Os J seriam, provavelmente, a opção mais económica, dado tratarem-se de uma evolução dos H que operamos há mais de 40 anos. Já existe uma estrutura operacional, logística, de manutenção e de treino na FAP/OGMA que resultaria numa transição relativamente suave e económica face a um sistema de armas completamente novo, quer este seja o KC-390 ou o A400M.
Agora, um especial, para o senhor ministro, que deve ter algumas 'escutas' por aqui.
- Faça um acordo global com a LM (alguém no seu gabinete deve saber o que é a LM): transição dos C-130H/H-30 para C-130J/J-30 (05 a 06 células); aquisição de 02 a 03 células usadas P-3, sendo uma para modernizar e as restantes para sobresselentes; reforço estrutural dos P-3 operacionais (novas asas), remotorização dos P-3 operacionais, que ficariam com a mesma motorização dos C-130J, beneficiando assim de poupanças em combustível, treino, cadeia logística e melhorias operacionais (maior disponibilidade e autonomia); upgrade dos F-16AM/BM para versão V.
Se quiser uma opção mais europeia, pode negociar um pacote com a Airbus para aquisição de 04 ou 05 A400M e 02 A330 MRTT (veja outros postes para perceber as vantagens desta aeronave); entre 02 a 04 C-295W adicionais; upgrade dos actuais 12 C-295M para versão W. Podia também incluir-se alguns helis num hipotético acordo com a Airbus, mas nada de palhaçadas semelhantes aos Koalas e aos Koalhões. As nossas FFAA já têm demasiadas lacunas em equipamento e a última coisa que necessitam são mais helicópteros de brincar.
Atenção que a opção europeia não invalida o upgrade dos F-16 nem dos P-3 (que com o upgrade estrutural e remotorização podem durar mais uns 25 ou 30 anos) — a outra opção são P-8 em 2035 (o ano de todos os perigos) a 500 milhões a unidade. A opção LM também não invalida os upgrades aos C-295M embora, para já, não haja grande urgência — claro que com os habituais adiamentos dentro de 15 anos (2035 anyone?) qualquer upgrade já começa a ser um bocado para o tardio.
Este foi o tópico transporte aéreo. Futuras dicas se seguirão. Grato pela sua atenção.