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Substituiçao dos F-16's

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4995 em: Setembro 20, 2025, 02:20:34 pm »
Não sei se já viram... Portugal no fim.
João Pereira
 
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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4996 em: Setembro 20, 2025, 03:36:44 pm »
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O preço unitário de cada aeronave foi de US$ 125 milhões

Sai mais barato comprar F-35.

Para sermos justos o valor deve incluir uma importante parte pela transferência de tecnologia, projecto e construção no Brasil, etc.

Citar
In particular, Colombia’s deal is supported by Swedish government-backed loans, allowing the country to finance its purchase over time — effectively buying on credit. The package includes 16 aircraft worth an estimated $3.65 billion, revealing a shocking cost of $228 million per jet.

Para ser justos tínhamos de dizer que estão a vender um caça de 4G onde nem é o melhor mais caro do que um de 5G.
 

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LM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4997 em: Setembro 20, 2025, 03:50:55 pm »
Se nós "ganhamos" 11 milhões por cada KC390 - o que duvido, se as OGMA faturaram esse valor já não é mau - os Brasileiros devem ganhar muito mais com o negócio da Colômbia (porque investiram muito)... mais os juros de usuário suecos  :mrgreen: 

Mas $228 milhões é de facto difícil de entender.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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mayo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4998 em: Setembro 20, 2025, 04:03:55 pm »
Se nós "ganhamos" 11 milhões por cada KC390 - o que duvido, se as OGMA faturaram esse valor já não é mau - os Brasileiros devem ganhar muito mais com o negócio da Colômbia (porque investiram muito)... mais os juros de usuário suecos  :mrgreen: 

Mas $228 milhões é de facto difícil de entender.

Esse preço deve ser com tudo incluido ( armamento, peças, manutenção , etc... ) .

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4999 em: Setembro 20, 2025, 04:23:45 pm »
Entretanto, parece que os States vão anunciar um grande negócio com a Turquia.
F35's, VIPERS, munições... agarrados também a uma grande venda de BOIENG's para a aviação civil.
Talvez a nossa meia dúzia de unidades não lhes seja de grande interesse...
João Pereira
 

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Ghidra

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5000 em: Setembro 20, 2025, 05:10:58 pm »
Citar
O preço unitário de cada aeronave foi de US$ 125 milhões

Sai mais barato comprar F-35.

Para sermos justos o valor deve incluir uma importante parte pela transferência de tecnologia, projecto e construção no Brasil, etc.

E vão utilizar a tecnologia transferida para quê? Vão produzir mais meia dúzia de caças para eles próprios e poupar uma ínfima parte do que pagaram a mais ou vão desenvolver outros caças de 4.5 geração?
Parece querem construir os gripen para a Colômbia, se isso vai se verificar é outra história
 

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Pilotasso

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5001 em: Setembro 20, 2025, 07:27:10 pm »
Entretanto, parece que os States vão anunciar um grande negócio com a Turquia.
F35's, VIPERS, munições... agarrados também a uma grande venda de BOIENG's para a aviação civil.
Talvez a nossa meia dúzia de unidades não lhes seja de grande interesse...

A venda de 15 unidades adicionais para a Alemanha fez manchetes mundiais. Claro que os EUA querem continuar a vender para a Europa não importa a quantidade de cada encomenda. Todas unidades vendidas para a europa no ambiente atual será vista como uma vindicação para a industria e Politica dos estados unidos. Como a industria europeia, embora capaz, está paralisada nos seu projectos devido a muita burocracia e conflitos internos, o F-35 não é apenas visto como um mal necessário mas sim um ativo essencial nestes tempo que correm.

Mas
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quantas vezes tenho de dizer que o F-35 também é um projecto europeu?
« Última modificação: Setembro 20, 2025, 07:28:03 pm por Pilotasso »
 
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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5002 em: Setembro 25, 2025, 04:00:45 pm »
Saab acena com parcerias com empresas locais para vender caças a Portugal

Depois de assinar MoU com a Critical Software e com a OGMA, a Saab admite que possa falar com mais empresas do cluster de defesa nacional. A sueca está na corrida para a renovação dos caças nacionais.

