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Substituiçao dos F-16's

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3735 em: Janeiro 29, 2023, 01:36:06 pm »
Essa potencias todas com conversão para o 70 e, nós até os misseis são a conta para 4 aviões destacados.
Não seria bom altura de pelo menos metade fazerem o MLU, já que pensam fazer duas frotas diferentes, uma F16 outra F35?
Mas esse é daqueles assuntos para os netos escreverem no Forum mais tarde
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3736 em: Fevereiro 08, 2023, 09:46:40 pm »
Citar
The final assembly of the 1,000th Lockheed Martin F-35 Lightning II Joint Strike Fighter (JSF) has begun, with BAE Systems announcing the delivery of the aft fuselage section on 7 February.

BAE Systems announced the milestone delivery from its Samlesbury facility in the North of England, noting that it came about 18 years after it shipped the first aft fuselage to Lockheed Martin in 2005.

Vamos receber antes dos 1500? :mrgreen:
 

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Get_It

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3737 em: Março 02, 2023, 10:12:05 pm »

https://twitter.com/IAF_MCC/status/1631310202963386371

O MiG-21 já fez 60 anos de serviço na Força Aérea Indiana.

Um verdadeiro exemplo para nós. ::) Imaginem a FAP continuar a operar o F-16 até 2056 ou mais; que é o caminho que parece estarmos a seguir.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3738 em: Março 19, 2023, 11:35:05 am »
Bom dia...de fonte segura, Roménia e Áustria, irão assinar em 2023 ou 2024 contratos para F-35A, ficando nós mais uma vez a ver navios...
CPS
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3739 em: Março 19, 2023, 12:48:22 pm »
Bom dia...de fonte segura, Roménia e Áustria, irão assinar em 2023 ou 2024 contratos para F-35A, ficando nós mais uma vez a ver navios...
CPS

Portugal tem de fazer uma escolha sobre a substituição dos F-16 até 2025. Pelo aumento de verbas de manutenção/atualização da LPM, temo que a decisão vai ser pelo upgrade dos F-16 e adiar a substituição por mais uma década. Vamos ver o que sai na LPM.
 

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oi661114

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3740 em: Março 19, 2023, 01:22:09 pm »
Bom dia...de fonte segura, Roménia e Áustria, irão assinar em 2023 ou 2024 contratos para F-35A, ficando nós mais uma vez a ver navios...
CPS

O problema não são os F35, mas toda a infraestrutura, quer terrestre quer aérea, necessária para os operar que não existe em Portugal e ter uns aviões que só seriam usados na sua plenitude quando usados no estrangeiro...
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3741 em: Março 19, 2023, 02:12:09 pm »
Bom dia...de fonte segura, Roménia e Áustria, irão assinar em 2023 ou 2024 contratos para F-35A, ficando nós mais uma vez a ver navios...
CPS

O problema não são os F35, mas toda a infraestrutura, quer terrestre quer aérea, necessária para os operar que não existe em Portugal e ter uns aviões que só seriam usados na sua plenitude quando usados no estrangeiro...

Como assim?
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3742 em: Março 19, 2023, 02:21:36 pm »
Já mostrei aqui esses números há algum tempo… embora cada aeronave custe cerca de $80 milhões, todos os negócios feitos até agora têm um valor médio imitation de $110-140 milhões, exatamente por causa de toda a infraestrutura que é necessário implementar, desde cadeias logísticas a hangares especialmente climatizados ou simuladores… estes últimos são especialmente importantes para os pilotos poderem treinar ameaças de alta intensidade e para poupar nas horas de voo, que são caríssimas… duvido que mesmo uma esquadra de 12-14 aparelhos fique por menos de 1500M€; as boas notícias são que uma eventual segunda esquadra seria mais barata…
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3743 em: Março 19, 2023, 02:47:16 pm »
Já mostrei aqui esses números há algum tempo… embora cada aeronave custe cerca de $80 milhões, todos os negócios feitos até agora têm um valor médio imitation de $110-140 milhões, exatamente por causa de toda a infraestrutura que é necessário implementar, desde cadeias logísticas a hangares especialmente climatizados ou simuladores… estes últimos são especialmente importantes para os pilotos poderem treinar ameaças de alta intensidade e para poupar nas horas de voo, que são caríssimas… duvido que mesmo uma esquadra de 12-14 aparelhos fique por menos de 1500M€; as boas notícias são que uma eventual segunda esquadra seria mais barata…

