremos tan tontos.

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6546/-1406
(sem assunto)
« Responder #258 em: Setembro 23, 2007, 08:04:46 pm »
Bom, a argumentação tem a sua razão de ser.

Hellas ->
Na verdade, você não pode dizer coisas como
Ainda que sei que pemso que a voces nao gostam que diga isto, volto a dizer que Portugal é una parte mais de Espanha (nao do estado espanhol).

E a razão já está mais que explicada.

Eu entender, entendo o seu ponto de vista, mas o seu ponto de vista é neste aspecto completamente irrealista.

Eu compreendo o que você quer dizer, mas você esquece o mais importante:

Essa Hispania ( digo Hispania para facilitar o entendimento ) de que você fala, e da qual Portugal fez parte, juntamente com os restantes países do que hoje chamamos peninsula ibérica, essa Hispania morreu Hellas.

Essa Hispania de que você fala, está morta.

Ela existiu, é verdade!
Portugal fez parte desse conceito de Hispania, é verdade.

Mas quando foi criado o actual Estado Español  a antiga Hispania foi destruida.

Tudo o que a antiga Hispania representava, e que não era mais que algo idêntico ao que hoje chamamos escandinávia, foi morto, por ordem e determinação do rei francês de Castela, com o objectivo de criar um estado unificado.

Esse Estado Unificado, foi feito à imagem exacta do Estado Castelhano. O resto dos países que davam forma à Hispania, foi pura e simplesmente ENGOLIDO pelo Estado Castelhano.

Sabendo do nacionalismo de todos os países peninsulares, o Bourbon,rebaptizou o Estado Castelhano e deu-lhe o nome de España.

A sua Hispania, Hellas, por muito orgulhosa e grandiosa que tivesse sido, morreu!
A sua Hispania, está morta e enterrada, foi assassinada pelos castelhanos e com ela, foi-se toda a grandiosidade, ainda que os castelhanos se tenham aproveitado dela, através de uma historiografia oficial completamente deturpada.

Hoje, mostram-lhe a si e a outros, um fantasma travestido, uma Castela mascarada e dizem-lhe que essa España, é a outra a Hispania de que você fala.

A diferença, é que essa «estória» a nós portugueses, já nos foi contada, e nós não caimos no logro.

Não há Hispania. Há uma enorme mentira. Um estado criado a ferro e fogo, contra a liberdade de nações inteiras.

Há aqueles que acreditam que a autonomia que os castelhanos, do alto da sua arrogância deram a galegos, bascos ou catalães é suficiente e que é a reconstituição da Hispania.

Eu afirmo que não é. É mais do mesmo.

Não há Hispania, e a única forma de voltar a haver Hispania (e eu já sei que não vai gostar do que vou dizer de seguida) é simples mas devastadora:

Para criar a España, foi preciso matar a Hispania.

Para voltar a haver Hispania, primeiro é preciso acabara com a España.

Não há outro caminho!

Só haverá Hispania, se um dia os fundamentos do actual Estado Espanhol forem pura e simplesmente destruidos.

Isso só acontecerá quando a familia real francesa for expulsa da peninsula, quando a monarquia for abolida, e quando os vários países ibéricos forem completamente independentes e separados, cada um com o seu Estado.

Nessa altura, então poderemos falar, porque nessa altura, sim, Portugal fará parte da Hispania.

Até que isso aconteça, existe a España castelhana. E dessa España Portugal nunca fez parte. Essa España, é vista com desconfiança pela maioria dos portugueses, embora a desconfiança seja muitas vezes ocultada pela tradicional boa educação das pessoas.
Essa España, tudo fez para nos invadir, para nos roubar, para nos destruir e para acabar com a nossa «Lusitana antiga liberdade» como lhe chamou Camões.

Essa España, nunca será um país amigo de Portugal, porque não vê Portugal como parte da Hispania (que Castela já matou) mas como uma provincia rebelde, que ao contrário das outras, não se sujeitou à morte e ao genocídio étnico.

Se você entender isto, então entenderá porque é que não gostamos que digam que fazemos parte da Espanha.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #259 em: Setembro 23, 2007, 10:15:29 pm »
Ok, se tudo o que eu temtei explicar nao vale para nada, se declarar-me hispanista e una coisa má para voces pois nao percebem que precisamente gosto do hispanismo por isso que ja explicas-te, se nao param de ver fantasmas onde nao existen, se continuan a dizer que coisas da nossa historia que nao sao suficientemente contrastadas,se sempre vai a estar na defensiva sem querer concordar nada, emtao, tenho pena por ter que abandonar este forum.
Foi lindo ate que durou pois gosto muito da historia peninsular e arramjar capitulos da nossa historia,mas nao pode ser que qualquer coisa que fale estao a tomar como un ataque e ainda pior, misturar coisas sem saber con certeza.
Obrigado per tudo.

