Separatismos em Espanha

• 2282 Respostas
  • 529374 Visualizações
*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #780 em: Fevereiro 15, 2008, 11:44:47 pm »
Bieito Lobeira, deputado do BNG

Por que falan de liberdade cando odian ao galego?

Vin estes días como concelleiros do PSOE na Coruña afirman publicamente, sen rubor, non estaren dispostos a asinar documentos públicos en lingua galega. Vin ao responsábel da sucursal do PP na Galiza, Núñez Feijoo, amparando as teses máis anti-galegas e reaccionarias de colectivos tan marxinais (iso si, perfeitamente financiados) como magnificados polos medios de comunicación.

Escoitei a algún conselleiro -Méndez Romeu- afirmando que na Galiza non había conflito lingüístico de ningún tipo. Lin iniciativas parlamentares do PP solicitando que se lle impida ás seleccións nacionais de Galiza nas diferentes disciplinas deportivas xogaren partidos oficiais, ao mesmo tempo que instan (através da correspondente Proposición non de Lei) que a selección de España dispute partidos no noso país. Escoitei a Mariano Rajoy defendendo a eliminación do galego, euskera e catalán das escolas oficiais de idiomas. Ou a Carlos Negreira (PP) defendendo o 17 de Maio (!!) introducir o chinés en “La Coruña”. Ou ao alcalde de Tui mantendo sinaléctica en español “para que entendan os portugueses, que veñen moitos”. Ou a deputados do PSOE (tamén da súa sucursal galega) criticar o ensino infantil en galego... E ainda falan de liberdade.

Por que odian ao noso país? Por que lles gostaría que desaparecera o noso idioma? Que mal lles fai? Por que pretenden que deixemos de ser o que somos, e converternos noutra cousa? Que dano lles fixemos? Por que non respectan o seu propio país, as súas xentes, o seu idioma, a súa cultura nacional?

Non hai nada pior na vida que renegar da Terra na que se nasceu e do pobo ao que se pertece. E lamentabelmente, na historia do noso país hai exemplos de renegados, de acomplexados que odian o propio e pensan que os galegos non somos nada, non valemos nada, ou que somos un pobo inútil, e que para ser algo na vida temos que renunciar ao noso. Comezando pola lingua, e continuando polo acento. E se é imitación andaluza, mellor.

Xa está ben. Non se trata de liberdade, non. De todo o contrario: de vergoña, de traizón, de complexo, de humillación, de autoodio. Non é liberdade: é odio.

http://www.anosaterra.org/index.php?p=nova&id_nova=4777

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #781 em: Fevereiro 16, 2008, 12:03:16 am »
Putin cita a Espanha como um dos exemplos da dualidade de critérios do Ocidente.

Moscú, 14 feb (EFE)- El presidente de Rusia, Vladímir Putin, citó hoy a España como uno de los ejemplos del "doble rasero" de Occidente respecto al separatismo, en alusión al eventual reconocimiento de la independencia de Kosovo.
"En España la gente no quiere vivir en un solo Estado, entonces apoyadles allí", dijo Putin inmediatamente después de mencionar en el mismo contexto a la parte norte de Chipre, "independiente de facto pero no reconocido por nadie".

Entre sus ejemplos, citados en la conferencia de prensa anual para medios nacionales y extranjeros, no faltaron tampoco los regímenes separatistas de Abjasia y Osetia del Norte en Georgia, que contaron en sus sucesivas guerras de secesión con el apoyo directo de Rusia y siguen recibiendo ayuda económica, política y militar.

"¿No os da vergüenza, a los europeos, de semejante doble rasero?", se preguntó Putin.

El ministro español de Asuntos Exteriores, Miguel Ángel Moratinos, afirmó el pasado martes en Saint Julians (Malta), sobre la posible secesión de la provincia serbia de Kosovo, que "España es siempre contraria a una declaración unilateral de independencia".

Reiteró el interés español en mantener "una posición unitaria de la Unión Europea" sobre la cuestión kosovar basada en la "legalidad internacional".

El presidente ruso recordó que en Kosovo tuvo lugar un conflicto étnico en el que "ambas partes cometieron atrocidades".

"Nos dicen que Kosovo es un caso especial. Es todo mentira, no es ningún caso especial y todos lo entienden perfectamente. Proponemos a nuestros socios (internacionales) elaborar unas reglas de comportamiento únicas para no fomentar los separatismos", dijo.

