A verdade é que Portugal há 15 ou 20 anos atrás era um país 10x mais seguro. Hoje em dia as pessoas vivem com medo.
Eu moro em Setúbal e sei bem como isto anda, infelizmente sei, porque estou inserido num bairro cheio de escumalha, vai desde as sangessugas que andam a receber o rendimento mínimo e depois vão tomar o pequeno almoço ao café, até aos ladrões perigosos, passado por aqueles que agridem as pessoas por gosto.
Ontem presenciei um acontecimento que me deixou indignado, mais a mais estando eu a pensar seriamente em tentar entrar para a PSP, ia um carro da PSP em marcha de emergência, ou seja, com as sirenes, atrás duns tipos a fugir a pé, depois eles puseram-se por umas ruelas fininhas, e os polícias pararam o carro sem nada fazerem, ou seja, eu à espera que eles fossem atrás dos assaltantes (sim levavam material roubado ao colo) a pé quando vejo aquilo. Agora pergunto a quem esteja nesse meio porque é que isto acontece? Porque é que os polícias não correm, limitam-se a andar de carro? Sinto-me cada vez mais indignado e de certa forma envergonhado com isto.
É com alegria e orgulho que vejo quem lidera essa lista, e não seria de esperar outra coisa, a Islândia. Sempre foi um país que me fascinou, a baixa criminalidade, a aparência das pessoas, a simpatia das pessoas (segundos alguns contactos que lá moram), a beleza natural e paisagística daquele país. Talvez um dia vá para lá viver... Afinal é o melhor país do Mundo.