Bem, pelo que tenho lido, O KC está bem posicionado para ir parar a terras do Kiwi, até já alguém se entreteve a ver como fica com as cores da RNZAF.

Isto foi escrito em Novembro de 2018
"Into the future
The New Zealand 2018 Defence Strategic Policy Statement concludes that the Defence Force requires a mix of capabilities with broad utility and that enable it to remain relevant and make credible contributions to international efforts in support of peace and security. Given its new capabilities, modern and reliable systems, and more cost-effective maintenance, the KC-390 is the best in class platform to deliver this."
Vou aqui fazer um ponto de situação sobre o que penso deste negocio até agora, digamos que também fiquei deveras incomodado, com o que ia saindo aqui e ali (Uma escuta aqui, outra escuta ali, Sócrates dixit)

sobre o que se lia das negociações com a Embraer e podíamos ali ver alguma falta de tacto e visão de que o negocio com Portugal devia ser tratado de outra forma, mas isto é na visão de um tuga, agora do lado de lá não dão essa importância, mas se calhar até dão, esticaram a corda e agora temos direito a "desconto".
Do ponto de vista técnico, não percebo nada e lá vou lendo o que vocês que percebem aqui vão escrevendo, mas sinceramente preconizo um bom futuro do KC e assim espero pois o sucesso deles, por muito minúsculo que seja também será em parte dos Portugueses que intervieram no projecto.
Com o que saiu esta semana no DN, digamos que fiquei contente com os parcos pormenores sobre o negocio, agora só espero que os KC que vierem, venham com tudo o que tem direito e que o torna num avião bastante versatil e que para se pagar 832 jardas que a FAP não faça a borrada de não estarem em cima deles a toda a hora e que venha tudo direitinho e nada de aceitar desculpas caseiras sejam elas quais forem.
Só podemos ter um ponto comparativo com o negocio dos Hercules C130J que a Alemanha comprou e na minha modesta opinião o KC irá destronar o 130 nas próximas décadas e pelo preço que eles vão pagar de 970 jardas os 832 não são assim tão caro e desejo muito sucesso e que Portugal consiga manter a ligação com a Embraer no futuro, mesmo com a Boeing no caminho.