Añadió que en la actualidad "el derecho internacional no protege los intereses de los países pequeños" y prometió "plantear sin falta" el tema de Kosovo en el Consejo de Seguridad de la ONU.

"El estatuto de Kosovo está refrendado en la resolución 1244 del Consejo de Seguridad de la ONU y todos los países miembros de Naciones Unidas deben acatar esas decisiones", afirmó. EFE mb/bsi/ah/lab

http://www.terra.com/noticias/articulo/html/act1135800.htm

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #782 em: Fevereiro 16, 2008, 12:10:13 am »
Ibarretxe mantem o referéndum vasco para outubro

El lehendakari, Juan José Ibarretxe, ratificó en la Universidad de Stanford, en Clifornia (EEUU), su intención de celebrar una consulta ciudadana en octubre de este año, y aseguró que el derecho a decidir no divide, sino que lo que genera división es que éste "le sea negado" al pueblo vasco. Durante una conferencia titulada Una propuesta para poner fin al conflicto vasco, Ibarretxe señaló que los vascos tienen "un doble reto fundamental: lograr la paz en un país que lleva mucho tiempo sufriendo la actividad violenta de ETA" y lograr la normalización política "mediante un pacto con el Estado español que permita poner fin a un conflicto político histórico".

Tras precisar que este "conflicto tiene su origen en el siglo XIX", señaló que "es necesario solucionarlo por vías políticas y democráticas, aplicando fórmulas modernas del derecho de autodeterminación de los pueblos, tal y como recomienda Naciones Unidas".

En su opinión, estas fórmulas y procedimientos ya han sido utilizados con éxito en otros lugares y situaciones similares, como el caso de Québec y Canadá, o en el mismo corazón de Europa, con ejemplos tan significativos como la reunificación de Alemania, Eslovenia, República Checa, Eslovaquia, Kosovo, Lituania, Estonia, Irlanda, Escocia, etc, y tantos y tantos ejemplos de solución de conflictos de naturaleza nacional".

Ibarretxe reconoció que el Estatuto de autonomía ha servido "para gestionar numerosas competencias propias", pero precisó que, "después de casi 30 años, la inmensa mayoría de la sociedad vasca reclama la negociación de un nuevo marco de relación entre Euskadi y España".

En esta línea, recordó que, el 31 de diciembre de 2004, el Parlamento vasco aprobó por mayoría absoluta el denominado plan Ibarretxe, "una propuesta que plantea un nuevo marco de relación con el Estado español basado en la libre asociación y en el respeto mutuo". No obstante, recordó que fue rechazada "por las Cortes españolas, pero está encima de la mesa como un instrumento que contiene las bases para solucionar el conflicto vasco, utilizando, única y exclusivamente, las vías políticas y democráticas".

http://www.diarioiberico.com/actualidad/ibarretxe-mantiene-el-refer%e9ndum-vasco-para-octubre-19019.html

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #783 em: Fevereiro 16, 2008, 12:42:03 pm »
Citação de: "comanche"
Putin cita a Espanha como um dos exemplos da dualidade de critérios do Ocidente.

Moscú, 14 feb (EFE)- El presidente de Rusia, Vladímir Putin, citó hoy a España como uno de los ejemplos del "doble rasero" de Occidente respecto al separatismo, en alusión al eventual reconocimiento de la independencia de Kosovo.
"En España la gente no quiere vivir en un solo Estado, entonces apoyadles allí", dijo Putin inmediatamente después de mencionar en el mismo contexto a la parte norte de Chipre, "independiente de facto pero no reconocido por nadie".

Entre sus ejemplos, citados en la conferencia de prensa anual para medios nacionales y extranjeros, no faltaron tampoco los regímenes separatistas de Abjasia y Osetia del Norte en Georgia, que contaron en sus sucesivas guerras de secesión con el apoyo directo de Rusia y siguen recibiendo ayuda económica, política y militar.

"¿No os da vergüenza, a los europeos, de semejante doble rasero?", se preguntó Putin.

El ministro español de Asuntos Exteriores, Miguel Ángel Moratinos, afirmó el pasado martes en Saint Julians (Malta), sobre la posible secesión de la provincia serbia de Kosovo, que "España es siempre contraria a una declaración unilateral de independencia".

