Só um aparte, em Amena cavaqueira com pessoal da FAP, foi adiantado, que a futura IRLAF, irá receber alguns F16 dos Países Baixos, 08 a 12, para formar um esquadrão de interceptação.
Durante uma das conversas comentei que até poderíamos ter sido nós, FAP, a repetir a dose da Romenia, alienando alguns F's e, avançando simultaneamente para o F35.
A resposta foi um silêncio esclarecedor.
Desculpa o offtopic CG.
Grande abraço
Ora essa meu querido amigo, estás à vontade. Hoje em dia infelizmente se não se sabem as coisas por portas travessas e/ou conhecidos/amigos, o nível de secretismo dentro das FAs quase equivale à lei da rolha. O que é ridículo depois face a coisas que entretanto vêm a lume.

Por acaso julgava que iam comprar os F-16 aos amigos norte-americanos, mas muito provavelmente será mais rápido e barato adquirir as células dos Países Baixos ou Bélgica, pelo menos aquelas que já não estejam vendidas ou reservadas.
Em relação ao nosso caso, o silêncio ensurdecedor prende-se quase certamente com o facto de não podermos vender aquilo que não temos, senão arriscamo-nos a ficar sem "brinquedos". Há neste momento uma grande probabilidade de ficarmos com apenas 25 F-16 MLU, que já é o mínimo dos mínimos. Até mesmo caso se enverede pelo pacote de modernização Viper para 20 células, ter 25 disponíveis é pouco.
É como o caso dos C-130 modernizados cujo rumor que corre é que pouco tempo ficarão na FAP, sendo a venda para a Grécia ou países de Leste apontado como o destino quase certo (podendo possibilitar, entre outras, a compra de mais 2 Canadair, por exemplo), até pelo atraso do programa na OGMA ir convenientemente coincidir com a chegada dos (K)C-390. E como pouco mais há que me espante, não me admirava nada que um dia destes venha a ser verdade.