Os 28 F16A/B MLU da FAP

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« Responder #525 em: Abril 17, 2009, 03:41:08 pm »
Como estamos de MLU, ainda existem 12 F-16 MLU ou ja saiu mais algum F-16 das OGMA??
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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PereiraMarques

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« Responder #526 em: Abril 17, 2009, 04:07:13 pm »
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Sequência de aeronaves a emergir do Programa MLU:
-------------------------------------------------------------------
15133 [1], F-16AM (2003)
15139, F-16BM (2004)
15121, F-16AM (2004; 1º voo BA5, 28Set04)
15138, F-16BM (2005; 1º voo BA5, 23Nov05)
15137, F-16BM (2006; 1º voo BA5, 29Jun06)
15123, F-16AM (2007; 1º voo BA5, 11Jan07)
15124, F-16AM (2007; 1º voo BA5, ??Jun07)
15140 [2], F-16BM (2008; 1º voo BA5, 28Jan08)
15122, F-16AM (2008; 1º voo BA5, 05Mar08)
15134, F-16AM (2008; 1º voo BA5, 18Jun08)
15126, F-16AM (2008; 1º voo BA5, ??Ago08)
15127, F-16AM (2008; 1º voo BA5, ??Nov08)
15128, F-16AM (2008; 1º voo BA5, ??Dez08)
15104, F-16AM (2009; 1º voo BA5, 18Fev09)
15125, F-16AM (2009; )
15101, F-16AM (2009; )
15129, F-16AM (2009?)


 :arrow: http://callsignafp.blogspot.com/2007/07 ... os-de.html

[1] Acidentado em 5/12/2008 na Bélgica, a aeronave já se encontra em Portugal, agora se está em avaliação acerca da viabilidade da reparação ou se está a ser efectivamente reparada é que já não sei.

[2] Acidentado em 28/01/2008 em Monte Real com perca total da aeronave.
 

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« Responder #527 em: Abril 17, 2009, 04:21:58 pm »
OSCAR KILO PEREIRA MARQUES, OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO. :Soldado2:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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nelson38899

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« Responder #528 em: Abril 29, 2009, 12:03:40 pm »
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Ministro da Defesa em Monte Real para acompanhar modernização dos F-16
29.04.2009 - 09h18 Lusa
O ministro da Defesa visita hoje o hangar onde decorre o processo de modernização das esquadrilhas de caças F-16, na Base Aérea de Monte Real, no âmbito de um dia dedicado ao ramo da Força Aérea.

Este processo de modernização da frota F-16 MLU (Mid Life Update) implica um extenso programa que visa alargar o período de vida de um aparelho que entrou ao serviço na força aérea norte-americana em 1979.

No decorrer do processo de modernização MLU, cada avião F-16 recebe vários novos componentes. O item mais importante do "pacote MLU" é um novo computador Texas Instruments Modular Mission Computer (MMC), que é fundamental para dar novas capacidades aos sensores e sistemas de armas e melhorar o interface entre o piloto e o avião. O MMC substitui vários componentes do F-16 original, entre os quais os computadores usados para o controlo de tiro (Expanded Fire Control Computer, XFCC) e a unidade electrónica de Head Up Display (HUD).

O novo MMC ocupa 42 por cento menos volume no avião, pesa menos 55 por cento e consome menos 37 por cento de energia eléctrica. Por outro lado, o programa MLU também renova o Radar de Controlo de Tiro (Fire Control Radar). Assim, o radar Westinghouse AN/APX-66(V2) dos F-16 é reequipado com um novo processador que permite rastrear e seguir até dez alvos e orientar simultaneamente seis mísseis ar-ar de médio alcance (AMRAAM) a seis alvos diferentes. Também permite uma melhoria de 25 por cento na detecção e melhorias no mapeamento ar-terra.

Um despacho publicado em Agosto do ano passado indica que o Governo vai investir mais de 20 milhões de euros na modernização de vários F-16, para aumentar a eficácia das aeronaves em missões de controlo de fronteiras e na fiscalização do espaço aéreo e marítimo. O programa de modernização MLU está a cargo da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal. O presidente da OGMA anunciou no ano passado que o programa irá modernizar "quarenta aeronaves" F-16 e vai durar "até ao final de 2011 ou início de 2012".