Reiteró el interés español en mantener "una posición unitaria de la Unión Europea" sobre la cuestión kosovar basada en la "legalidad internacional".

El presidente ruso recordó que en Kosovo tuvo lugar un conflicto étnico en el que "ambas partes cometieron atrocidades".

"Nos dicen que Kosovo es un caso especial. Es todo mentira, no es ningún caso especial y todos lo entienden perfectamente. Proponemos a nuestros socios (internacionales) elaborar unas reglas de comportamiento únicas para no fomentar los separatismos", dijo.

Añadió que en la actualidad "el derecho internacional no protege los intereses de los países pequeños" y prometió "plantear sin falta" el tema de Kosovo en el Consejo de Seguridad de la ONU.

"El estatuto de Kosovo está refrendado en la resolución 1244 del Consejo de Seguridad de la ONU y todos los países miembros de Naciones Unidas deben acatar esas decisiones", afirmó. EFE mb/bsi/ah/lab

http://www.terra.com/noticias/articulo/html/act1135800.htm

O Comanche na sua linea. Agora ate o feixista e mafioso do Putin e bom para atacar Espanha. Parece que os teus "principios" sao esquecidos segun a tua convenença. O Putin e un verdadeiro representante da liberdade dos povos como o Checheno e nao vejo nehum comentario a defender-los do Putin.

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #784 em: Fevereiro 16, 2008, 12:43:47 pm »
No teu arramjamento diario de noticias, "esqueces-te" de esta.

http://www.diarioiberico.com/actualidad ... 19027.html

Como se diz por aqui "los arboles no te dejan ver el bosque".

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #785 em: Fevereiro 16, 2008, 02:37:25 pm »
HELLAS, seja honesto. O Comanche não inventa realidades, transmite-as.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #786 em: Fevereiro 16, 2008, 05:03:33 pm »
Citação de: "Lancero"

Eu nao digo que invente, eu sei que transmite, mas sim omite o que nao interessa. O que nao pode ser que se ele transmite o que ela quera ou considere, eu nao possa fazer o mesmo ou rebatir o que ele pretende, e mais quando eu sou catalao, eu sou espanhol, eu falo castelhano, eu falo catalao e eu moro em CAtalunha e vou a saber melhor que ele como estao as coisas.
Podes crer que eu sei quando uns fazen coisas mas e quando os outros tambem fazem. Na cabeça do Comanche nao entra por exemplo que eu sendo catalao e falando catalao habitualmente no dia a dia, nao seja independentista ou antiespanhol, e se nao sou assim eu sou un franquista, un feixista, etc...
Ca a vida politica e compricada, mas nao é tanto no pessoal no dia a dia, nao a problemas linguisticos, practicamente tudos falamos as dois linguas sem problema, e so ca os politicos encarregam-se de estar continuamente criando confrontos para justificar-se.
Se o Comanche é esquerdista, e apoia o independentismo pro-catalao, pro-vasco, pro-galego, incluso se é antiespanhol, que seja o que quera, mas se diz coisas que nao sao pois tenho ou temos que dizer a realidade. Eu sem ser portugues nao posso pretender saber mais que voces do que se passa no vosso pais. Como ves, ele é sempre destructivo contra nos, diz entao que temos que fazer? calar. Ele que faça o que quera, que nos tambem. E volto a dizer que se algun diz ou pensa que é o que nos fazemos ca neste forum sendo portugues, emtao eu volto a dizer que se se fala de coisas referentes a Espanha temos a legitimidade de poder intervenir, pelo menos para defender-nos.

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #787 em: Fevereiro 16, 2008, 05:46:40 pm »
Citação de: "HELLAS"

