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Substituiçao dos F-16's

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goncalobmartins

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5550 em: Novembro 21, 2025, 03:00:46 pm »
O Gripen não têm grandes pedidos ainda mesmo Colômbia e a Tailândia penso vão só com 12 cada uma.  :mrgreen:

Tens a encomenda sueca também. A SAAB entregou esta semana o primeiro de 60 JAS-39E à Força Aérea Sueca.

https://www.twz.com/air/gripen-e-fighter-officially-joins-the-swedish-air-force

Já o Brasil parece que é Tejas... :mrgreen:

https://www.aereo.jor.br/2025/10/17/c-390-tejas-e-sistema-akash-podem-selar-acordo-inedito-entre-brasil-e-india/

Citar
Para o Brasil, incorporar o Tejas representaria diversificar sua aviação de combate, em complemento à frota Gripen, e reforçar laços industriais com a Índia.



Saudações  :mrgreen:

P.S. À muito que se fala de Gripen para a Ucrania o que acontecer deve  dar novas encomendas por parte da Força Aérea Sueca à Saab. 

Citar
Os jatos Gripen continuam sendo considerados
As negociações sobre possíveis entregas de jatos Gripen para a Ucrânia estão em andamento há mais de dois anos. Embora as discussões tenham sido temporariamente interrompidas para priorizar a implantação de caças F-16 de fabricação americana na Ucrânia, a Suécia continuou a explorar opções para colaboração futura.

Pilotos ucranianos treinaram na Suécia para testar o sistema Gripen, sinalizando a preparação para possíveis transferências no futuro.

No início deste mês, Kristersson disse que ele e Zelenskyy discutiram o interesse de Kiev nos jatos Gripen durante uma reunião de líderes europeus em Copenhague, segundo a Reuters.
     

https://invezz.com/pt/noticias/2025/10/22/suecia-e-ucrania-aprofundam-lacos-de-defesa-enquanto-zelenskyy-visita-o-hub-gripen-da-saab/   

                       

Desculpem se for off-topic mas é a única referência que encontrei sobre o Tejas...

Citar
sicnoticias Acidente aconteceu com um caça HAL Tejas da Força Aérea da Índia. Segundo testemunhas, a aeronave fez uma manobra a 360 graus, em baixa altitude e caiu no solo, incendiando-se. O piloto não sobreviveu.

Saiba mais através do link na bio

#india #dubai #forcaaerea #aviao #news #sicnoticias

https://www.instagram.com/p/DRUojTGiHoO/
 

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5551 em: Novembro 21, 2025, 06:00:27 pm »
Penso que foi este mesmo avião acidentado que teve uma fuga hidráulica durante a exposição estática,  há poucos dias atrás,  no mesmo evento.
João Pereira
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5552 em: Novembro 24, 2025, 12:02:38 pm »
Citar
Aquisição de Kit de reparação estrutural 16RB527 P/N ES3-KIT-1727 para aeronaves F-16   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   ES3 - Prime Logistics Group, Inc.   99.901,03 €   24-11-2025   
 

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Duarte

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5553 em: Novembro 25, 2025, 09:54:41 pm »
Airbus and AED partner on Eurofighter proposal for Portugal
A MoU to identify cooperation opportunities in the country.

https://portugalglobal.pt/en/news/2025/november/airbus-and-aed-partner-on-eurofighter-proposal-for-portugal/
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5554 em: Novembro 25, 2025, 10:24:00 pm »
A LM é que podia fazer um acordo com o Alfeite e meter umas Freedom em 2ª mão na oferta.   :mrgreen:
 

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Sintra

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5555 em: Novembro 25, 2025, 10:57:04 pm »
A LM é que podia fazer um acordo com o Alfeite e meter umas Freedom em 2ª mão na oferta.   :mrgreen:

PORRA...  :o
Longe
« Última modificação: Novembro 25, 2025, 11:04:13 pm por Sintra »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5556 em: Novembro 25, 2025, 11:04:25 pm »
A LM é que podia fazer um acordo com o Alfeite e meter umas Freedom em 2ª mão na oferta.   :mrgreen:

Credo! :o :-P
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5557 em: Novembro 26, 2025, 12:21:37 am »
1-Como vimos os custos de manutenção dos eurocanards não são tão diferentes como á primeira vista parece (até porque a economia de escala e a capacidade de produção, suporte técnico e logístico do fabricante não é a igual para os 3 modelos existentes).

2-Por outro lado ainda não vi ninguém mencionar o potencial custo de perdas, porque tratando-se de uma aeronave militar é sabido que o conflito real (e nos tempos atuais ainda mais relevante) colocará á prova homem e maquina. Como o treino é algo que se pode melhorar no curto de espaço de tempo mas as maquinas podem durar perto de 10 anos a substituir, logo para ter o custo menor em perdas convém escolher a aerovane mais capaz traduzindo-se numa menor probabilidade de perdas i.e. de sobreviver. Este aspecto é ainda mais critico quando se considera o numero reduzido de aeronaves que portugal pretende.