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6546/-1406
(sem assunto)
« Responder #260 em: Setembro 23, 2007, 11:26:25 pm »
Hellas, você pode explicar o que quiser e falar o que quiser neste fórum porque desde que cumpra as regras não há razão nenhuma para não participar.

Mas para falar de temas como «Hispanismo» você tem que ter suficiente abertura de espirito para aceitar as ideias dos outros. Para o fazer, você tem que entender a realidade portuguesa, que é o que eu tenho pedido aos espanhóis que visitam este Fórum.

A História que temos em Portugal, não é a mesma que vocês têm em Espanha. Os acontecimentos são os mesmos, mas nós temos diferentes interpretações para as coisas. Você tem que entender essa realidade e sem a conhecer, não consegue comunicar de forma eficaz.

Eu pessoalmente não tenho nenhum problema em que você faça as afirmações que faz, mas sería bom que pensasse bem nos argumentos que lhe apresentamos.

A história peninsular é muito interessante e eu tenho estudado parte dela. Mas à medida que vou estudando e vou entendendo melhor, mais convencido fico de que tenho razão.

Há uns anos atrás eu não diria isto, porque tinha uma ideia muito mais uniforme sobre a realidade espanhola, mas à medida que se vai estudando o passado e cruzando as informações com o que se passa no dia a dia em Espanha, é inevitável fazer as comparações que nós fazemos.
=============

Além disto, você tem que entender que a ideia de «Hispanismo» pode até ser muito interessante, mas quando o Estado Espanhol foi criado, essa criação foi uma machadada no tal Hispanismo.

A ideia de federações ibéricas teve no passado vários defensores, mas por alguma razão essas ideias acabaram sempre por falhar.

Os portugueses não quiseram fazer parte dessa realidade e perder a sua autonomia, da mesma forma que os castelhanos o fizeram quando temeram que a sua autonomia fosse perdida se um rei português chegasse ao trono de Castela (vide a batalha de Toro).

Para finalizar, veja o que aconteceu na Escandinavia, onde os povos escandinavos são muito mais parecidos que por exemplo portugueses e catalães.

Os povos escandinavos também poderiam ter o seu Estado Escandinavo.

Mas preferiram seguir outro caminho. Eles até podem ter pactos militares, e até a companhia aérea Scandinavian, era a companhia nacional de todos os países escandinavos (Finlandia excluida).

Mas os escandinavos precisaram de um Escandinavismo?
Eles acharam que podiam colaborar melhor se cada país escandinavo mantivesse a sua independência.

O resultado: São dos paises mais ricos e progressivos da Europa e do Mundo.

A Hispania deveria ter seguido esse exemplo. Acabou por seguir o caminho da imposição de um Estado aos outros.
Não foi a melhor das soluções...

O Hispanismo, é hoje um sonho sem sentido. É um sonho romântico que naturalmente respeito, mas não deixa de ser um sonho romântico.

Isto não tem nada de «fantasmas».

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

Leonidas

• Analista
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #261 em: Setembro 24, 2007, 03:31:35 am »
Saudações guerreiras

Ok, se tudo o que eu temtei explicar nao vale para nada, se declarar-me hispanista e una coisa má para voces pois nao percebem que precisamente gosto do hispanismo por isso que ja explicas-te, se nao param de ver fantasmas onde nao existen, se continuan a dizer que coisas da nossa historia que nao sao suficientemente contrastadas,se sempre vai a estar na defensiva sem querer concordar nada, emtao, tenho pena por ter que abandonar este forum.
Foi lindo ate que durou pois gosto muito da historia peninsular e arramjar capitulos da nossa historia,mas nao pode ser que qualquer coisa que fale estao a tomar como un ataque e ainda pior, misturar coisas sem saber con certeza.
Obrigado per tudo.

Mas porquê ir-se embora? Porque é que não rebate as afirmações do Papatango?

Não tendo nenhuma pretensa em ser arauto em coisissíma nenhuma, mesmo assim, arrisco-me a fazer-lhe um desenho. Não prometo é que possa borrar a pintura, mas enfim, errar é humano evamos a ver se não darei por mal empregue o meu latim.

Nem tudo se explica com factos históricos, mas concerteza que ajuda muito, e muita coisa se entende hoje e entenderá no futuro baseados nessa perspectiva! Não é tudo na vida, mas obviamente que é intrínseco em quase em tudo que diga respeito a ambos os países, não acha? Aquilo que você não sabe, não significa que não exista. Aquilo que você não sabe, significa isso mesmo, ou seja, não sabe.

