Os 30 F16A/B MLU da FAP

  • 1843 Respostas
  • 306381 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 2491
  • Recebeu: 1294 vez(es)
  • Enviou: 784 vez(es)
  • +733/-172
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1530 em: Abril 01, 2019, 07:46:30 pm »
O F-35 consegue levar internamente apenas os misseis AMRAAM?

Afirmativo, dois ou quatro conforme carregue outra carga interna ou não (JDAMs, por exemplo).

Calha tripla para AIM-120D? Já não era sem tempo! E não queria dizer estações 3 e 7? Ou as estações onde habitualmente são colocados os depósitos também podem levar a calha tripla?

O AARGM-ER já se encontra em utilização?

Será um sistema triplo de calhas LAU-129 nas estações 3 e 7. E sim, eram essas mesmas estações que queria dizer no post anterior.



O AARGM-ER encontra-se em fase final de testes. Primeiramente será carregado internamente no F-35A e C, e externamente no Super Hornet e Growler, estando planeada a integração noutros sistemas de armas como, por exemplo, o F-16V. O NSM/JSM também poderá fazer parte do armamento à disposição do Viper.

A lista de armamentos dos F-16 cada vez mais prova que a nossa lacuna não são necessariamente os caças, mas sim a falta de investimento para os armar de forma decente. Cada vez gosto mais da ideia dos F-16V. Agora imaginar um F-16 português com 8 AMRAAMs nas asas... Era 1/3 do total que supostamente temos, mas era uma visão de luxo.

Concordo consigo, se bem que o armamento à disposição da frota portuguesa não seja de se deitar fora, do JHMCS ao Litening G4, passando pelo GBU-49 e AIM-120C-5. Podia estar mais actualizado? Devia, ainda para mais que as últimas OFP's permitem a utilização do Sniper e IRIS-T/AIM-9X, JSOW, JASSM, SDB, AIM-120D, etc, (quase) todos eles reaproveitáveis caso o futuro avião de combate seja o F-16V, F-35A ou Gripen NG.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 

*

Red Baron

  • Perito
  • **
  • 348
  • Recebeu: 67 vez(es)
  • Enviou: 93 vez(es)
  • +77/-18
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1531 em: Abril 01, 2019, 11:13:41 pm »
Mas Charlie Jaguar defendes uma conversão completa para viper ou uma parcial para viperzinho.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 2961
  • Recebeu: 1351 vez(es)
  • Enviou: 2830 vez(es)
  • +519/-91
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1532 em: Abril 02, 2019, 12:03:29 am »
Mas que pergunta, Red Baron! O Charlie quer mesmo é os Viper da Galactica.  :mrgreen:

Quem exige viperzinhos são os controleiros do Terreiro de Paço e os calimeros do Restelo e de S. Bento não os têm no sítio para dizer que não.
Everyone you will ever meet knows something that you don't.
- Bill Nye
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 4283
  • Recebeu: 2047 vez(es)
  • Enviou: 782 vez(es)
  • +555/-71
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1533 em: Abril 02, 2019, 07:04:34 am »
Mas que pergunta, Red Baron! O Charlie quer mesmo é os Viper da Galactica.  :mrgreen:

Quem exige viperzinhos são os controleiros do Terreiro de Paço e os calimeros do Restelo e de S. Bento não os têm no sítio para dizer que não.

NVF, será que vamos mesmo ter os ViperAlhos Tugas ??
Isso é que era de Homem !

Abraços
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 2491
  • Recebeu: 1294 vez(es)
  • Enviou: 784 vez(es)
  • +733/-172
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1534 em: Abril 02, 2019, 07:53:01 am »
Mas Charlie Jaguar defendes uma conversão completa para viper ou uma parcial para viperzinho.

Conversão completa claro, assim seja possível como tudo indica ser. ;)


Mas que pergunta, Red Baron! O Charlie quer mesmo é os Viper da Galactica.  :mrgreen:

É isso mesmo, um Viperzão com lasers e tudo! :mrgreen:

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 15126
  • Recebeu: 1050 vez(es)
  • Enviou: 983 vez(es)
  • +177/-170
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1535 em: Abril 02, 2019, 10:31:19 am »
Mas Charlie Jaguar defendes uma conversão completa para viper ou uma parcial para viperzinho.