Com Portugal a querer substituir a frota de F-16 ‘em fim de vida’, a sueca Saab está a posicionar-se para ser o potencial vencedor na corrida e acena com a possibilidade de repetir em Portugal a estratégia levada a cabo no Brasil: uma parceria com a indústria nacional de defesa que levou à criação de 13 mil empregos diretos e indiretos. A empresa produtora dos Gripen já fechou dois memorandos de entendimento (MoU) com empresas nacionais, um com a OGMA e outro com a Critical Software.

“Vimos um grande interesse nos Gripen neste momento no mercado mundial e na Europa, vamos precisar de parceiros aqui em Portugal. A OGMA e a Critical [Sofware] são excelentes parceiros independentemente do que aconteça”, diz Daniel Boestad, vice-presidente do negócio Gripen na Saab, quando questionado pelo ECO sobre se a execução desse MoU com as duas empresas nacionais estaria dependente da compra dos Gripen pelo Governo português.

“Vamos precisar de parceiros dado o que se está a passar no mundo”, reforça o responsável da companhia sueca. “Assinamos os MoU apenas na semana passada. Estamos a começar essa conversa, mas estamos já a a encontrar projetos”, diz quando inquirido sobre quais os contributos efetivos que as duas empresas poderiam dar no âmbito desse acordo.

Com a Critical Software estão a ser avaliados projetos conjuntos na área de software relacionado com a aviação e com a OGMA, empresa detida pela Embraer, uma potencial cooperação na área da produção, manutenção, reparação e revisão, detalha fonte oficial da empresa.

No Brasil, depois da compra de 36 Gripen, ficou acordado que parte das aeronaves será produzida no país — no início do próximo ano está previsto o roll out da primeira das 15 aeronaves made in Brasil — resultando da parceria — também com a Embraer — a criação de 13 mil postos de trabalho diretos e indiretos, segundo números partilhados pela empresa sueca.

E Portugal, no que poderá resultar a execução desses MoU? “Certamente criar empregos sustentáveis e qualificados. O número exato irá depender”, diz Daniel Boestad, sem mais detalhes, embora admita que possa vir a realizar mais parcerias com empresas do cluster de defesa nacional. “A indústria que têm aqui é muito boa”, assegura.

“Para nós é um princípio de uma parceria muito interessante. Temos já parcerias com outras empresas — como a BMW ou a Airbus, com quem vamos ter uma empresa conjunta —, ao nível do software, portanto muitos carros e aviões por este muito fora já têm o nosso cunho, e a Saab é uma parceiro de referência, portanto, para nós é mais um projeto com muito potencial. Neste momento, não sabemos que potencial é esse, esperamos que seja grande”, diz João Pedro Mortágua, gestor de negócio da área de Defesa da Critical, ao ECO, à margem do encontro com os jornalistas.

“A Saab cada vez mais quer parceiros europeus, estão cada vez mais focados na Europa, por isso parceiros tecnológicos europeus são apetecíveis neste momento. Connosco estamos a falar há mais de um ano e o MoU foi assinado há uma, duas semanas”, conta.

“Temos empresas muito boas em Portugal capazes de participar em programas destes, prevejo, se tudo correr bem, que consigamos responder aos desafios que eles têm”, argumenta. “Nós, enquanto empresa de software que trabalha em sistemas de missão críticos, [queremos] participar na construção das novas funcionalidades que eles querem desenvolver para Portugal ou outros países onde vendam os seus aviões. Portanto, para nós é um parceiro a nível mundial e não só para este potencial negócio”, afirma.

No setor da Defesa europeu a Critical Software, recorde-se, integra o consórcio BEAST.