Isso é muito diferente de dizer que não existe ou que se inventam realidades. Nós portugueses até podemos estar errados, mas têm que nos dizer em quê, quando aquilo que você e os que partilham as suas opiniões, se cruzam, e cruzam-se com factos históricos (que apelido de lamentáveis) sobre assuntos que você quer e vê como sendo absolutamente normais! Pode ser para os espanhóis, mas não o é, e nem tem que ser exactamente igual para os outros e muito menos para os portugueses!        

O mundo não gira em torno de Espanha, ou até desse eventual revivalismo a que você chama de hipania, ou outro nome que lhe queira dar. Para haver uma hispânia tem que haver uma coisa uma coisa que muita gente não sabe e nem se dá ao trabalho de saber, talvez por pura arrogância: respeito.

Já agora que defensiva é essa que você fala? Você acha que somos todos uns neanthertais e que por pensarmos de maneira diferente rejeitamos o futuro, o progresso, etc, etc, etc,? Diga-me onde está escrito, que Portugal depende de Espanha para fazer o que quer que seja? Diga-me em que medida é que Portugal depende de Espanha para afirmar o seu progresso ou seja o que for? Porque haveríamos de precisar só de Espanha para haver progresso em Portugal? Porque haveríamos de precisar de uma hispânea, se temos o mundo todo com que nos preocupar? Será isso que interessa para nós? Não será mais o contrário? O significado que isso tem para a Espanha que se conhece hoje? Espanha, tal como Portugal ou outro pais qualquer têm o resto resto do mundo! Eu não entendo. Qualquer espanhol propõe progresso, mas só de uma maneira, tem piada: “Juntem-se a nós”.    

Se me propusesse: “Vamos dividir o mundo, vamos partilhá-lo!”. Aí sim, reconheceria grandeza nas suas palavras, porque partilha significa que existe mais que um. Mais que uma entidade... distinta daquilo que você é até como pessoa... Até nisto você é obrigado a olhar para trás e, por favor, não me venha com a história dos fantasmas. Consegue ver onde está a diferença?    

Porquê falar-me de uma hispânia se uma maior já existe com dezenas de países? Chama-se União Europeia, sabe o que é? Eu é que não entendo essa fixação, pode-me explicar, por favor? Você acha que todos são iberistas, lá por termos, neste momento, um governo sob influência espanhola e o seu país ser hábil em propaganda ofensiva contra os portugueses?

Saiba o sr. Hellas que quem em Portugal for iberista/hispanista/ou outra coisa qualquer a chaeirar ao mesmo ou demasiadamente próximo de Espanha significa traição á pátria e corre o risco de se atravessar á frente da bala se esse for o azar. Você sabe o que isso significa? E porque será por serem mais os iberistas e não propriamente os europeístas, por exemplo? (se bem que vai dar quase ao mesmo) Serão fantasmas, como o sr. Hellas afirma? Você acredita nisso tudo? Você consegue ser assim tão ingénuo, vive nas nuvens ou está a gozar connosco?  

Saiba o sr, Hellas, que Hispânea, até há altura da desgraça, dezenas de vezes explicada pelo papatango, significava partilha de algo em comum (isto coincide com o que o sr. Hellas quer). Saiba também o sr. Hellas que, até nesse tempo, Portugal foi um reino independente – UM PAÍS INDEPENDENTE. (sobre esta última parte desconheço em absoluto as ideias do sr. Hellas).

O sr. Hellas garante-me que com a sua boa vontade e um tipo porreiro que deve ser - não sei -, que essa ideia que tem, Portugal tem a sua indepêndencia política, ou será que para a sua hispânia isso não interessa? Se no passado isso não interessava, será agora importante? Se é importante a questão das independências ou das dependencias, como será então para o resto da península ibérica? Será que vamos assistir a uma coisa tipo “capitais europeias da cultura”?

Cumprimentos

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #262 em: Setembro 24, 2007, 02:10:17 pm »
Certamente, é dificil responder novamente o que ja expliquei muitas vezes, mas vai a ser a ultima. Tudo que que explique ca novamente é unicamente no meu pensamento e pemso que tambem de outros, mas nao posso acreditar por eles.

ESPANHA vs. PORTUGAL
Na atualidade NAO Á, NAO EXISTE, NIGUEM PROMOVE nada contra Portugal, NADA. Vais pela rua e falas, olhas os jornais e NADA, vais pelos povos e vilas perto da fronteira e NADA. Ninguem fala de foder Portugal e os portugueses, NINGUEM FALA DE ABSORVER PORTUGAL NO ESTADO ESPANHOL de fazer desaparecer a lingua, cultura, tradiçoes,etc...portuguesas.

