Programa de substituição do C-130

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1260 em: Março 25, 2019, 06:27:06 pm »
Para a USAF no FY2019 o C-130J (apenas a versão de transporte, não as especializadas AC, MC e HC) tem os seguintes preços:

Célula - $78,1M (69M€)
Flyaway cost - $80M (70,6M€)

Preços FMS são sempre um pouco mais inflacionados, porém dúvido muito sinceramente que se aproximem daquele pedido mais recentemente pela Embraer e que levou a este repensar da aquisição do KC-390. E, até como será óbvio, a Lockheed Martin está bastante atenta a todo este processo. 
« Última modificação: Março 25, 2019, 06:32:17 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1261 em: Março 25, 2019, 06:43:52 pm »
Para a USAF no FY2019 o C-130J (apenas a versão de transporte, não as especializadas AC, MC e HC) tem os seguintes preços:

Célula - $78,1M (69M€)
Flyaway cost - $80M (70,6M€)

Preços FMS são sempre um pouco mais inflacionados, porém dúvido muito sinceramente que se aproximem daquele pedido mais recentemente pela Embraer e que levou a este repensar da aquisição do KC-390. E, até como será óbvio, a Lockheed Martin está bastante atenta a todo este processo.

De acordo com as pressões do lobbie do KC não tarda nada os Media, até nos irão dizer que os J's estão ao nível dos preços incomportáveis dos A400.

Eu continuo a dizer que tal como a FAP devia efectuar o upgrade dos F's para a versão " V ", também a FAP, devia adquirir os J's e daqui a umas duas/três décadas comprar outra aeronave de carga.

Mas, se fosse eu a mandar, como vamos ser nós a pagar, nem era o J nem o KC eram quatro A400, cerca de €650 milhões, ou cinco por €800 milhões e acabavam-se os ruídos de fundo !
Com um payload que pode chegar ás 40 tons, eu nem pensava duas vezes !!




Cá estão os cinco que precisamos !

https://en.wikipedia.org/wiki/Airbus_A400M_Atlas



Abraços
« Última modificação: Março 25, 2019, 06:57:40 pm por tenente »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1262 em: Março 25, 2019, 09:32:09 pm »
Os J seriam, provavelmente, a opção mais económica, dado tratarem-se de uma evolução dos H que operamos há mais de 40 anos. Já existe uma estrutura operacional, logística, de manutenção e de treino na FAP/OGMA que resultaria numa transição relativamente suave e económica face a um sistema de armas completamente novo, quer este seja o KC-390 ou o A400M.

Agora, um especial, para o senhor ministro, que deve ter algumas 'escutas' por aqui.

- Faça um acordo global com a LM (alguém no seu gabinete deve saber o que é a LM): transição dos C-130H/H-30 para C-130J/J-30 (05 a 06 células); aquisição de 02 a 03 células usadas P-3, sendo uma para modernizar e as restantes para sobresselentes; reforço estrutural dos P-3 operacionais (novas asas), remotorização dos P-3 operacionais, que ficariam com a mesma motorização dos C-130J, beneficiando assim de poupanças em combustível, treino, cadeia logística e melhorias operacionais (maior disponibilidade e autonomia); upgrade dos F-16AM/BM para versão V.

Se quiser uma opção mais europeia, pode negociar um pacote com a Airbus para aquisição de 04 ou 05 A400M e 02 A330 MRTT (veja outros postes para perceber as vantagens desta aeronave); entre 02 a 04 C-295W adicionais; upgrade dos actuais 12 C-295M para versão W. Podia também incluir-se alguns helis num hipotético acordo com a Airbus, mas nada de palhaçadas semelhantes aos Koalas e aos Koalhões. As nossas FFAA já têm demasiadas lacunas em equipamento e a última coisa que necessitam são mais helicópteros de brincar.

Atenção que a opção europeia não invalida o upgrade dos F-16 nem dos P-3 (que com o upgrade estrutural e remotorização podem durar mais uns 25 ou 30 anos) — a outra opção são P-8 em 2035 (o ano de todos os perigos) a 500 milhões a unidade. A opção LM também não invalida os upgrades aos C-295M embora, para já, não haja grande urgência — claro que com os habituais adiamentos dentro de 15 anos (2035 anyone?) qualquer upgrade já começa a ser um bocado para o tardio.

Este foi o tópico transporte aéreo. Futuras dicas se seguirão. Grato pela sua atenção.
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1263 em: Março 25, 2019, 10:58:35 pm »
Para a USAF no FY2019 o C-130J (apenas a versão de transporte, não as especializadas AC, MC e HC) tem os seguintes preços:

Célula - $78,1M (69M€)
Flyaway cost - $80M (70,6M€)

Preços FMS são sempre um pouco mais inflacionados, porém dúvido muito sinceramente que se aproximem daquele pedido mais recentemente pela Embraer e que levou a este repensar da aquisição do KC-390. E, até como será óbvio, a Lockheed Martin está bastante atenta a todo este processo.