Quando se conjuga o ponto numero 1 e numero 2 parece obvio que o melhor não é ser barateiro, até porque esta abordagem não trará benefícios práticos significativos. Mas ainda não acabei:

3- Ao pensar no caça de 4ª geração para complementar o de 5ª, convém que o primeiro seja capaz de aproveitar ao máximo a capacidade partilhada de combate net-centrica, o elo mais fraco será o menor denominador comum no modo cooperativo entre ambos (e sabemos que não haverá F-35's suficientes para carregar tudo ás costas). Por isso eu acho que novamente o Eurofighter podendo ser mais veloz, voar mais alto, com mais alcance e carga de misseis permitiria limitar esse denominador comum apenas ao fator de furtividade já que em termos cinéticos ele seria superior ao F-35 am alguns aspectos. Por outro lado o gripen sendo mais limitado em todos os aspectos baixaria bastante o rendimento desta cooperação em combate. No limite inadequado em vários cenários sendo inútil para complementar o F-35 na mesma operação militar.

Por isso volto a frisar, o gripen não é o caça indicado para a situação geostratégica de Portugal, nem para poupar uns cobres, mais tarde essa poupança virtual vai sair caro.

Eu acho que a malta se esquece do factor mais importante de todos: os custos de aquisição e operação de 2 modelos de caças diferentes.

Ainda por cima com frotas pequenas, sem realmente tirar partido das vantagens que 2 frotas distintas oferecem.


Mais uma vez, não vai haver dinheiro para tudo e mais alguma coisa. Eu depois quero ver quem vai acarretar com as consequências, caso alguma das frotas (ou ambas) tiver que lidar com falta de orçamento para a sua sustentação.

Este é o mesmo país que só vai fazer o mini-MLU a 14 dos Leopard, mas não vai faltar dinheiro para operar Typhoon e F-35 em simultâneo. Tá certo!
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5558 em: Novembro 26, 2025, 02:14:49 am »
A LM é que podia fazer um acordo com o Alfeite e meter umas Freedom em 2ª mão na oferta.   :mrgreen:

Credo! :o :-P

As João Roby e António Enes dos anos 70 são melhores?
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5559 em: Novembro 26, 2025, 03:15:18 am »
Navios com poucos anos de uso, as LCS duravam mais 40 anos com facilidade na Marinha!*  :mrgreen:  * atradcados no Alfeite
« Última modificação: Novembro 26, 2025, 03:24:34 am por Duarte »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5560 em: Novembro 26, 2025, 08:13:39 am »
1-Como vimos os custos de manutenção dos eurocanards não são tão diferentes como á primeira vista parece (até porque a economia de escala e a capacidade de produção, suporte técnico e logístico do fabricante não é a igual para os 3 modelos existentes).

2-Por outro lado ainda não vi ninguém mencionar o potencial custo de perdas, porque tratando-se de uma aeronave militar é sabido que o conflito real (e nos tempos atuais ainda mais relevante) colocará á prova homem e maquina. Como o treino é algo que se pode melhorar no curto de espaço de tempo mas as maquinas podem durar perto de 10 anos a substituir, logo para ter o custo menor em perdas convém escolher a aerovane mais capaz traduzindo-se numa menor probabilidade de perdas i.e. de sobreviver. Este aspecto é ainda mais critico quando se considera o numero reduzido de aeronaves que portugal pretende.

Quando se conjuga o ponto numero 1 e numero 2 parece obvio que o melhor não é ser barateiro, até porque esta abordagem não trará benefícios práticos significativos. Mas ainda não acabei:

3- Ao pensar no caça de 4ª geração para complementar o de 5ª, convém que o primeiro seja capaz de aproveitar ao máximo a capacidade partilhada de combate net-centrica, o elo mais fraco será o menor denominador comum no modo cooperativo entre ambos (e sabemos que não haverá F-35's suficientes para carregar tudo ás costas). Por isso eu acho que novamente o Eurofighter podendo ser mais veloz, voar mais alto, com mais alcance e carga de misseis permitiria limitar esse denominador comum apenas ao fator de furtividade já que em termos cinéticos ele seria superior ao F-35 am alguns aspectos. Por outro lado o gripen sendo mais limitado em todos os aspectos baixaria bastante o rendimento desta cooperação em combate. No limite inadequado em vários cenários sendo inútil para complementar o F-35 na mesma operação militar.

Por isso volto a frisar, o gripen não é o caça indicado para a situação geostratégica de Portugal, nem para poupar uns cobres, mais tarde essa poupança virtual vai sair caro.

