Quase tudo já foi entretanto respondido, mas aqui ficam os meus
2 cents:
-
AIM-9X: está contratualizada a entrega dos 18 Block II no 2º semestre de 2026. Virão mísseis de treino cativo (CATM-9X) também, e para tarefas "domésticas" o AIM-9L/I-1 para já será suficiente;
-
JHMCS: existe nas Esquadras F-16 da FAP há largos anos, desconhece-se ainda se existe ou não vontad€ de o modernizar para a versão II, por exemplo;

-
Bubble canopy: é relativamente comum em caças (F-15, F-16, F-18, F-22, Harrier II, A-10, Eurofighter, Mirage 4000, Su-27, etc), sendo que é "frameless" apenas nos casos do F-16 e F-22. As carlingas do Rafale e Gripen, por exemplo, não são completamente em bolha, pelo que não se considera possuírem este tipo de canopy;
-
IFF (Identification Friend or Foe): é um dispositivo que junta um transponder com um interrogador. Quando ligado, é passivo em modo transponder (quando está apenas à escuta) e ativo no modo interrogador (quando procura a identificação de uma aeronave), e usado em conjunto com o radar do caça. É isso que depois fornece nos monitores a imagem de amigo, inimigo ou contacto não identificado, neste último caso por ter o IFF/Transponder desligado (Bogey/Bandit) ou pura e simplesmente não possuir.
Bandit is - An aircraft identified as enemy, in accordance with theater ID criteria. The term does not necessarily imply direction or authority to engage.
Bogey is - A radar or visual air contact whose identity is unknown.
É um sistema fundamental nos dias que correm, por razões de segurança em voo, por evitar incidentes de "blue-on-blue" (fogo amigo), e mesmo pela sua capacidade de dissuasão (do género "estou aqui, estou armado, estou a ver-te e a seguir cada passo teu").
IRST - no nosso caso, e no de tantos outros por esse mundo fora, usamos o pod Litening G4 como uma espécie de IRST "dos pobres", e daí que seja muito útil também em missões ar-ar (a juntar à capacidade aumentada de identificação visual, IR e de gravação em vídeo). Na família F-16 somente o Block 60 possui um sistema destes interno, para os restantes (incluindo o Block 70/72/V) pode ser usado o pod Lockheed Martin Legion-ES, por exemplo, cuja venda para os F-16V de Taiwan foi autorizada no ano passado.
https://www.lockheedmartin.com/en-us/news/features/2020/lockheed-martin-unveils-upgraded-sensor-suite-for-new-production-f-16.htmlhttps://aviationweek.com/defense-space/sensors-electronic-warfare/lockheed-unveils-miniaturized-irst-f-16-block-7072sNão consta, porém, que tenhamos interesse na aquisição de um sistema deste género para os F-16M.