
Lisboa e o Vale do Tejo (LVT) leva com muito dinheiro e graças à centralização dos serviços tem levado com muito potencial humano (com habilitações académicas superiores). Não é à toa que o salário médio em LVT seja 200 e tal euros superior ao do Norte.
Essa centralização de serviços e orgãos governamentais (como aconteceu com a Portugal Telecom) em LVT, levou à redução de empresas dos sectores terciário e também secundário.
Concordo no servilismo no Norte. Isso em parte sucede porque as pessoas mais informadas e cultas saem da sua zona em busca de um emprego melhor e ordenado superior (em LVT, por exemplo) e deixam de ser um exemplo para os miúdos da área.
Para não ser tão abstracto, imagina uma família de uma aldeia do Norte. Um dos irmãos, contrariamente ao resto da família que não tem ambição parte, obtém qualificações académicas (talvez superiores) e onde irá para satisfazer a sua ambição? Provavelmente para LTV, devido às oportunidades. Consequência, mostra/ensina às gerações mais novas que para ser "bem sucedido" tem que sair da zona. Uma outra consequência é que essa aldeia perde o potencial de jovens com ambição que querem ir mais longe e fica com o pessoal de habilitações mais baixas e porque vive num meio pequeno e sem grandes oportunidades não têm horizontes.
Ou seja, é um ciclo, porque quando aparece alguém a querer ir mais longe, tem que se mudar para os sítios onde existem essas oportunidades, deixando para trás quem não tem ambição e pensa que a vida é só trabalhar feito robô (e se acomoda) o que não ajuda em nada a sociedade local.
Depois, pensando que as PME em Pt representam cerca de 99 % do número de empresas e que destas a maioria são familiares e, logo muito circunscritas à realidade locale habituados a trabalhar sem questionar, notarás que não passam de servos. Consequência: cresceram num ambiente de patrão-servo com dificuldades económicas e por isso é a única forma de viver que conhecem.
Ao levares as concentrares os serviços e tretas governamentais, as grandes empresas seguirão, PME também e, inevitavelmente também se vai o Talento, empobrecendo as áreas locais.
Esta discussão dá pano para mangas e não sou do tipo de escrever (pelo que se nota neste "post").
