Programa de substituição do C-130

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Lightning

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #255 em: Junho 19, 2013, 01:16:47 am »
Citação de: "PedroI"
Quando disse mais pequeno era em relação ao A400M e ao KC390 não entre gerações do C-130.

Em relação ao A400M é evidente e nem vale a pena comparar, em relação ao KC390, eu sempre os achei muito similares pelo menos na capacidade de carga, e achei estranho ser assim maior que o C-130? Para que é que eu quero um avião maior se o mais pequeno faz a mesma coisa? :mrgreen: .
Nos aviões de transporte táctico isso é importante para operar de pistas curtas, neste caso o KC-390 só pode igualar (ou superar) o C-130, por exemplo em descolagem, se na mesma distância de pista percorrida atingir uma velocidade superior, à mesma velocidade o C-130 vai sempre precisar de menos pista, no caso da aterragem o C-130 vai poder sempre aterrar mais devagar que o KC-390.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #256 em: Junho 19, 2013, 11:39:28 am »
É o formato do compartimento de carga que faz a diferença. Apesar do KC-390 irá poder levar mais umas toneladas que o C-130 J, ele poderá levar cargas ainda mais volumosas graças a isso.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #257 em: Junho 19, 2013, 05:50:16 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "PedroI"
Mas agora fiquei curioso em saber as razões do Charlie Jaguar dizer que é a solução menos plausível, porque ele é daquelas pessoas que "fuça" estes assuntos e que sabe bem mais do que eu nesta área.

Eu?!? Nááá, sou apenas um curioso na matéria, e tanto assim é que fiz questão de frisar que aquilo que escrevi era apenas e somente a minha modesta opinião, valendo exactamente por isso mesmo. Leio e pesquiso muito, só isso, e tenho reticências em relação ao projecto KC-390 por razões que não vale a pena estar agora a enumerar porque quase todas elas já foram aqui explanadas.

 Tu sim, que és comercial da Embraer, é que és de longe uma pessoa bem mais informada do que eu acerca desse tal aviãozito. Por falar nisso, como anda a afluência ao stand no Le Bourget? :mrgreen:
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #258 em: Junho 20, 2013, 10:48:40 am »
Isso é que era!!! :oops:

Não sei se sabes (e provavelmente tu já sabes), mas eles conseguiram recentemente um aliado de peso para este projecto, a Boeing.

 :arrow: http://www.marketwire.com/press-release ... 802811.htm
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #259 em: Junho 20, 2013, 11:45:54 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não sei se sabes (e provavelmente tu já sabes), mas eles conseguiram recentemente um aliado de peso para este projecto, a Boeing.

É claro que sei. Quem trabalha para a NSA tudo sabe.  :twisted:
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #260 em: Junho 20, 2013, 11:51:08 am »
Agora é que espalhaste ao comprido, isso dos helis negros já não se usa, agora são os drones! :arrow: http://www.operacional.pt/segurex-2013/
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #261 em: Junho 20, 2013, 05:16:47 pm »
[Off-Topic]

Citação de: "Cabeça de Martelo"
Agora é que espalhaste ao comprido, isso dos helis negros já não se usa, agora são os drones! c34x  :mrgreen:


[On-Topic]

Bom, adiante. Penso, e com elevado grau de certeza, que a escolha do KC-390 é sobretudo política (sim, descobri a pólvora...). Não estou com isto a dizer que, e volto a frisar, o aparelho não venha a ser uma excelente plataforma, mas para já ainda é uma incógnita. E Governos vão, Governos vêm; um Executivo composto pela mesma coligação que se encontra hoje no poder queria, há dez anos atrás, substituir os clássicos C-130H/H-30 pelo J/J-30. Hoje, dados os interesses em jogo, sobretudo em Alverca e Évora, já não são dessa mesma opinião. É política, pura e simples. A França, por exemplo, só adquirirá ao que tudo indica o KC-390 se o Rafale for o vencedor do concurso FX-2; no entanto o Brasil pode estar agora inclinado para o F/A-18E/F Super Hornet desde que o Super Tucano venceu (de novo) o concurso LAS da USAF, e com isso provavelmente lá irá ao ar a encomenda francesa. Assim como a sueca caso o Gripen seja ou não o novo caça escolhido pela FAB. Restaria apenas a República Checa, no seio da NATO.

E a política nem sempre tem em conta os requisitos operacionais, como todos sabemos. Uma coisa que me orgulhou bastante quando o C-295M foi declarado vencedor do concurso para substituição do Aviocar é que, de facto, resistiu-se à grande pressão do lobby da Lockheed Martin (de quem somos velhos clientes) com o seu baby Hercules C-27J Spartan e deu-se a vitória à aeronave que realmente melhor se encaixava naquilo que a FAP procurava e precisava. E tanto assim é que ao fim de pouco mais de 4 anos de operação a frota já contabiliza mais de 10.000 horas de voo entre Continente, ilhas e estrangeiro.

