Eu não acredito que Portugal prescinda de possuir uma esquadra de aviões tipo C-130 autónoma para pertencer a essas organizações.
Para fazer o que os C-17 do SAC fazem, nós para já termos os Antonov do SALIS, enquanto houver o contracto de aluguer desses aviões, não precisamos do SAC.
O EATC não é bem o que tem dito, o EATC é mais uma espécie de "Comando Operacional" de aviões de transporte, um pais diz que precisa de transportar x carga do ponto A para o ponto B mas não tem essa capacidade, o EATC sabe quantos aviões estão disponíveis pelos países membros e organiza os aviões necessários para cumprir a tarefa, mas cada pais tem os seus aviões sediados nos seus países, e mantidos pelos próprios, podem é fazer missões em proveito de um outro pais que pode precisar, por isso é que falei na EPAF, a EPAF é que é focada na parte de investigação (de modernizações futuras), logística, gestão, instrução de pilotos, em comum, o EATC não tem nada disto, é só a parte "operacional".
Para nós não dá muito jeito pertencer ao EATC, os países membros são todos entre a França e a Alemanha, estamos geograficamente distantes.
Tudo o que seja relativo a deixarmos a logística dos nossos aviões no controlo de outros países para mim é um erro, se houver casos disso gostava de saber pois desconheço, é que tudo o que nós não quisermos fazer, vamos ter que pagar para os outros fazerem, e a mão de obra na Alemanha e na Holanda até é barata