Conversão completa claro, assim seja possível como tudo indica ser. ;)


Mas que pergunta, Red Baron! O Charlie quer mesmo é os Viper da Galactica.  :mrgreen:

É isso mesmo, um Viperzão com lasers e tudo! :mrgreen:

Este homem não é do norte carago, e então o F-15 X?! >:( :mrgreen:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 2491
  • Recebeu: 1294 vez(es)
  • Enviou: 784 vez(es)
  • +733/-172
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1536 em: Abril 02, 2019, 10:39:10 am »
Mas Charlie Jaguar defendes uma conversão completa para viper ou uma parcial para viperzinho.

Conversão completa claro, assim seja possível como tudo indica ser. ;)


Mas que pergunta, Red Baron! O Charlie quer mesmo é os Viper da Galactica.  :mrgreen:

É isso mesmo, um Viperzão com lasers e tudo! :mrgreen:

Este homem não é do norte carago, e então o F-15 X?! >:( :mrgreen:

Não sou não senhor: Maternidade da Marinha, Barrocas, Cova da Piedade, Almada. Mais sulista, elitista e liberal que isto só na imaginação do Luís Filipe Menezes. :mrgreen:

Além disso tenho de preservar o meu karma pois de cada vez que menciono o F-15X, fale mal do Koala a esteróides ou do "Ká-Cê", lá vai mais uma demonstração de desagrado de algum aparelhista ou carreirista que por aqui deambule. :-P :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Cabeça de Martelo, tenente, HSMW, Stalker79

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 4283
  • Recebeu: 2047 vez(es)
  • Enviou: 782 vez(es)
  • +555/-71
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1537 em: Abril 02, 2019, 11:30:01 am »
Mas Charlie Jaguar defendes uma conversão completa para viper ou uma parcial para viperzinho.

Conversão completa claro, assim seja possível como tudo indica ser. ;)


Mas que pergunta, Red Baron! O Charlie quer mesmo é os Viper da Galactica.  :mrgreen:

É isso mesmo, um Viperzão com lasers e tudo! :mrgreen:

Este homem não é do norte carago, e então o F-15 X?! >:( :mrgreen:

Não sou não senhor: Maternidade da Marinha, Barrocas, Cova da Piedade, Almada. Mais sulista, elitista e liberal que isto só na imaginação do Luís Filipe Menezes. :mrgreen:

Além disso tenho de preservar o meu karma pois de cada vez que menciono o F-15X, fale mal do Koala a esteróides ou do "Ká-Cê", lá vai mais uma demonstração de desagrado de algum aparelhista ou carreirista que por aqui deambule. :-P :mrgreen:

Para mim que nasci em Lisboa, em casa…..o F15X, vinha mesmo a calhar o resto são areias do deserto, JAMAIS, do sul, para os olhos do Zé Povinho!
Se o ViperZão não avançar eu voto no F15X !!!



Com as massas que sobravam em relação ao F35, podiamos comprar as aeronaves de treino, os M346, e formar a escola de pilotagem Alentejana !





Abraços
« Última modificação: Abril 02, 2019, 11:36:45 am por tenente »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, Cabeça de Martelo, oi661114, Stalker79

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 2491
  • Recebeu: 1294 vez(es)
  • Enviou: 784 vez(es)
  • +733/-172
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1538 em: Abril 02, 2019, 02:28:04 pm »
Com as massas que sobravam em relação ao F35, podiamos comprar as aeronaves de treino, os M346, e formar a escola de pilotagem Alentejana !





Abraços

Alentejana já ela é tenente: nunca mais passa da cepa torta e da sombra do chaparro.  ::) :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

diogo13350

  • Membro
  • *
  • 177
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +8/-1
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1539 em: Abril 02, 2019, 03:07:27 pm »
Com as massas que sobravam em relação ao F35, podiamos comprar as aeronaves de treino, os M346, e formar a escola de pilotagem Alentejana !





Abraços

Alentejana já ela é tenente: nunca mais passa da cepa torta e da sombra do chaparro.  ::) :mrgreen:
Posso estar iquivocado mas não se falava à uns meses da hipótese de uma empresa privada comprar uma meia dúzia de m346 ou uma outra aeronave de treino avançado que seriam colocados em Beja de forma que se treinas se pilotos da FAP e civis?
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 5508
  • Recebeu: 1132 vez(es)
  • Enviou: 604 vez(es)
  • +383/-136
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1540 em: Abril 02, 2019, 03:28:13 pm »
Só para ser do contra queria o F/A 18 Super Hornet. Ainda por cima pode ir passear aos porta-aviões dos "americas" e ser abastecido pelo KC...  :mrgreen: :mrgreen:





Saudações

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

asalves

  • Perito
  • **
  • 455
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 56 vez(es)
  • +21/-8
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1541 em: Abril 02, 2019, 04:59:52 pm »
O F-15 X servia para que?  1 F-15X leva quase todo o nosso stock de misseis. Como é que vamos equipar uma parelha?  :bang: :bang:

O f-35 quando eles chegarem à tugalandia já não deverão ter os problemas resolvidos, contudo quando mais leio sobre as capacidade do F-35 (parte boa) mais me convenço que não precisamos dele. O bicho ao que parece vem revolucionar toda a doutrina de aviação para para isso é preciso ter o material externo correto para apoiar o bicho, sensores, radares, drones, vários F-35, ... Ora se nós nem um sistema de defesa anti-aérea temos para que que queremos um F-35 e toda a sua capacidade de processamento de dados?

Para mim vinha o F-16V que serve mais do que bem para patrulhamentos e umas missão NATO em países sem qualquer defesa aérea. O guito que sobrar que se gaste na marinha pois somos por natureza os guardiões do Atlântico na Europa. (Ou devíamos ser  :mrgreen:)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 2961
  • Recebeu: 1351 vez(es)
  • Enviou: 2830 vez(es)
  • +519/-91
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1542 em: Abril 02, 2019, 05:03:46 pm »
Everyone you will ever meet knows something that you don't.
- Bill Nye
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, asalves

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 4283
  • Recebeu: 2047 vez(es)
  • Enviou: 782 vez(es)
  • +555/-71
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1543 em: Abril 02, 2019, 05:11:44 pm »
Com as massas que sobravam em relação ao F35, podiamos comprar as aeronaves de treino, os M346, e formar a escola de pilotagem Alentejana !





Abraços

Alentejana já ela é tenente: nunca mais passa da cepa torta e da sombra do chaparro.  ::) :mrgreen:

Ó Charlie, porquécachas que eu escrevinhei Alentejana ????
Ela não ata nem desata !!!  ;)
Venham de lá mas é uns 346 e também uns Super Tucalhões, para substituir os epsilon !!!! :mrgreen:





Abraços
« Última modificação: Abril 02, 2019, 05:16:51 pm por tenente »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Red Baron

  • Perito
  • **
  • 348
  • Recebeu: 67 vez(es)
  • Enviou: 93 vez(es)
  • +77/-18
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1544 em: Abril 02, 2019, 08:11:02 pm »
Mas Charlie Jaguar defendes uma conversão completa para viper ou uma parcial para viperzinho.

Conversão completa claro, assim seja possível como tudo indica ser. ;)


Mas que pergunta, Red Baron! O Charlie quer mesmo é os Viper da Galactica.  :mrgreen:

É isso mesmo, um Viperzão com lasers e tudo! :mrgreen:

Não achas um desperdício estar a montar todo um viper nas células que temos? Mais  vale comparar novo e vender estas ao romenos.

Agora se é para fazer viperzinhos da para usar as Peace Atlantis e fazer um avião para mais 20 anos por baixo custo.

Para mim o ideal era comprar em segunda mão entre 8 a 12 Rafale F3R ou Typhoon Tranche 3, para as missões da NATO e EU. E fazer um upgrade para viperzinhos a 20 f-16 para fazer os restantes 98% das missões.