Porque consegue obter uma solução de tiro muito antes do adversário?
Se lá chegar.

A única coisa que impediria o F-35 de lá chegar, era se fossem destruídos em terra. De resto, tem virtualmente as mesmas chances de lá chegar (são é mais lentos), e uma chance consideravelmente maior de voltar para casa.
Estamos a falar de interceptadores, em missões de interceptação.
A questão da intercepção, será sempre um pau de dois bicos, porque depende daquilo que vais interceptar e em que contexto. Intercepção em tempo de paz, onde tens que te aproximar da aeronave interceptada, ou intercepção em tempo de guerra, onde tentas abater tudo à distância? O que está a ser interceptado? Caças, bombardeiros, mísseis de cruzeiro, drones de elevada altitude? Onde se dá esta intercepção, sobre o próprio território (da Polónia neste caso), sobre o mar ou perto da fronteira/território inimigo/contestado?
Onde vejo muito potencial no F-15EX, é ser um "missile truck", com uma ou duas parelhas constantemente no ar, carregados de mísseis ar-ar, e apoiados por um AWACS, com o objectivo de interceptar por exemplo vagas de mísseis de cruzeiro (isto num contexto de conflito).
Por outro lado, para interceptar uma ameaça vinda da Bielorrússia ou Kaliningrado, onde haverá baterias S-300 ou S-400, o F-15 não se pode aproximar muito destes territórios, correndo o risco de ser abatido. Nesse aspecto, o F-35 tem a clara vantagem.
Depois há a questão do armamento. Se os F-15 e os F-35 vão ter o mesmo armamento, ou se irão optar por ter também armamento "oversized" para o F-15, que não caiba na baía interna do F-35, como uns SM-6 adaptados a ar-ar, ou até SM-3 para BMD também adaptado ou outra coisa qualquer.