Afeganistão: Pára-quedistas portugueses a caminho para renderem camaradas 
Lisboa, 31 Jul (Lusa) - Um avião C-130 da Força Aérea Portuguesa partiu, hoje, de Lisboa, rumo ao Afeganistão, com 38 pára- quedistas que substituirão outros militares portugueses que para ali partiram em Fevereiro, anunciou o Estado-Maior General das Forças Armadas. 
      Os militares do Batalhão de Pára-Quedistas da Brigada de Reacção Rápida partiram do Aeroporto Militar de Figo Maduro (AT1). 
      Os 38 pára-quedistas fazem parte de um total de 150 militares que irá substituir o mesmo número de militares portugueses, que presta serviço no Afeganistão desde Fevereiro. 
      Os elementos que não partiram hoje deixarão o País a 16 de Agosto, dia em que chegarão a Portugal os militares substituídos. 
      Estes, por sua vez, tinham partido de Portugal a 17 de Fevereiro para render o contingente português integrado na Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF), que chegou a Portugal no dia seguinte depois de uma comissão de seis meses. Este grupo era constituído por Comandos do Exército e do Grupo Táctico de Controlo Aéreo da Força Aérea. 
      Desde Agosto de 2005, 37 militares portugueses asseguraram o comando e gestão do aeroporto internacional de Cabul, missão que transferiram para um contingente grego. 
      A 15 de Novembro do ano passado, o contingente português no Afeganistão registou a sua primeira baixa, com a morte do sargento João Paulo Roma Pereira. O veículo em que viajava foi atingido pela explosão de um engenho colocado na estrada. 
      Portugal participou na primeira missão da ISAF, entre Fevereiro e Julho de 2002, tendo regressado ao Afeganistão em Maio de 2004, já depois de a NATO ter assumido, em Agosto de 2003, o comando e controlo daquela força internacional. 
      O contingente português no Afeganistão deverá manter-se naquele país até Fevereiro de 2007.