Como a ênfase corrente e futura será colocada nas operações conjuntas e de carácter muitas vezes expedicionário, porque não operar com aparelhos que os nossos congéneres da NATO, e não só, já operem ou venham a operar por razões de comonalidade? Porque não voltar atrás e adquirir os mesmos 3 A-400M que queríamos para transporte táctico, estratégico e reabastecimento aéreo, e, por exemplo, mais 4 ou 5 C-295M da versão de transporte táctico? Porque não aproveitar, agora sim, o facto de sermos operadores de 3 frotas de aeronaves da Lockheed Martin para agilizar ou facilitar a substituição dos Hércules clássicos pelo Super Hércules, apesar do trunfo Lajes ser hoje menos valioso? Afinal, dentro da Aliança Atlântica, Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Itália, Canadá e Estados Unidos operam já com esta versão.

É apenas food for thought porque, muito sinceramente, o KC-390 parece ser um dossier já fechado e despachado, e ainda há tanta água por correr por debaixo da ponte que isso não tem que ser obrigatoriamente um dado adquirido e não sujeito a debate.
« Última modificação: Junho 20, 2013, 07:42:24 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #262 em: Junho 20, 2013, 05:52:33 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não sei se sabes (e provavelmente tu já sabes), mas eles conseguiram recentemente um aliado de peso para este projecto, a Boeing.

Isso é para a Boing poder competir directamente com o C-130 da Lockheed Martin, já que a Boeing não tem um avião desse tipo.
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #263 em: Agosto 03, 2013, 05:05:38 pm »
Mais 13 A400M para venda: Spain aims to resell half A400M fleet to ease budget

Citar
After reviewing its needs, Spain has reduced its requirement to 14 aircraft instead of 27, a defense official told Reuters.

It has told Airbus Military that the 13 remaining A400M aircraft it has ordered would be available for export.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #264 em: Agosto 03, 2013, 11:26:56 pm »
Citação de: "Get_It"
Mais 13 A400M para venda: Spain aims to resell half A400M fleet to ease budget

Citar
After reviewing its needs, Spain has reduced its requirement to 14 aircraft instead of 27, a defense official told Reuters.

It has told Airbus Military that the 13 remaining A400M aircraft it has ordered would be available for export.

Cumprimentos,

Já agora Get_It, de acordo com a prevista nova ronda de cortes na defesa britânica, chamemos-lhe assim para não a apelidar mais verdadeiramente de valente tesourada - o infame SDSR 2015 -, é suposto a RAF prescindir da grande totalidade da sua frota C-130J/J-30 até 2019. Mais outro negócio de ocasião?  :|
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #265 em: Agosto 04, 2013, 01:37:36 am »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Já agora Get_It, de acordo com a prevista nova ronda de cortes na defesa britânica, chamemos-lhe assim para não a apelidar mais verdadeiramente de valente tesourada - o infame SDSR 2015 -, é suposto a RAF prescindir da grande totalidade da sua frota C-130J/J-30 até 2019. Mais outro negócio de ocasião?  :twisted:
P.S./EDIT 2: Já agora alguém sabe qual é plano dos holandeses para substituir os C-130 deles?

Cumprimentos,
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #266 em: Agosto 04, 2013, 06:46:30 pm »
Mas de facto os "brits" bem nos podiam vender os C-130J, ainda que em segunda-mão e já com uns anos de operação. Decerto que os norte-americanos não levantariam objecções. Com C-17 e A400M ao serviço, os Super Hércules não lhes fariam falta nenhuma, pese embora as Forças Especiais queiram manter alguns aparelhos para missões nas quais o uso do Globemaster ou do Atlas é claramente excessivo ou desadequado.

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #267 em: Fevereiro 08, 2014, 08:30:47 pm »


reparei que os C130 sofreram uma espécie de actualização. A foto acima apresentada mostra algumas novas antenas. Alguém sabe se estas antenas dizem apenas respeito ao facto dos C130 estarem proibidos de voar no espaço europeu ou é algo mais??
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #268 em: Fevereiro 08, 2014, 08:37:20 pm »
Esqueçam foi erro meu, as antenas que vi já existiam antes da nova pintura.


credito:FAP
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #269 em: Fevereiro 09, 2014, 02:06:58 pm »
Citação de: "nelson38899"
ao facto dos C130 estarem proibidos de voar no espaço europeu ou é algo mais??
Essa situação ainda se mantêm?
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