HISPANISMO
Obviamente quando sempre falo de hispanismo e hispanidade é basandome nos antigos tempos para expoer que nao somos diferentes, que temos una historia comun e entroncada. O ESTADO ESPANHOL = A ESPANHA DE HOJE EM DIA, diferemciem, ESPANHA, ESPAÑA, HISPANIA,HESPAÑA,IBERIA,ETC = A TUDO O PASSADO. Nao quero utiliçar o passado para conseguir nada de voces. NAO QUERO QUE A LINGUA PORTUGUESA SEJA ABSORVIDA, NAO QUERO QUE A ESSEMCIA PORTUGUESA SEJA FODIDA, NAO QUERO QUE OS PORTUGUESES SEMTAM-SE "ATACADOS" POR NOS,¡¡ QUERO O MELHOR PARA PORTUGAL!!, NAO QUERO QUE PORTUGAL PERDA A SUA INDEPENDENCIA!!!.
Eu nao sou quem esta errado, sei isso com certeza, pode ser una diferemça de concepto mas so isso.

AFINIDADE DE PORTUGAL COM CATALUNHA, GALIZA, PAIS VASCO.
Voces estao a querer identificar-vos com estas comunidades, pelo facto que ALGUNS querem ter coisas muito discutiveis e nos os do estado espanhol debemos lavar issos assumtos na nossa casa, nao tem nada que ver com Portugal que se passa ai. Voces estao a ver-lo desde fora e nao sabem muitas coisas do se passa no dia a dia. Em ESpanha tudo esta comprado pelos poderes, tv, impresa, webs, radios estan de parte de uns e de outros, en no meu caso, em Catalunha nao a liberdade de expressao,pois tuda a impresa esta ao serviço do poder autonomico e quem diz ou opina alguna coisa diferente e cruxificado e atacado, sem ter liberdade. Aqui esta tudo hiperpolitiçado, e se voces querem opinar com criterio deben ter factos, noticias, opinoes, estudios,etc...dos dois bandos e aqui isso nao se faz, apenas o Comanche a pegar ca noticias que vai contra a integridade de ESpanah, ele esta no seu dereito, mas isso nao quer dizer que seja verdade. Pelo menos no nacionalismo catalao e incredivel a quantidade de falsedades historicas, simplemente incredivel.
Emtao, nao queram comparar-se a eles, pois algum iam a dizer que voces sao como os castelhanos, conquistadores, assasinos, furtadores, opresores,etc....a historia esta cheia de curiosidades que como ja diz posso justificar a maioria dos seus argumentos.

A MINHA PESSOA
Ja saiu o Comanche a misturar tudo sem saber nada e creer que ser hispanista, ser carlista ou ser o que seja, é o mesmo. So posso o rir dele ou tirar as maos na minha cabeça quando diz que ele conosce-me e que sou isto ou aquelo pelo facto que tambem frequento outro forum ¿¿??.Que caralho sabe ele de mim para falar assim?. Nao basta com estar ca e temtar falar no vosso idioma como mostra de quer amoldar-me ao lugar? nao basta com por vezes confrontrar-me com os meus compatriotas em segum que coisas que acho nao correctas ou que pemso diferente?....acima chama-me hipocrita e utiliça a minhas mostras de gostar Portugal para dizer que sao palabras persuasivas para quer trazer os portugueses como se de camtos de sirena foram a meu terreno ¿¿?? Estou farto de estar ca de boas a debatir e ter que ler continuamente esta pessoa que entra no meio do debate a dizer asneiras sem sentido e sem justificaçao. Se ele semte odio por o estado espanhol tem tudo o direito, mas pelo facto de eu ser espanhol nao pode pretender a uniformidade de pensamentos e ainda mais se nao sao conoscidos para ele.

Alem de tudo isto, fico conturbado quando lejo coisas como que nos em geral estamos a dizer... “Juntem-se a nós”..., mas quem diz que juntem-nos? a hipotetica relaçao entre Espanha e Portugal nao passa por que Portugal deixe de ser-lo, mas isso esta a sair mais em Portugal que ca, issas hipotesis sao ou nulas o minimas no nosso debate nacional.