Eu acho que a malta se esquece do factor mais importante de todos: os custos de aquisição e operação de 2 modelos de caças diferentes.

Ainda por cima com frotas pequenas, sem realmente tirar partido das vantagens que 2 frotas distintas oferecem.


Mais uma vez, não vai haver dinheiro para tudo e mais alguma coisa. Eu depois quero ver quem vai acarretar com as consequências, caso alguma das frotas (ou ambas) tiver que lidar com falta de orçamento para a sua sustentação.

Este é o mesmo país que só vai fazer o mini-MLU a 14 dos Leopard, mas não vai faltar dinheiro para operar Typhoon e F-35 em simultâneo. Tá certo!

Não te preocupes, que com 3,5 % PIB para a defesa, vais ter dinheiro de sobra para operar 20 F-35A Lightning II e 20 Typhoon.
Cps
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5561 em: Novembro 26, 2025, 10:21:35 am »
A LM é que podia fazer um acordo com o Alfeite e meter umas Freedom em 2ª mão na oferta.   :mrgreen:

Credo! :o :-P

As João Roby e António Enes dos anos 70 são melhores?

O problema é que efetivamente são.
A manutenção dos LCS custa por ano e por unidade quase 7/8 do valor gasto num Destroyer de 10K tons.
Se é para a Marinha adquirir navios limitadissimos e que passam o tempo encostados ao cais então que pelo menos não sejam horrorosamente dispendiosos na sua manutenção.

https://www.twz.com/40147/littoral-combat-ships-cost-nearly-as-much-to-run-as-guided-missile-destroyers

« Última modificação: Novembro 26, 2025, 10:27:41 am por Sintra »
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5562 em: Novembro 26, 2025, 10:22:46 am »
A LM é que podia fazer um acordo com o Alfeite e meter umas Freedom em 2ª mão na oferta.   :mrgreen:

Os Tejo que são  mais simples deu o que deu... :mrgreen:

https://nationalinterest.org/blog/buzz/billions-dollars-wasted-navys-littoral-combat-ship-nightmare-213130



Saudações

P.S. A questão é que a J. Roby e a Eanes operam até à mais tempo que as VdG. E nem as VdG tem a complexidade dos Lcs.  ;) Agora dos States várias coisas ficavam bem no Alfeite:



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5563 em: Novembro 26, 2025, 03:34:52 pm »
Não te preocupes, que com 3,5 % PIB para a defesa, vais ter dinheiro de sobra para operar 20 F-35A Lightning II e 20 Typhoon.
Cps

Isso era se cumprissem realmente esse valor. Se cumprirem da mesma forma que "cumprem" actualmente com os 2%, então é garantido de que não haverá dinheiro para 2 modelos de caças, e ainda ter que comprae 6G na década de 40.

Se o próximo presidente americano for democrata, alguém acredita que se mantém os 3.5 + 1.5% gastos na Defesa? O mais provável é por cá cortarem para 2-2.5% e talvez mantenham 1-1.5% para gastar em obras públicas.  ::)

Eu não teria muita fé nos 3.5%, para servir de pretexto para comprar 2 modelos de caça. Pelo menos até ver provas de que existe vontade em investir esse valor, nomeadamente com uma ambiciosa revisão da LPM no ano que vem.

A próxima LPM (2026-2037), terá que conter uma verba, sem contar com projectos SAFE, de pelo menos 10000M. Cá estaremos para ver se assim é.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5564 em: Novembro 26, 2025, 04:50:18 pm »
Não te preocupes, que com 3,5 % PIB para a defesa, vais ter dinheiro de sobra para operar 20 F-35A Lightning II e 20 Typhoon.
Cps

Isso era se cumprissem realmente esse valor. Se cumprirem da mesma forma que "cumprem" actualmente com os 2%, então é garantido de que não haverá dinheiro para 2 modelos de caças, e ainda ter que comprae 6G na década de 40.

Se o próximo presidente americano for democrata, alguém acredita que se mantém os 3.5 + 1.5% gastos na Defesa? O mais provável é por cá cortarem para 2-2.5% e talvez mantenham 1-1.5% para gastar em obras públicas.  ::)

Eu não teria muita fé nos 3.5%, para servir de pretexto para comprar 2 modelos de caça. Pelo menos até ver provas de que existe vontade em investir esse valor, nomeadamente com uma ambiciosa revisão da LPM no ano que vem.

A próxima LPM (2026-2037), terá que conter uma verba, sem contar com projectos SAFE, de pelo menos 10000M. Cá estaremos para ver se assim é.

Só temos que rezar para que o Trump permaneça no poder por muitos e bons anos  :mrgreen: :mrgreen: 😈😈😈
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas