Parece que passou despercebido à maioria das pessoas. Mas aquele estarola do Nuno Rogeiro no outro dia num canal de cabo disse que tinha uma sugestão para dar ao Estado sobre uma grande oportunidade de negócio para Portugal.
E então lá foi explicando que a história do cancelamento da aquisição de caças a Israel por parte da Croácia devido ao veto dos EUA.
E que agora seria uma grande oportunidade para Portugal entrar em campo porque tínhamos 24 F-16's e podíamos vendê-los à Croácia (fim de citação).
Onde isto já chegou! Quando comentadores de TV já dão bitaites sobre os F-16s. Mas o gajo é tão ignorante que até faz impressão.
Mesmo que isso fosse exequível, para que é que os croatas queriam F-16MLU's? Quando os portugueses ao lado daqueles que os israelitas acordaram com os croatas são quase obsoletos. Daí um dos motivos dos EUA não aprovarem o negócio. Então por isso optariam pelo Gripen C ou mesmo pelo F-16V.
Uma vez há muitos anos, quando eu ainda trabalhava num departamento de uma certa disciplina na minha universidade, convidámos o figurão (Nuno Rogeiro) para uma palestra sobre questões estratégicas. Depois da mesma, nos comes e bebes, aproveitei para participar numa conversa onde este estava presente a afirmar a alunos do curso de Relações Internacionais que Portugal possuía F-14 Tomcat (!!!) e que a breve trecho a Armada ia ter ao serviço várias fragatas de fabrico norte-americano porque Donald Rumsfeld estava muito interessado em estreitar os laços transatlânticos. Também adiantou que, mais tarde ou mais cedo, os EUA iriam ceder a Portugal várias baterias de mísseis terra-ar Patriot e que o Exército poderia vir a receber o M1A1 Abrams para substituir os M60A3 (
sic). Não sei se era delírio ou o facto de haver open bar disponível, mas sei que nesse dia tirei as minhas próprias ilações sobre essa personagem que, segundo afirma, até pode numas férias em família ter estado perto da Maddie McCann...

Realmente, pelo andar da carruagem, parece que vontade não falta para que a capacidade de combate na FAP (e não só) desapareça progressivamente, deixando o ramo em tudo semelhante à RNZAF e como únicos jactos ao serviço os Falcon 50. Também qualquer dia a Armada passa a Guarda Costeira, faltando saber o que fazer ao Exército.