Eu nao digo que invente, eu sei que transmite, mas sim omite o que nao interessa. O que nao pode ser que se ele transmite o que ela quera ou considere, eu nao possa fazer o mesmo ou rebatir o que ele pretende, e mais quando eu sou catalao, eu sou espanhol, eu falo castelhano, eu falo catalao e eu moro em CAtalunha e vou a saber melhor que ele como estao as coisas.
Podes crer que eu sei quando uns fazen coisas mas e quando os outros tambem fazem. Na cabeça do Comanche nao entra por exemplo que eu sendo catalao e falando catalao habitualmente no dia a dia, nao seja independentista ou antiespanhol, e se nao sou assim eu sou un franquista, un feixista, etc...
Ca a vida politica e compricada, mas nao é tanto no pessoal no dia a dia, nao a problemas linguisticos, practicamente tudos falamos as dois linguas sem problema, e so ca os politicos encarregam-se de estar continuamente criando confrontos para justificar-se.
Se o Comanche é esquerdista, e apoia o independentismo pro-catalao, pro-vasco, pro-galego, incluso se é antiespanhol, que seja o que quera, mas se diz coisas que nao sao pois tenho ou temos que dizer a realidade. Eu sem ser portugues nao posso pretender saber mais que voces do que se passa no vosso pais. Como ves, ele é sempre destructivo contra nos, diz entao que temos que fazer? calar. Ele que faça o que quera, que nos tambem. E volto a dizer que se algun diz ou pensa que é o que nos fazemos ca neste forum sendo portugues, emtao eu volto a dizer que se se fala de coisas referentes a Espanha temos a legitimidade de poder intervenir, pelo menos para defender-nos.

Impecable intervención: firme y respetuosa.
 :G-beer2:

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #788 em: Fevereiro 16, 2008, 06:00:29 pm »

No seu contraditório - que todos esperamos e agradecemos que faça, até pelas razões que descreve - pode ser interventivo e firme sem ser 'provocador'. O que, diga-se em abono da verdade, o HELLAS nem costuma ser.
Já o disse mais que uma vez. O contraditório às notícias que o Comanche coloca, no seu direito, é desejável e eu espero que o continuem a fazer - excesso de informação nunca fez mal a ninguém.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #789 em: Fevereiro 16, 2008, 06:22:43 pm »

No seu contraditório - que todos esperamos e agradecemos que faça, até pelas razões que descreve - pode ser interventivo e firme sem ser 'provocador'. O que, diga-se em abono da verdade, o HELLAS nem costuma ser.
Já o disse mais que uma vez. O contraditório às notícias que o Comanche coloca, no seu direito, é desejável e eu espero que o continuem a fazer - excesso de informação nunca fez mal a ninguém.

Claro que esta no seu direito, ainda sendo eu conscente de que o que faz é para atacar o meu pais. Nao quero nem pensar, se eu ficara ca para continuamente estar a foder Portugal, a menospreciar, a insultar, a vexar, etc...mas sei que esto é un foro nao espanhol e tenho que acatar as suas formas, mas nao vou a calar.
Se ele quere unicamente dexiar noticias de un tipo, nao á problemas, eu deixo as ele omita. É assim de simpel, mas pela honra na verdade nao posso deixar que o que ele pretenda este a parecer que seja 100% real.
Por vezes ate parece que ele este molesto quando eu digo bondades de Portugal, pois pensa que é como un "canto de sirenas" por querer anexionar¿? Portugal a Espanha, no meu pensamento.

*

André

• Investigador
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +111/-1
(sem assunto)
« Responder #790 em: Fevereiro 16, 2008, 07:05:48 pm »
Madrid rejeita comparações entre Kosovo e realidade espanhola

O ministro da Defesa espanhol, José António Alonso, rejeitou hoje comparações entre a independência do Kosovo e aspirações de forças em algumas regiões espanholas, afirmando que a situação na zona bálcanica «nada tem a ver com a realidade espanhola».
«Espanha é o país mais antigo da Europa, tem uma sociedade civil completamente relacionada, sã, um Estado que funciona, uma boa Constituição e não tem tensões étnicas ou religiosas de nenhum tipo», afirmou.

Por isso, disse aos jornalistas em Ponferrada, próximo de Léon, é que «Espanha é um dos países sem duvida alguma mais estáveis, não só da Europa, mas do mundo».

Alonso insistiu que ainda que «às vezes se produzam certas comparações que carecem de qualquer sentido do ponto de vista conceptual, intelectual e político, não tem sentido comparar os Balcãs com Espanha».

Comparações entre a declaração de independência do Kosovo e a situação em Espanha, (onde há movimentos independentistas na Catalunha, País Basco e Galiza) têm sido feitas por alguns dos críticos da decisão kosovar, incluindo o presidente russo, Vladimir Putin.

Nos últimos dias líderes políticas catalães e bascos reiteraram o seu apoio à declaração de independência do Kosovo tendo o Partido Nacionalista Basco (PNV) declarado mesmo que apresentará uma moção nesse sentido no parlamento.

Comentando a declaração em si, Alonso manifestou-se preocupado pela estabilidade na região dos Balcãs, «que estão no coração da Europa«, reiterando que a «Espanha não é partidária de declarações unilaterais de independência».

Ainda assim considerou que este é um assunto que tem que ser tratado «pelo prisma da unidade da UE, que é o grande actor político, e porque esta é uma questão especificamente europeia».

Mariano Rajoy, líder do Partido Popular (PP), a maior força da oposição espanhola, manifestou-se hoje contrário à declaração unilateral de independência do Kosovo, pedindo ao governo espanhol que «esteja à altura das circunstâncias» neste assunto.

Diário Digital / Lusa

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #791 em: Fevereiro 16, 2008, 07:06:05 pm »
Hellas se queres mesmo saber a minha ideologia, ela vai da esquerda moderada á direita moderada, portanto pode-se dizer que sou centrista.
Dizes que eu coloco aqui só as noticías que me interessam, eu coloco as que estão relacionadas com o tópico, afinal o tópico existe para isso mesmo, apenas coloco algumas e não todas as que tenho conhecimento, como podes imaginar, não gostas delas? gostarias que coloca-se aqui outras? mais ao teu gosto? Ou seja ao gosto Hispanista/espanholista? Era só o que mais faltava, se as queres colocar coloca-as tu!

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #792 em: Fevereiro 16, 2008, 07:13:08 pm »
Oferenda a Castelao pela independência galega e vasca

A interpretação dos hinos galego e vasco e os gritos a favor da independência de Galícia e de Euskadi, protagonizaram o final de uma oferenda floral ao nacionalista galego Daniel Alfonso Rodríguez Castelao em Bilbao, organizado pela fundação Sabino Arana, próxima ao PNV, junto com os centros galegos em Euskadi. Durante a homenagem, realizado ante a escultura a Castelao no parque Europa do bairro bilbaíno de Txurdínaga Juan María Atutxa, presidente da fundação Sabino Arana, definiu à figura do homenageado como "fundador do nacionalismo galego moderno".
Também assistiram o prefeito da capital vizcaína, Iñaki Azkuna, e vários vereadores, como o porta-voz do grupo socialista, Txema Oleaga. Também participaram dirigentes do PNV, como Andoni Ortuzar, Belén Greaves e Iñaki Anasagasti.Na homenagem, que leva realizando-se no citado lugar de forma ininterrupta desde 1996, também participou a presidenta dos centros galegos em Euskadi, Pilar Rodríguez.

http://www.diarioiberico.com/actualidad/ofrenda-a-castelao-por-la-independencia-gallega-y-vasca-19060.html

*

Jorge Pereira

• Administrador
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +118/-282
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #793 em: Fevereiro 16, 2008, 07:15:49 pm »
Citação de: "André"

O ministro da Defesa espanhol, José António Alonso, rejeitou hoje comparações entre a independência do Kosovo e aspirações de forças em algumas regiões espanholas, afirmando que a situação na zona bálcanica «nada tem a ver com a realidade espanhola».
«Espanha é o país mais antigo da Europa, Diário Digital / Lusa

Sinceramente não percebo! :shock:  Como é possível dizer-se isto? E não estamos a falar de um indivíduo qualquer, estamos a falar do Ministro da Defesa!

Ninguém questiona este tipo de afirmações por lá? É só ouvir e calar? Ou será que de facto acreditam?

Não percebo.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'

Cumprimentos

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #794 em: Fevereiro 16, 2008, 07:30:21 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"
Citação de: "André"

«Espanha é o país mais antigo da Europa, Diário Digital / Lusa

Sinceramente não percebo! :shock:  Como é possível dizer-se isto? E não estamos a falar de um indivíduo qualquer, estamos a falar do Ministro da Defesa!

Ninguém questiona este tipo de afirmações por lá? É só ouvir e calar? Ou será que de facto acreditam?

Não percebo.

Pues tiene razón, España no es el país más antiguo de Europa, sino San Marino. Aunque tiene razón el Ministro que la situación de Kosovo no tiene nada que ver con la española (ya quisieran los kosovares).

El Ministro de Defensa suspendido en Historia.