Tambem tenho que ler isto..."Saiba o sr, Hellas, que Hispânea, até há altura da desgraça, dezenas de vezes explicada pelo papatango, significava partilha de algo em comum (isto coincide com o que o sr. Hellas quer). Saiba também o sr. Hellas que, até nesse tempo, Portugal foi um reino independente – UM PAÍS INDEPENDENTE. (sobre esta última parte desconheço em absoluto as ideias do sr. Hellas)"..... Sr. tenho MUITO CLARO que Portugal desde faz muito tempo e un pais independente, arramjar algun comentario meu que eu diga o contrario, para maior sorpresa falas de min e depois diz que descoheçes em absoluto as minhas ideias, emtao?

TAmbem tenho que ler isto....Saiba o sr. Hellas que quem em Portugal for iberista/hispanista/ou outra coisa qualquer a chaeirar ao mesmo ou demasiadamente próximo de Espanha significa traição á pátria e corre o risco de se atravessar á frente da bala se esse for o azar....Traidor a patria admitir que temos os mesmos origens, cultural, historica, etnicamente? simplesmente espetacular, e acima se diz isso da bala ¿¿??, isto e um forum com sentido comun?

Quando se diz que tudo esta ja feito na uniao europeia, pois acho que precisamente isso é o que vai a ser o fin, se assim tivera que ser e espero que nao, de Portugal, como tambem poder ser de Espanha, pois a UE e un negocio que nao esta por defender linguas, culturas e historias dos povos, so esta pelos €. O perigro vem de ai nao de nos.

Nao se pode comparar a Escandinavia com a Hispania, pois ca quando se passou tudo isso, o que estaba acima de tudo era a defesa da religiao e as terras e ja foram muitos os interesses de portugueses, leoneses, castelnhanos, aragoneses ou navarros em emtroncar issos reinos e nessa altura o estado espanhol nao existia.

Papamtango, sim, eu sonho romantico, mas nao estou a pretender querer teletransportar aquelo a os tempos de agora, nao estou sem sentido. Mas da mesma forma que isso e o que voces tem com origem ao vosso pais, historia, independencia,etc, e o mesmo que eu quero para justificar una "uniao" sentimental, historica, social e ate comercial, mas NAO UNA UNIAO POLITICA, porque nos, Espanha e voces Portugal, para a os paises poderousos da UE somos merda, que por as nossas culpas eles perderam poder economico no momento de entrar na comunidade, ou nao lembram quando os franceses na sua fronteira tiravam tudo o que os camioes espanhois e portugueses transportaban para Europa?nao eramos nos os espanhois os que estabamos a foder, nao, foram outros, e sim fomos muitos espanhois os que protestamos quando na desgraça do Prestige o governo de Aznar pemsou em levar tuda issa merda para Portugal como tambem no passado foram exercitos do reino astur-leones que foram a lutar contra os mouros em Lisboa, e assim muitas coisas mais, porque nao so o REino de Portugal tive guerras com Castelha, que isto é o vosso problema, ter ainda na cabeça que o estado espanhol e a herença de Castelha, por favor! que sim, que no passado tambem passaram coisas, guerras ou confrontos, sim, passaram, mas como é possivel que ainda tinham isso na cabeça e as coisas boas nao?.
Olivença?, ja falei disso, busquem e lejam. Estou farto de que por vezes se fale mais das desgraças nossas que das vossa, so tem que ver-se o forum por vezes se fala mais de nos.

Escreveria muito mais, mas nao tenho tempo e ja estou cansado de repeter mais o mesmo que ja foi explicando em outras vezes.
Por ultimo vou a dizer que da mesma forma que admiro a vossa força como pais, uniao e sentir nacional, acho que estao a cometer o erro de sentir-se atacados ou ser derrotistas, pois assim parece que sempre tem que estar alerta, mas de que?nao percebo. Em geral so estou a escutar pela vossa parte que Portugal esta fodida, e nos temos a culpa?mas nao fazem esforço nenhum?,ca estamos nos para ajudar caralho como principal aliado que deberiamos ser , pois faz nada apenas 20 anos Espanha estabamos bem fodidos e agora estamos um pouco menos, sem recursos, em crisis permanente, e nao culpamos a ninguem de isso.

Nao vou a voltar a justificar mais nada, e se querem ou acham que sou molesto para este forum gostosamente cumplo o que ja diz. Nao sou una criança ou um fundamentalista que nao vou a escutar ninguem, mais eu pedo o mesmo. Voces mesmos, segum digam eu faço.

Saudades.