Concorrência americana
A empresa sueca é uma das que está na corrida para a renovação dos caças nacionais, mas enfrenta, pelo menos, a concorrência dos americanos da Lockheed Martin, e dos seus caças furtivos F-35, uma opção que agrada a Força Aérea Nacional, como admitia em maio do ano passado, em declarações à CNN Portugal, o CEMFA Cartaxo Alves. Para isso, haveria que desembolsar 5,5 mil milhões de euros pelas 27 aeronaves a serem pagos a 20 anos.

Sem falar em nomes, nem avançar valores, a Saab garante que são “de longe os mais baratos”, destacando ainda as capacidades de atualização rápida do software, dando capacidade de resposta aos caças, e desvalorizando as capacidades ‘stealth‘ das aeronaves militares de ‘nova geração’ como é o caso dos F-35. “A tecnologia stealth é velha“, atira.

O atual momento das relações entre Europa e Estados Unidos, com repercussões na Defesa do Velho Continente, está a ter impacto, como alertou em março o ministro da Defesa. “Os F-16 estão em fim de ciclo e teremos que pensar na sua substituição. Mas, nas nossas escolhas, não podemos ficar alheados da envolvente geopolítica. A recente posição dos Estados Unidos, no contexto da NATO e no plano geoestratégico internacional, tem que nos fazer pensar as melhores opções, porque a previsibilidade dos nossos aliados é um bem maior a ter em conta”, afirmava Nuno Melo, em entrevista ao Público. “Temos que acreditar que, em todas as circunstâncias, esses aliados estarão do nosso lado. Há várias opções que têm que ser consideradas, nomeadamente no contexto de produção europeia e também tendo em conta o retorno que essas opções possam ter para a economia portuguesa”, disse ainda.

Face ao atual momento geopolítico, poderá a Saab ter aqui uma vantagem concorrencial junto do Governo português? “O Gripen é um caça europeu, mas como país e empresa as relações com os EUA são muito importantes, não quero entrar numa análise das relações entre a Europa e os EUA”, reage Daniel Boestad, quando questionado pelo ECO.

Mas estaria Portugal melhor servido com um caça europeu? “Cabe ao Governo português decidir”, diz apenas.

https://eco.sapo.pt/2025/09/25/saab-acena-com-parcerias-com-empresas-locais-para-vender-cacas-a-portugal/
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5003 em: Setembro 25, 2025, 04:37:46 pm »
Se optássemos pelo Gripen, seria um autêntico tiro no pé.  :N-icon-Axe:
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5004 em: Setembro 25, 2025, 05:06:12 pm »
Se optássemos pelo Gripen, seria um autêntico tiro no pé.  :N-icon-Axe:

Portanto é o mais provável
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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MMaria

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5005 em: Setembro 25, 2025, 06:02:08 pm »
Prontos para atender o cliente:

Saab Brasil dobra a produção da fuselagem traseira do Gripen

https://www.saab.com/pt-br/markets/brasil/noticias/2025/saab-brasil-dobra-a-producao-da-fuselagem-traseira-do-gripen

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Anthropos

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Pilotasso

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5007 em: Setembro 25, 2025, 10:15:40 pm »
As conversações com os 4 fabricantes, Lockheed, Dassault, SAAB e AIRBUS estavam já previstas, e por isso esses artigos já seriam algo de se esperar.
 
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Duarte

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5008 em: Setembro 25, 2025, 10:47:02 pm »
As conversações com os 4 fabricantes, Lockheed, Dassault, SAAB e AIRBUS estavam já previstas, e por isso esses artigos já seriam algo de se esperar.

слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L
 
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Mentat

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5009 em: Setembro 25, 2025, 10:56:46 pm »
As conversações com os 4 fabricantes, Lockheed, Dassault, SAAB e AIRBUS estavam já previstas, e por isso esses artigos já seriam algo de se esperar.



Vamos deixar a Brunhilde fora disto, fáxabor.
 ;)
 
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