Viajar confortavelmente nos autocarros constitui projecto de investigação
O autocarro é o meio de transporte de eleição de centenas de portugueses. Muitos são os que, diariamente, a ele recorrem, seja por não terem alternativa, seja por considerarem importantes as vantagens, nomeadamente no que diz respeito ao ambiente, deste meio de transporte colectivo. Apesar das melhores condições que os modelos mais recentes de autocarros oferecem, é sempre possível progredir e aperfeiçoar. Assim, um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) decidiu desenvolver um estudo com o objectivo de melhorar a eficiência, o conforto e a segurança dos passageiros em autocarros. Os resultados são promissores.
“Autoconforto” é o nome do projecto de investigação que tem vindo a ser desenvolvido, ao longo dos últimos dois anos, por uma equipa de oito investigadores, coordenada por Manuel Gameiro, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC.
O estudo visa a melhoria da aerodinâmica da carroçaria do autocarro e das condições de conforto no compartimento de passageiros. Segundo Manuel Gameiro, “o que se pretende é desenvolver metodologias que permitam avaliar o conforto global sentido pelos passageiros em autocarros, analisando o efeito combinado dos diferentes estímulos de desconforto”.
Melhorar é possível
Quando questionado sobre se os autocarros que actualmente circulam carecem de condições, Manuel Gameiro explica que “o panorama é muito diversificado, circulando nas nossas estradas autocarros com idades muito diferentes”. Segundo o professor “será naturalmente de esperar que os modelos mais recentes sejam tecnicamente mais evoluídos e possam proporcionar melhores condições”. No entanto, o professor da FCTUC considera que “há sempre espaço para melhoria” e que, “representando o autocarro uma solução racional sob o ponto de vista energético, gastando, quando as taxas de ocupação são adequadas, menos energia por passageiro e por quilómetro percorrido do que o transporte individual, é necessário torná-lo o mais atractivo possível”.
Graças ao projecto de investigação desenvolvido pelos investigadores da FCTUC, Manuel Gameiro afirma que “será possível testar novas soluções construtivas que contribuam para melhorar a situação em diferentes aspectos, nomeadamente ao nível das suspensões, do isolamento acústico entre o compartimento do motor e o habitáculo, dos escoamentos usados para a climatização, entre outros”. A melhoria da aerodinâmica da carroçaria dos autocarros permitirá a redução de consumo de combustível, particularmente importante em autocarros de longo curso.
Testes são positivos
Ate agora, vários testes foram realizados. Manuel Gameiro explicou ao Ciência Hoje que “já foram feitos os ensaios aerodinâmicos da carroçaria de um modelo de autocarro em túnel de vento, tendo sido também efectuadas simulações numéricas da mesma situação”. O professor acrescenta que “decorreram um conjunto de ensaios em estrada, tendo sido recolhidas, através de questionários, avaliações subjectivas dos passageiros”.
O projecto será concluído em breve. “Falta, neste momento, a montagem e os testes do manequim multisensorial”, revela Manuel Gameiro. A equipa de investigadores da FCTUC, que pretende simular e avaliar as condições de conforto, vai recorrer a um manequim capaz de prever a resposta dos passageiros expostos a diferentes condições no autocarro e de avaliar, com rigor, todo o conjunto de parâmetros ambientais que interferem no conforto dos viajantes.
Produtos serão aperfeiçoados
Quando questionado sobre se é de prever que, graças aos resultados desta investigação, sejam introduzidas alterações nos autocarros portugueses, Manuel Gameiro afirma que “com certeza, os fabricantes continuarão a querer conquistar mercado e, para o fazerem, terão de melhorar os seus produtos, de forma a que satisfaçam as exigências dos clientes”. Os construtores de equipamento poderão, assim, usufruir dos resultados da investigação para aperfeiçoar os seus produtos e dar resposta às exigências de qualidade dos clientes.
O projecto “Autoconforto”, financiado pela Agência de Inovação, tem sido desenvolvido em parceria com a Marcopolo (Indústria de Carroçarias), o Instituto Politécnico de Leiria e a empresa espanhola Carrier-Sustrack.
Ciência Hoje