Na unidade de Monte Real, o ministro da Defesa acompanhará ainda uma simulação de "scramble" de defesa aérea e tomará contacto com as capacidades recentemente adquiridas para o sistema de armas F-16. Antes de chegar à Base Aérea 5, Nuno Severiano Teixeira visitará o Laboratório de Aeronáutica da Academia da Força Aérea, junto à Base Aérea Nº1 (BA1), em Sintra, seguido de uma demonstração prática, em voo, do programa de veículos aéreos não tripulados (UAV). A deslocação, em Aviocar, para a Base Aérea de Monte Real, incluirá uma missão de Fiscalização e Controlo das Actividades de Pesca.
http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1377391
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Lancero

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« Responder #529 em: Abril 29, 2009, 03:47:19 pm »




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O Ministro da Defesa, Severiano Teixeira, observa o cockpit de um F-16 já com o upgrade MLU (midlife update), na base aerea nº5 , em Monte Real, 29 de Abril de 2009. JOAO RELVAS/LUSA

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Defesa: Força Aérea prevê modernizar 18 caças F-16 até final do ano

Monte Real, 29 Abr (Lusa) - A Força Aérea prevê modernizar até ao final do ano 18 caças F-16 com o programa MLU (Mid Life Update), anunciou hoje o ministro da Defesa.  

 

    A declaração de Nuno Severiano Teixeira foi feita no decorrer de uma visita à Base Aérea nº5 de Monte Real onde parte do programa MLU é executado, na chamada Doca4.  

 

    Num pequeno discurso aos militares que procedem à actualizaçao dos aparelhos, o ministro deixou "uma palavra de reconhecimento e apreço pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na Doca4, na Base de Monte Real".  

 

    "É com muita satisfação que vejo a forma como o projecto está a decorrer, apesar das dificuldades iniciais", disse Nuno Severiano Teixeira, durante a deslocação realizada no âmbito de um dia dedicado ao ramo da Força Aérea.

 

    O ministro da Defesa realçou que, desde o início do programa, em 2003, já foram modernizados 15 aviões, prevendo-se chegar ao final do ano com 18.  

 

    A Força Aérea espera cumprir o objectivo de modernizar seis aviões por ano.  

 

    Até final de 2012 deverá estar realizado o trabalho de modernização de 39 aparelhos.  

 

    As equipas técnicas da Base de Monte real modernizaram o último aparelho em 83 dias, sendo que a média do trabalho feito nos outros aviões foi de 94 dias.  

 

    Parte do trabalho de execução do programa MLU é feita em Alverca.  

 

    A Base Aérea nº5 é onde está instalado o dispositivo de Defesa Aérea que implica que, em caso de alerta, os aviões têm de estar no ar no prazo de 15 minutos.  

 

    O processo de modernização da frota F-16 MLU integra um extenso programa que visa alargar o período de vida de um aparelho que entrou ao serviço na força aérea norte-americana em 1979.  

 

    No decorrer do processo de modernização MLU, cada avião F-16 recebe vários novos componentes. O item mais importante do "pacote MLU" é um novo computador Texas Instruments Modular Mission Computer (MMC), que é fundamental para dar novas capacidades aos sensores e sistemas de armas e melhorar o interface entre o piloto e o avião.  

 

    Um despacho publicado em Agosto do ano passado indica que o Governo vai investir mais de 20 milhões de euros na modernização de vários F-16, para aumentar a eficácia das aeronaves em missões de controlo de fronteiras e na fiscalização do espaço aéreo e marítimo.  

