Mas modernizar que vintena de F16? Os supostos que existem no AMARG? Os nossos que as células mais recentes têm quase trinta anos?
Ou o armamento que pelos vistos é eterno e não tem shelf life. É que já foi aqui referido que esse também não é eterno...
Quanto à escolha pelo Leasing, já a justifiquei varias vezes. Opção aliás que é usada na aviação militar e civil por esse mundo fora, não estou propriamente a inventar a roda...
Claro que não acredito. Mas por isso mesmo é que não adianta falar em supostos 2% e no que daria para comprar. Alias já há muito que critico estarem sempre a falarem na LPM e nos 2%. Ambos são um exercício de ficção.
Entre os nossos F-16 ou do AMARG, ou um misto de ambos, é perfeitamente possível extender a vida das células por mais uma década, década e meia sem custos avultados como seria adquirir um caça "novo".
O armamento, é um problema que o leasing não resolve
Mas para mim o problema mais grave nem é isso, é uma nova cadeia logística para apenas 10/15 anos de utilização de um novo caça, e a quantidade destes caças disponíveis para leasing. É que uma dúzia de caças não chega.
E a questão dos 2% do PIB adianta falar sim, quando prometem 2% em acordos com parceiros NATO, e cumprem menos de metade, a situação é grave e tem grande influência no actual estado das FA.
Voltando ao tópico, para mim a hipótese lógica passa por F-16V, e esta questão reside apenas em quantos anos de operação ganhavam os nossos com esta modernização. Esta é a única solução que pode ter efeitos rápidos, qualquer outra solução iria demorar anos até estar resolvida.