Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Subsea7

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3600 em: Agosto 08, 2024, 11:30:47 pm »
A Grécia vai adquirir 4 a 6 KC-135 ex-USAF.... Aqui...aqui olhem, nada, a não ser os Tucanos. :mrgreen: :mrgreen:
País de atrasados mentais.
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3601 em: Agosto 09, 2024, 10:17:44 am »
A Grécia vai adquirir 4 a 6 KC-135 ex-USAF.... Aqui...aqui olhem, nada, a não ser os Tucanos. :mrgreen: :mrgreen:
País de atrasados mentais.

Mas os KC-135 não são apenas capazes de reabastecer? Não seria um meio demasiado especializado para a FAP? É que a Grécia tem algo que nós não temos, que é caças em grande quantidade e o IN mesmo à porta.
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Charlie Jaguar

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3602 em: Agosto 09, 2024, 10:33:13 am »
Mas os KC-135 não são apenas capazes de reabastecer? Não seria um meio demasiado especializado para a FAP? É que a Grécia tem algo que nós não temos, que é caças em grande quantidade e o IN mesmo à porta.

CM, os Stratotanker além de serem "K", são também "C" de Cargo.  ;)



Citar
(...) Depending on fuel storage configuration, the KC-135 can carry up to 83,000 pounds of cargo. (...)

https://www.af.mil/About-Us/Fact-Sheets/Display/Article/1529736/kc-135-stratotanker/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3603 em: Agosto 09, 2024, 10:49:54 am »
Ok, já não está cá quem falou.

Presumo que possa transportar mais peso, apesar de ser com menor volume (tamanho da carga), certo?!
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mafets

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3604 em: Agosto 09, 2024, 11:49:10 am »
Ok, já não está cá quem falou.

Presumo que possa transportar mais peso, apesar de ser com menor volume (tamanho da carga), certo?!
Os KC em termos de C são semelhantes aos nossos antigos 707 (na realidade são a versão militar de carga com a acrescento da valência de reabastecimento).  É melhor que nada, mas no caso português penso que seria mais positivo converter uns Airbus em Mrtt. Penso eu de que.  ;)





Saudações

P.S. Na altura recordo que os nossos F16 A nas Balcãs  estavam armados apenas com aim9 (por cá cheguei com Maverick). Fala-se por portas e travessas numa situação de uma parelha que é iluminada por um radar inimigo, e a coisa só correu bem porque o asa manteve o sangue frio.  ;)

Citar
A 21 de janeiro de 1999, aterram em Aviano três F-16A da Esquadra 201 apoiadas por 60 militares[21], permanecendo sob controlo operacional da Aliança para emprego em missões de Luta Aérea Defensiva, nomeadamente, o CAP e caça escolta a aeronaves de valor estratégico (E-3A de C2 e KC-135 ou KC-10 de reabastecimento aéreo)[22]. O destacamento nacional, designado “Falcão Peregrino”, estendeu-se até 26 de junho e foi apoiado por três C-130H. Nos 157 dias de destacamento, foram efetuadas 285 saídas, totalizando 1057:30 HV[23].

Esta participação mostrou a importância da sustentação logística em combate, um fator normalmente subavaliado em tempo de paz. Note-se que a média de voo numa missão típica em tempo de paz é de cerca de uma hora e meia, sendo que a complexidade das missões da Allied Force obrigou a longos períodos de planeamento e execução, sendo o tempo de voo médio de 4:35 HV e o voo mais longo de 7:15 HV, recorrendo a quatro reabastecimentos em voo[24]. Para além do esforço fisiológico dos pilotos, este tipo de operação teve impacto significativo na regeneração de potencial obrigando à rotação de várias aeronaves para garantir a prontidão adequada[25].
 

https://www.revistamilitar.pt/artigo/1447

https://passarodeferro-operations.blogspot.com/2009/08/sala-de-operacoes.html

Citar
O exercício correu muito bem, tendo a Intell (secção de informações) da 201 sido considerada a melhor, de entre todas as participações, durante a segunda semana do exercício.
O regresso a Monte Real ocorreu em 26 de Abril, com a clara sensação do dever cumprido e com a prova de que a FAP e a Esquadra 201 estão aptas a comprovar todas as suas capacidades e o magnífico brio profissional dos seus homens.

« Última modificação: Agosto 09, 2024, 12:03:55 pm por mafets »
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NVF

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Cabeça de Martelo

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3606 em: Agosto 09, 2024, 02:32:26 pm »
Ok, já não está cá quem falou.

Presumo que possa transportar mais peso, apesar de ser com menor volume (tamanho da carga), certo?!
Os KC em termos de C são semelhantes aos nossos antigos 707 (na realidade são a versão militar de carga com a acrescento da valência de reabastecimento).  É melhor que nada, mas no caso português penso que seria mais positivo converter uns Airbus em Mrtt. Penso eu de que.  ;)

Isso seria uma aquisição e peras!


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mafets

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3607 em: Agosto 09, 2024, 02:43:27 pm »
Principalmente porque podes adquirir no mercado civil e converter.  ;)

https://www.aereo.jor.br/2022/01/27/quanto-custa-a-conversao-de-jatos-a330-200-em-a330-mrtt/

Citar
A aquisição de 3 jatos A330 à companhia Iberia e a sua conversão em MRTT, obra que está sendo realizada entre 2021 e 2025, vai custar 675 milhões de euros, dos quais 148 milhões de euros foram alocados no orçamento de 2021. A primeira aeronave é um A330-200 de 6 anos, com matrícula EC-MIL, que a Iberia utilizou principalmente para cobrir rotas para a América Latina.