De acordo com as pressões do lobbie do KC não tarda nada os Media, até nos irão dizer que os J's estão ao nível dos preços incomportáveis dos A400.

Eu continuo a dizer que tal como a FAP devia efectuar o upgrade dos F's para a versão " V ", também a FAP, devia adquirir os J's e daqui a umas duas/três décadas comprar outra aeronave de carga.

Mas, se fosse eu a mandar, como vamos ser nós a pagar, nem era o J nem o KC eram quatro A400, cerca de €650 milhões, ou cinco por €800 milhões e acabavam-se os ruídos de fundo !
Com um payload que pode chegar ás 40 tons, eu nem pensava duas vezes !!




Cá estão os cinco que precisamos !

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1264 em: Março 25, 2019, 11:02:21 pm »
Os J seriam, provavelmente, a opção mais económica, dado tratarem-se de uma evolução dos H que operamos há mais de 40 anos. Já existe uma estrutura operacional, logística, de manutenção e de treino na FAP/OGMA que resultaria numa transição relativamente suave e económica face a um sistema de armas completamente novo, quer este seja o KC-390 ou o A400M.

Agora, um especial, para o senhor ministro, que deve ter algumas 'escutas' por aqui.

- Faça um acordo global com a LM (alguém no seu gabinete deve saber o que é a LM): transição dos C-130H/H-30 para C-130J/J-30 (05 a 06 células); aquisição de 02 a 03 células usadas P-3, sendo uma para modernizar e as restantes para sobresselentes; reforço estrutural dos P-3 operacionais (novas asas), remotorização dos P-3 operacionais, que ficariam com a mesma motorização dos C-130J, beneficiando assim de poupanças em combustível, treino, cadeia logística e melhorias operacionais (maior disponibilidade e autonomia); upgrade dos F-16AM/BM para versão V.

Se quiser uma opção mais europeia, pode negociar um pacote com a Airbus para aquisição de 04 ou 05 A400M e 02 A330 MRTT (veja outros postes para perceber as vantagens desta aeronave); entre 02 a 04 C-295W adicionais; upgrade dos actuais 12 C-295M para versão W. Podia também incluir-se alguns helis num hipotético acordo com a Airbus, mas nada de palhaçadas semelhantes aos Koalas e aos Koalhões. As nossas FFAA já têm demasiadas lacunas em equipamento e a última coisa que necessitam são mais helicópteros de brincar.

Atenção que a opção europeia não invalida o upgrade dos F-16 nem dos P-3 (que com o upgrade estrutural e remotorização podem durar mais uns 25 ou 30 anos) — a outra opção são P-8 em 2035 (o ano de todos os perigos) a 500 milhões a unidade. A opção LM também não invalida os upgrades aos C-295M embora, para já, não haja grande urgência — claro que com os habituais adiamentos dentro de 15 anos (2035 anyone?) qualquer upgrade já começa a ser um bocado para o tardio.

Este foi o tópico transporte aéreo. Futuras dicas se seguirão. Grato pela sua atenção.

A minha modesta opinião é a seguinte:

Em 2004m, devia-se negociado um mega-pacote com a LM, incluindo:

8 C-130J/-J30

8 C-27J

6 P-3CJ

5 ATR-42MPA ( com motores iguais aos J)

Como não se seguiu esse caminho, e em 2005, se compraram os C295, agora penso que deveriamos ir para uma solução de a 5 A-400M.

A solução C-130J + C-295 não parece ser a mais indicada, pois as suas capacidades são médias altas e médias baixas, em termos de alcance e payload.

Cumprimentos
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1265 em: Março 26, 2019, 11:13:26 am »
Tenente, tu que estarás mais bem informado que eu naturalmente, consegues confirmar-me se é ou não verdade que na Portela está, ou esteve ontem, um A400M do Ejército del Aire (matrícula 31-23) fretado pelo nosso país com destino à Beira?

(Crédito: Dalila Marcão/Portugal Spotters)



Falou-se que um avião fretado não seguiu por ter uma avaria no trem de aterragem, se calhar o B767 da Euroatlantic que lá está parado na placa. Mas um A400M? É que, a ser verdade, de facto só é possível afirmar uma coisa: vivemos num país de faz de conta que já não possui um pingo de vergonha na cara. ::)
« Última modificação: Março 26, 2019, 12:07:49 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1266 em: Março 26, 2019, 12:40:15 pm »
Tenente, tu que estarás mais bem informado que eu naturalmente, consegues confirmar-me se é ou não verdade que na Portela está, ou esteve ontem, um A400M do Ejército del Aire (matrícula 31-23) fretado pelo nosso país com destino à Beira?