*

aladino

• Membro
  • *
  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #263 em: Setembro 24, 2007, 02:49:31 pm »
HELLAS, então se pensas assim....., porquê é que te queres ir embora deste forum ?......, todos temos as nossas opiniões,....mas podemos concordar ou não com as dos outros,...isso não significa teres de te ir,...., vá lá pensa bem e reconsidera....., o teu Português não é nada mau......, se todos os espanhóis que por aqui andam se esforçassem para escrever como tu o fazes e sem orgulhos patrióticos...já eram bom .  c34x

cpts

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10754
(sem assunto)
« Responder #264 em: Setembro 24, 2007, 03:53:13 pm »
O Hellas, apesar de espanhol, não é mau rapaz.  :wink:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #265 em: Setembro 24, 2007, 04:06:50 pm »
Caro Aladino. Eu nao tenho problema em que alguem nao este conforme com os meus plantejamentos, podem diferir sem problema. O que se passa é que o que agora expliquei ja foi explicado varias vezes, e tambem á pessoal que insiste e contrariar coisas firmes e irrevativeis, e alguns continuam a nao querer entender nem plantejar-se nada do que eu possa dizer.
Fiquei ca com a ideia de que como formas razonaiveis, pacificias, amigaveis, desde um ponto de vista de "irmaos" plantejar coisas para estar melhor entre nos, mas algun semta-se melhor estar num confronto permanente com argumentos de faz varios siglos, como se nos nissos tempos ja estiveramos ai, ou como se agora tiveramos mesmas pretensoes. Parece que o facto de que eu, catalao, tambem este orgulhoso de ser espanhol seja ja um castelhano antiportugues que quero foder-vos, pois alguns identificam-se com o sentir nacionalista catalao ou de outros, e issa é a diferemça, que no Estado Espanhol a "varios Portugal" no sentido linguistico, historico, etc...mas nao pode ser o mesmo no sentido politico, pois no seu momento e nao obrigados voluntariamente quiseram estar unidos, ja seja dinasticas ou politicamente, mas nao pela guerra.
Sou o primeiro a reconoscer que ja ouveram reis espanhois lamentaveis e jogaram contra a nossa imagen, mas tambem ouveram de bons,e isso pemso que tambem ja passou em Portugal ou em outros reinos do mundo, á de tudo, mas se no tema do hispanismo se diz que isso esta morto porque nao se diz o mesmo com os antigos "problemas"?
Por vezes se lem coisas incomprensiveis, como que Espanha nao tem em conta Portugal para nada e despois lem-se outras a dizer que ESpanha quere absorver Portugal ¿¿??. Emtao, como eu gosto de raçonar quando estou a ler algunas coisas nao posso continuar a ter de tu a tu raçonamentos normais e pemso que é melhor deixar estar o forum e que existam pessoas que continuen a enganhar-se a se mesmo.
Nao acho como a pessoal que prefere estar en confronto que confraterniçar.
Obrigado pelos teus cumprimentos pelo portugues que temto falar ou escreber, mas com estas pequenas coisas eu pensaba que seriam mostras para que algums tiveram boa vontade, mas nao. Acredito que o pouco que sei de portugues aprendi sozinho, de ler e ouvir a os meus amigos de Lisboa. Mas ainda assim, algun pelo facto de ser espanhol ja pemsam que sou un conquistador, um mataportugueses, um absorbe patrias e nao mira que em todo caso sou eu quem esta sendo absorvido de forma voluntaria no momento que quero estar mais perto de Portugal.
É curioso, mas em Espanha, Portugal esta de moda, podem ver-se pelas ruas, chapeaus, camisolas,etc...em forma de souvenir se gostam pemsar assim, mas se leva sem receios, porque gostan os cores, porque nao sentem odio, porque consideram um pais amigo, etc....nao, alguns gostam mais de pemsar que fazem isso porque pemsam que Portugal é do estado espanhol, que o vosso territorio tambem é deles, ou que é una forma de acreditar que Portugal tambem e Espanha (do estado).
En fim, que faça o que se faça sempre vai a ver motivos para discutir.

Cumprimentos.

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #266 em: Setembro 24, 2007, 07:03:29 pm »
El Gobierno financia una muestra de los 'Països Catalans'

El ministerio de Cultura, a través de la Sociedad Estatal de Conmemoraciones Culturales (SECC), financia la exposición "1907-2007. Un siglo de cultura y ciencia en los Países Catalanes", de "elevado tono soberanista", según informa el diario ABC, y que utiliza ya desde su epígrafe una "terminología inconstitucional", a juicio del Partido Popular". En concreto, la SECC, organismo estatal adscrito a la cartera que dirige César Antonio Molina, contribuyó en 2006 -aún estaba al frente del ministerio Carmen Calvo- con una partida de 357.400 euros, equivalente al 50% de los costes presupuestados, al desarrollo de actividades del centenario del Instituto de Estudios Catalanes (ICE), entre las que figura dicha muestra.

