Falei transporte pesados e médios.
O C-295 e o C-27 não entram nessa categoria, são transportes de categorias inferiores, não podem ser comparados nem ao C-130 e nem ao KC-390, não cumprem as mesmas missões.
O C-295 é um avião derivado de um projeto civil já existente, não é um projeto novo e atual, poderia até mesmo usar duas turbinas, se bem que neste caso, turbo hélice é melhor, também não teria como com as asas retas, e o C-27 é um mini Hércules, um projeto interessante também, mas é baseado em um conceito já existente, acho que usa até os mesmos instrumentos.
Um dos KC-390 está agora na Suécia, é claro que será adotado também pela Flygvapnet, será um modelo específico para este país, fala-se até num radar mais potente e ou versão de Patrulha para países interessados, sem perder as categorias de transporte e reabastecedor, o P-3 é um excelente avião de patrulha, o problema é que ele só faz patrulha, não transporta e nem reabastece, uma configuração como essa, multi uso em cima de um multi uso, seria outro plus ao KC-390, então já temos Portugal, Suécia, e provavelmente República Checa, uma vitrine gigantesca para o KC-390, sem falar nos Emirados Árabes Unidos, só restando saber quantos.
Quem sabe até Portugal não poderia pedir uma ou duas unidades configuradas de KC-390 versão Patrulha aos suecos, já cabeado para lançar mísseis Harpoon, seria um versão Patrulha armada, a diferença seria o radar frontal mais potente e capaz, os instrumentos da cabine seriam modulares - O Gripen é um avião que utiliza o conceito modular - sendo retirados quando o avião fosse utilizado na versão transporte reabastecedor.
Será constrangedor para alguns pilotos de C-130 da OTAN, saber que um país da Organização utiliza um avião na mesma categoria, capaz de cumprir missões que são impossíveis para seus aviões.
Os pilotos do Esquadrão 501 Bisontes podem se preparar para começar a esnobar.
Essa versão específica do KC-390, incluiria a Embraer, SAAB e a Boeing.
http://www.infodefensa.com/latam/2017/06/06/noticia-boeing-embraer-alianza-estrategica.html