Perda de tempo, uma esquadra de soldados como lhe chamas, são quatro homens, meia secção de infantaria.............até os futuros helis dos Mister 20 milhões transportam cada um pelo menos uma esquadra.
Quanto aos Tucanos Bifes todos os aparelhos foram adquiridos nos anos 90 ?
Tinha info que pelo menos doze seriam bem mais modernos, inicio dos anos 2000.
1- É o que dá só ver as Orbats dos camones e traduzir SQUAD (9 tropas=2X4+1sargento) como esquadra

. O argumento, e que também é o meu problema com os novos Wildcat, é que aquilo parece-me potência e tripulação a mais para tão pouco espaço útil na cabine. Para as fragatas dos anos 90 era bom, para as actuais unidades navais e para todos os exércitos do mundo com excepção do britânico nem por isso. Claro que a cavalo quase dado não se olha o dente.
2- Tudo o que consegui encontrar sobre o Shorts Tucano indica que as ultimas aeronaves entregues foram as 16 mk51 para o Kuwait em 1995. Essa versão estava preparada para ser armada o que não acontece com os Tucanos da RAF. Segundo o site da RAF os aviões em uso recentemente (pelo menos 30 dos 127 iniciais) tiveram as asas e a fuselagem reforçadas para resolver problemas de stress/(fadiga dos materiais). Se o valor inicial previsto era de 13000 horas de voo e o "Stalker 79" encontrou 15000 horas então terão ganho mais 2000 horas de vida com esta operação.
Este forum em 2007 dava conta do problema
http://www.pprune.org/archive/index.php/t-290611.html Cumprimentos,
nota: Este link dá uma lista dos Lynx que deixaram o serviço activo.
http://www.demobbed.org.uk/aircraft.php?type=696, também lá aparecem aquelas fuselagens que foram usadas em dois dos Lynx da Marinha Portuguesa e alguns AH9A. RTP:canibalizado para peças, WFU: retirado de serviço.
Em 2016 os britânicos tinham disponíveis 17 AH9A que pensavam deixar de utilizar até Abril de 2018.