El diario afirma que "fuentes de la reconocieron su participación en el proyecto mediante "aportación económica", si bien matizaron que del "trabajo y la organización" se encargaba el ICE. No obstante, el presidente de la citada sociedad estatal, José García-Velasco, subrayó el pasado 12 de septiembre en la presentación de la muestra que "para el ministerio de Cultura es un honor y una obligación participar en el centenario de una institución como el ICE".

Además, según ABC, García-Velasco se jactó del apoyo prestado y de que con la exposición "devolvamos a la ciudadanía una de las épocas más brillantes de la cultura y la ciencia en España y Cataluña protagonizada por el IEC, cuya labor se vio truncada por la Guerra Civil y el franquismo".

Asimismo, se añade, el vicepresidente del Institut, Antoni Riera, explicó en el mismo acto que los organizadores, con "el deseo de que llegue al mayor número de personas de los Países Catalanes", concibieron la muestra en dos formatos. Una versión extensa, tras exhibirse en la Casa de Convalecencia de Barcelona, viajará en febrero de 2008 a la Residencia de Estudiantes de Madrid, mientras que otra reducida recorrerá, entre otras ciudades, Palma de Mallorca, Mahón, Valencia, Alicante y la localidad francesa de Perpiñán.

David Serra, vicesecretario del PP valenciano, ya ha denunciado que el ministerio de Cultura "no muestre el más mínimo respeto por las señas de identidad valencianas y por la Constitución española", al manifestar su respaldo "explícito y descarado a una exposición vergonzosa, que utiliza nombres inconstitucionales para referirse a la Comunidad Valenciana". Los populares valencianos no sólo critican el uso de la expresión "Países Catalanes", sino también que la exposición se apropie de "referentes culturales o científicos" valencianos.

De hecho, figuran en el inventario de la muestra volúmenes como "Primer vocabulario ortográfico del valenciano según las normas de Castellón", de Carles Salvador, o "Normas de ortografía valenciana", publicado por el Ayuntamiento de Valencia en 1933. Además, aparecen otros libros editados por la Universidad de esta ciudad, así como referencias bibliográficas del humanista valenciano Juan Luis Vives, entre ellas el texto sobre su relación con Inglaterra, que también forma parte de la colección. Otros títulos significativos son "La ciencia en la historia de los Países Catalanes" o "Una conmemoración clandestina en 1949". Pese a que fuentes de la Sociedad Estatal de Conmemoraciones Culturales (SECC) niegan que este órgano esté detrás de la muestra -al margen ya de lo económico- , el folleto incluye el logotipo del ministerio de Cultura y el del Instituto de Estudios Catalanes, ambos en el mismo espacio bajo las palabras "organización y producción". El folleto también destaca entre el legado de los "Países Catalanes" la obra del poeta valenciano del siglo XV Ausiàs Marc.

http://www.diarioiberico.com/actualidad/el-gobierno-financia-una-muestra-de-los-pa%efsos-catalans-15578.html

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #267 em: Setembro 24, 2007, 07:11:21 pm »
Multan a un alto cargo de Carod por llevar el CAT

La Guardia Urbana de Barcelona ha impuesto una multa de 90 euros al secretario general de la consejería de la vicepresidencia de la Generalitat de Catalunya -cuyo titular es Josep Lluís Carod-Rovira-, Rafel Niubó, por llevar la pegatina CAT en la matrícula de su coche particular, cubriendo así la E de España. Niubó anunció que recurrirá la multa y, además, aseguró que seguirá llevando el distintivo, tapando la E de España de la matrícula, según informa la Agència Catalana de Notícies. La multa, según explicó Niubó, no la impuso el Ayuntamiento de Barcelona, sino el Servicio Catalán de Tráfico, que deberá decidir ahora si inmoviliza el vehículo de Niubó.

http://www.diarioiberico.com/actualidad/multan-a-un-alto-cargo-de-carod-por-llevar-el-cat-15571.html

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #268 em: Setembro 24, 2007, 07:23:03 pm »
Citação de: "comanche"
El Gobierno financia una muestra de los 'Països Catalans'

El ministerio de Cultura, a través de la Sociedad Estatal de Conmemoraciones Culturales (SECC), financia la exposición "1907-2007. Un siglo de cultura y ciencia en los Países Catalanes", de "elevado tono soberanista", según informa el diario ABC, y que utiliza ya desde su epígrafe una "terminología inconstitucional", a juicio del Partido Popular". En concreto, la SECC, organismo estatal adscrito a la cartera que dirige César Antonio Molina, contribuyó en 2006 -aún estaba al frente del ministerio Carmen Calvo- con una partida de 357.400 euros, equivalente al 50% de los costes presupuestados, al desarrollo de actividades del centenario del Instituto de Estudios Catalanes (ICE), entre las que figura dicha muestra.