(Crédito: Dalila Marcão/Portugal Spotters)



Falou-se que um avião fretado não seguiu por ter uma avaria no trem de aterragem, se calhar o B767 da Euroatlantic que lá está parado na placa. Mas um A400M? É que, a ser verdade, de facto só é possível afirmar uma coisa: vivemos num país de faz de conta que já não possui um pingo de vergonha na cara. ::)

Um dos 767 da Euroatlantic teve de voltar para trás e foi substituído por outro 767.
Quanto ao A 400 não consegui que me confirmassem se operou ou não no AT1.
Como estou de férias quando regressar depois de amanhã, confirmo se o A400 esteve e lá, mas de qq modo posso garantir que não fez nenhum voo para a Beira !

Abraços

Mas há uns dias aconteceu este voo com um A400 da RAF !


RAF aircraft to fly vital UK aid relief to Mozambique

An A400M Atlas aircraft will deliver up to 20 tonnes of UK aid supplies to those affected by the devastating cyclone.


https://www.gov.uk/government/news/raf-aircraft-to-fly-vital-uk-aid-relief-to-mozambique

« Última modificação: Março 26, 2019, 01:02:48 pm por tenente »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1267 em: Março 26, 2019, 01:13:19 pm »
CJ, cá está o A400 Espanhol no AT1.
Fez escala em LIS com destino a Moçambique, e pelo que parece, li, carregou alguma coisa cá para levar para moçambique !
Isto é o máximo, somos mesmo uns indigentes, andamos sempre a mendigar aos outros o que nos faz falta..... são aeronaves de combate aos FF agora os cargueiros militares de Espanha, não tarda nada é melhor também pedirmos para o governo ser o Espanhol, sempre poupávamos uns milhões em taxos e viaturas, dos nossos DesGovernantes!!!


https://twitter.com/EjercitoAire/status/1110272228103467008



Primera escala en #Lisboa #Portugal para cargar la ayuda humanitaria para #Mozambique

Abraços






 
« Última modificação: Março 26, 2019, 01:27:39 pm por tenente »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1268 em: Março 26, 2019, 01:39:05 pm »
Obrigado tenente.  ys7x9

A informação que tenho é que de facto o Atlas espanhol foi fretado pelo nosso Estado. Não sendo um acontecimento incomum, é todavia irónico que assim tenha sido; Portugal continua a preferir alugar (porque é algo temporário) do que dispôr dessas mesmas capacidades a título permanente, tal e qual como acontece também com os Canadair no Verão. É trágico se não fosse cómico. ::)
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1269 em: Março 26, 2019, 04:25:30 pm »
Está aqui a notícia:

https://www.dn.pt/poder/interior/aeronave-militar-avariada-no-figo-maduro-com-ajuda-para-mocambique-e-espanhola-10724842.html

Portanto quem avariou foi de facto o Atlas espanhol fretado pelo EMGFA para transportar veículos e material para a Beira.
« Última modificação: Março 26, 2019, 04:26:44 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1270 em: Março 26, 2019, 05:29:41 pm »
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1271 em: Março 26, 2019, 07:14:50 pm »
Está aqui a notícia:

https://www.dn.pt/poder/interior/aeronave-militar-avariada-no-figo-maduro-com-ajuda-para-mocambique-e-espanhola-10724842.html

Portanto quem avariou foi de facto o Atlas espanhol fretado pelo EMGFA para transportar veículos e material para a Beira.

Mas olha que um 767 da MMZ fez ATB devido a avaria, e foi substituído por outra aeronave do grupo.

Abraços
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1272 em: Março 26, 2019, 07:26:36 pm »
Por acaso para mim a combinação A400M e C-295 era o que mais se adequa a nossa realidade. Ate podiam ir buscar os C-295 as arábias. Se bem que a versão W era preferível. Alem de com esse negocio com a Airbus daria para finalmente resolver o problema das contrapartidas e do dinheiro em empatamos no projeto do A400M.
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1273 em: Março 26, 2019, 07:40:39 pm »
Os dois C130 ainda estão na Beira? Tinha ideia que havia regressado pelo menos um.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1274 em: Março 26, 2019, 07:45:09 pm »
Está aqui a notícia:

https://www.dn.pt/poder/interior/aeronave-militar-avariada-no-figo-maduro-com-ajuda-para-mocambique-e-espanhola-10724842.html

Portanto quem avariou foi de facto o Atlas espanhol fretado pelo EMGFA para transportar veículos e material para a Beira.

Um A400M avariado (será por isso que os nostros hermanos se querem ver livres deles...)? Não é possível cá no fórum visto que é o melhor avião do mundo....

 ::)