 

    O programa de modernização MLU está a cargo da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal.  
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

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João Oliveira Silva

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« Responder #530 em: Abril 29, 2009, 05:06:24 pm »
Citar
As equipas técnicas da Base de Monte real modernizaram o último aparelho em 83 dias, sendo que a média do trabalho feito nos outros aviões foi de 94 dias.
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O ministro da Defesa realçou que, desde o início do programa, em 2003, já foram modernizados 15 aviões,
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A Força Aérea espera cumprir o objectivo de modernizar seis aviões por ano.
Citar
É com muita satisfação que vejo a forma como o projecto está a decorrer, apesar das dificuldades iniciais",


São demasiadas as vezes que não consigo compreender o meu País.
Para se fazer o up-grade dos primeiros aviões eram precisos largos meses, quase dois anos. Agora são três meses, mais coisa, menos coisa!!!!
Raios me partam.
Porque é que as coisas não começam como deve ser, sem novelas.
O MLU dos F-16 já se estava a transformar em novela.
Agora está ao nível dos melhores projectos deste género.
Mas neste país tudo tem que começar torto para depois se endireitar e até exceder o que se pede?
Cumprimentos,
 

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nelson38899

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« Responder #531 em: Abril 29, 2009, 05:23:32 pm »
quando se tenta fazer coisas que não se sabem fazer, demora sempre mais tempo a fazer o primeiro, depois é sempre a andar.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Cláudio C.

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« Responder #532 em: Abril 30, 2009, 10:39:46 pm »
Sempre teremos entao os 40 f-16 mlu? Desculpem-me se estou a dizer algum disparate.
E Pluribus Unum
 

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antoninho

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« Responder #533 em: Abril 30, 2009, 10:47:28 pm »
Citação:Até final de 2012 deverá estar realizado o trabalho de modernização de 39 aparelhos.

O outro perdeu-se num acidente grave.
 

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« Responder #534 em: Abril 30, 2009, 11:52:02 pm »
Uma coisa nao percebo, e desde ja peço desculpas pela minha ignorancia :?: ... mas afinal nao eram 45 células, não vieram 20 F-16 novos e depois mais tarde em 1999 nao vieram mais 25 F-16, se se perderam 2 em acidentes nao deveria haver 43????
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PereiraMarques

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« Responder #535 em: Maio 01, 2009, 12:10:05 am »
Das 25 células recebidas no 2.º lote decidiu-se logo que as 5 em pior estado e/ou com menor  número pootencial de horas de voo seriam usadas apenas como fornecedores de peças.
 

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ShadIntel

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« Responder #536 em: Maio 01, 2009, 12:12:13 am »
Citação de: "Instrutor"
Uma coisa nao percebo, e desde ja peço desculpas pela minha ignorancia :?: ... mas afinal nao eram 45 células, não vieram 20 F-16 novos e depois mais tarde em 1999 nao vieram mais 25 F-16, se se perderam 2 em acidentes nao deveria haver 43????

Peace Atlantis I:
- 19 aeronaves operacionais ou em fase de MLU (15101 a 15110, 15112 a 15120).
- 1 (15111) destruída em 2002 num acidente que custou a vida ao piloto.

Peace Atlantis II:
- 20 aeronaves operacionais ou em fase de MLU (15121 a 15139, 15141). O F-16 15133 foi danificado uns meses atrás mas está (esteve?) em reparação.
- 1 (F-16B 15140) destruída num acidente em 2008.
- 3 para sobressalentes
- 1 para exposição estática (15100).
 

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« Responder #537 em: Maio 01, 2009, 12:36:58 am »
Muito bem obrigado a ambos pelas explicaçoes :wink:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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« Responder #538 em: Maio 01, 2009, 12:40:10 am »
Entao o projecto é mesmo modernizar as 39 unidades, certo? Será que ja passou a "diarreia mental" que assombrou algumas pessoas com a ideia de vender 10/12 caças F-16, pessoalmente espero bem que sim, porque percisamos deles, se quisermos colocar um destacamento de 4/8 unidades em cada arquipélago.
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AC

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« Responder #539 em: Maio 01, 2009, 02:01:58 am »
Certo, a ideia é modernizar todos os 39 para MLU.

Não, a possibilidade de vender 12 MLU permanece em cima da mesa.

Os aviões precisam de pilotos.

Dificilmente iremos ter mais que uma parelha de QRA em cada arquipélago, a não ser que aconteça algo muito mau.