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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3608 em: Agosto 09, 2024, 04:38:29 pm »
Principalmente porque podes adquirir no mercado civil e converter.  ;)

https://www.aereo.jor.br/2022/01/27/quanto-custa-a-conversao-de-jatos-a330-200-em-a330-mrtt/

Citar
A aquisição de 3 jatos A330 à companhia Iberia e a sua conversão em MRTT, obra que está sendo realizada entre 2021 e 2025, vai custar 675 milhões de euros, dos quais 148 milhões de euros foram alocados no orçamento de 2021. A primeira aeronave é um A330-200 de 6 anos, com matrícula EC-MIL, que a Iberia utilizou principalmente para cobrir rotas para a América Latina.



Saudações

https://www.airfleets.net/flottecie/TAP%20Air%20Portugal-stored-a330.htm

Se este site estiver correcto, a "bilionária" TAP desfez-se de 9 células ao longo dos últimos 6 anos... Células essas com uma média de aproximadamente 16 anos ao serviço.

Já a FAP, entre células ativas e armazenada a média de idade é de 22 anos... Será que ninguém se lembrou de compras algumas destas células da TAP e transformar em A300-MRTT? Pérolas a porcos!
 

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saabGripen

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3609 em: Agosto 09, 2024, 07:07:35 pm »


Não percebi bem;

Os 707 vão ser entregues junto com os nossos F-35 usados, no âmbito do processo 28 F16A/B MLU da FAP?

É isso?

A TAP deitou ao lixo A-330 que a FAP podia ter nacionalizado?
Como a GNR com os NISSAN GTR para transporte de órgãos?


 
 

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Pescador

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3610 em: Agosto 10, 2024, 09:51:46 am »
Com a divida da TAP ao Estado(leia-se contribuinte) entregavam de borla e abastecidos e era uma bom avião de transporte de tropas e carga para complementar os existentes.
Até podia ser convertido naquela "empresa brasileira" onde a gaja zuca mulher de um senhor grande d TVI ganha um ordenado pornográfico (mais do dobre de alguns engenheiros portugueses lá) e, até os cães tem regalias da empresa. Chama-se  OGMA ZUCA ou lá como é
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3611 em: Agosto 10, 2024, 10:08:00 am »
Com a divida da TAP ao Estado(leia-se contribuinte) entregavam de borla e abastecidos e era uma bom avião de transporte de tropas e carga para complementar os existentes.
Até podia ser convertido naquela "empresa brasileira" onde a gaja zuca mulher de um senhor grande d TVI ganha um ordenado pornográfico (mais do dobre de alguns engenheiros portugueses lá) e, até os cães tem regalias da empresa. Chama-se  OGMA ZUCA ou lá como é


Tipicamente, este tipo de empresas é constituida por máquinas muito avançadas, engenheiros, um ou mais cães e uma mulher.
- as máquinas fazem o trabalho
- os engenheiros dão de comer aos cães
- os cães estão lá para impedir que os engenheiros mexam nas máquinas
- e a mulher está lá para explicar o processo quando um ministro visita as instalações.

Pode ser difícil de acreditar, mas funciona.

E assim pode-se ver porque é que não funcionava quando era a FAP que mandava.
Não havia mulheres nem cães.

Porque é que o Arsenal do Alfeite está na falência?

... yá... isso mesmo...


 

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3612 em: Agosto 10, 2024, 10:26:46 am »
Saab és um trolle, mas pelo menos fazes-me rir. Valha isso!
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Pescador

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3613 em: Agosto 10, 2024, 12:50:28 pm »
Com a divida da TAP ao Estado(leia-se contribuinte) entregavam de borla e abastecidos e era uma bom avião de transporte de tropas e carga para complementar os existentes.
Até podia ser convertido naquela "empresa brasileira" onde a gaja zuca mulher de um senhor grande d TVI ganha um ordenado pornográfico (mais do dobre de alguns engenheiros portugueses lá) e, até os cães tem regalias da empresa. Chama-se  OGMA ZUCA ou lá como é


Tipicamente, este tipo de empresas é constituida por máquinas muito avançadas, engenheiros, um ou mais cães e uma mulher.
- as máquinas fazem o trabalho
- os engenheiros dão de comer aos cães
- os cães estão lá para impedir que os engenheiros mexam nas máquinas
- e a mulher está lá para explicar o processo quando um ministro visita as instalações.

Pode ser difícil de acreditar, mas funciona.

E assim pode-se ver porque é que não funcionava quando era a FAP que mandava.
Não havia mulheres nem cães.

Porque é que o Arsenal do Alfeite está na falência?

... yá... isso mesmo...

O gajo da TVI contou isso?
E a gaja também recebeu uma condecoração?

Sabemos que a comunicação social está muito dentro. É como ter a mãos cheias de massa consistente.

A OGMA como muitas empresas tem sido sujeitas a "terrorismo" empresarial/politico (militar no caso das em que bonecos tem influencia)para depois serem vendidas ou parte delas a outros interesses. Empresas civis também acontece.

Eu diria que é parecido, embora em menor escala, com deixar os C130 ficarem abandalhados atrasando MLU e manutenção para gastar quase mil milhões em novos aviões que interessavam.

Uma pergunta inocente. Vão fazer o mesmo aos C295?
« Última modificação: Agosto 10, 2024, 12:57:44 pm por Pescador »
 

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mafets

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3614 em: Agosto 10, 2024, 02:03:14 pm »
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