El diario afirma que "fuentes de la reconocieron su participación en el proyecto mediante "aportación económica", si bien matizaron que del "trabajo y la organización" se encargaba el ICE. No obstante, el presidente de la citada sociedad estatal, José García-Velasco, subrayó el pasado 12 de septiembre en la presentación de la muestra que "para el ministerio de Cultura es un honor y una obligación participar en el centenario de una institución como el ICE".

Además, según ABC, García-Velasco se jactó del apoyo prestado y de que con la exposición "devolvamos a la ciudadanía una de las épocas más brillantes de la cultura y la ciencia en España y Cataluña protagonizada por el IEC, cuya labor se vio truncada por la Guerra Civil y el franquismo".

Asimismo, se añade, el vicepresidente del Institut, Antoni Riera, explicó en el mismo acto que los organizadores, con "el deseo de que llegue al mayor número de personas de los Países Catalanes", concibieron la muestra en dos formatos. Una versión extensa, tras exhibirse en la Casa de Convalecencia de Barcelona, viajará en febrero de 2008 a la Residencia de Estudiantes de Madrid, mientras que otra reducida recorrerá, entre otras ciudades, Palma de Mallorca, Mahón, Valencia, Alicante y la localidad francesa de Perpiñán.

David Serra, vicesecretario del PP valenciano, ya ha denunciado que el ministerio de Cultura "no muestre el más mínimo respeto por las señas de identidad valencianas y por la Constitución española", al manifestar su respaldo "explícito y descarado a una exposición vergonzosa, que utiliza nombres inconstitucionales para referirse a la Comunidad Valenciana". Los populares valencianos no sólo critican el uso de la expresión "Países Catalanes", sino también que la exposición se apropie de "referentes culturales o científicos" valencianos.

De hecho, figuran en el inventario de la muestra volúmenes como "Primer vocabulario ortográfico del valenciano según las normas de Castellón", de Carles Salvador, o "Normas de ortografía valenciana", publicado por el Ayuntamiento de Valencia en 1933. Además, aparecen otros libros editados por la Universidad de esta ciudad, así como referencias bibliográficas del humanista valenciano Juan Luis Vives, entre ellas el texto sobre su relación con Inglaterra, que también forma parte de la colección. Otros títulos significativos son "La ciencia en la historia de los Países Catalanes" o "Una conmemoración clandestina en 1949". Pese a que fuentes de la Sociedad Estatal de Conmemoraciones Culturales (SECC) niegan que este órgano esté detrás de la muestra -al margen ya de lo económico- , el folleto incluye el logotipo del ministerio de Cultura y el del Instituto de Estudios Catalanes, ambos en el mismo espacio bajo las palabras "organización y producción". El folleto también destaca entre el legado de los "Países Catalanes" la obra del poeta valenciano del siglo XV Ausiàs Marc.

http://www.diarioiberico.com/actualidad/el-gobierno-financia-una-muestra-de-los-pa%efsos-catalans-15578.html

Una mostra mais da falta de respeito do nacionalismo catalao verso outras sensibilidades.Inventan-se o concepto de Paissos Catalans, quando alem de CAtalunha ninguem quere fazer parte desse concepto.Mas eles tem ao governo apanhado pelos colhoes e faz o que eles querem.
Se os valencianos nao querem fazer parte disso porque os nacionalistas catales insistem? Parece-se esto ao mesmo que CAstela ja faz con voces,nao é?

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #269 em: Setembro 24, 2007, 07:27:59 pm »
La Guardia Urbana de Barcelona ha impuesto una multa de 90 euros al secretario general de la consejería de la vicepresidencia de la Generalitat de Catalunya -cuyo titular es Josep Lluís Carod-Rovira-, Rafel Niubó, por llevar la pegatina CAT en la matrícula de su coche particular, cubriendo así la E de España. Niubó anunció que recurrirá la multa y, además, aseguró que seguirá llevando el distintivo, tapando la E de España de la matrícula, según informa la Agència Catalana de Notícies. La multa, según explicó Niubó, no la impuso el Ayuntamiento de Barcelona, sino el Servicio Catalán de Tráfico, que deberá decidir ahora si inmoviliza el vehículo de Niubó.

A multa nao é por levar un autocolante de CAT, se nao por levar un autocolante num lugar onde esta proibido, e se for outro autocolante tambem multarian. Alguns gostan do sensacionalismo, pois se passa que o governo da cidade de BArcelona sao os mesmos com quem governan na Generalitat de CAtalunya (governo catalao),eles sabem perfeitamente que nao se pode tapar a matricula com nada.