Por isso é que Portugal fazer parte do grupo europeu de F-35 é importante. Visto que a FAP não tem problema nenhum em não ter a infraestrutura e pagar para usar a dos outros. Usar os simuladores holandeses ou espanhóis não é um problema.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3744 em: Março 19, 2023, 03:23:01 pm »
Bom dia...de fonte segura, Roménia e Áustria, irão assinar em 2023 ou 2024 contratos para F-35A, ficando nós mais uma vez a ver navios...
CPS

Portugal tem de fazer uma escolha sobre a substituição dos F-16 até 2025. Pelo aumento de verbas de manutenção/atualização da LPM, temo que a decisão vai ser pelo upgrade dos F-16 e adiar a substituição por mais uma década. Vamos ver o que sai na LPM.

É mais, pelo não aumento de verbas da LPM, concluímos que até 2035, não se fará nem uma coisa nem outra (nem modernização dos F-16, nem F-35), ficando os F-16 a arrastar-se por mais uma década/década e meia (não esquecendo que quanto mais tarde se encomendar, mais tarde chegam cá, e como até 2034 não há nem 1 cêntimo para aquilo, é fácil perceber que a "intenção" passa por, com sorte, receber o primeiro F-35 em 2035).

Não podemos esquecer de uma coisa: o aumento da verba da LPM (uns míseros 800 milhões, para 11 anos, que depressa ficam diluídos em reservas e colocando a manutenção em dia), e o pouco que sobra será para os ST, o especulado 6º KC, e os derrapes financeiros do NAVPOL e AOR novos (antes da revisão eram 150 milhões para cada um, quando uma estimativa mais realista é que o NAVPOL, a ser um LPD, custe algo na casa dos 400 milhões, e o AOR pelo menos 200).

Continhas de merceeiro, e 800 e tal milhões não dão para nada.
 
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P44

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3745 em: Março 19, 2023, 05:57:33 pm »

https://twitter.com/IAF_MCC/status/1631310202963386371

O MiG-21 já fez 60 anos de serviço na Força Aérea Indiana.

Um verdadeiro exemplo para nós. ::) Imaginem a FAP continuar a operar o F-16 até 2056 ou mais; que é o caminho que parece estarmos a seguir.

Cumprimentos,

Ainda hoje a marinheca postou no Facebook a festejar os 48 anos da João Roby, que segundo os desinformadores da SIC nem navega, apesar de gastarem milhares e milhares de € nela

(Offtopic mas é só para comparar)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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oi661114

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3746 em: Março 19, 2023, 09:57:41 pm »
Bom dia...de fonte segura, Roménia e Áustria, irão assinar em 2023 ou 2024 contratos para F-35A, ficando nós mais uma vez a ver navios...
CPS

O problema não são os F35, mas toda a infraestrutura, quer terrestre quer aérea, necessária para os operar que não existe em Portugal e ter uns aviões que só seriam usados na sua plenitude quando usados no estrangeiro...

Como assim?

Radares, meios de apoio próximo (e meios de proteção para defesa aérea, não temos aviões capazes de fazerem a parte da defesa aérea caso fiquemos só com os F35) e vigilância aérea, meios de comunicação entre diversos intervenientes, informação e tudo o que faz com que o F35 funcione como uma arma eficaz usando as suas ferramentas internas e externas.

Resumindo o F35 é bom quando opera em conjunto, sozinho tem muitas vulnerabilidades.
 

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Drecas

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3747 em: Março 19, 2023, 10:11:21 pm »
Bom dia...de fonte segura, Roménia e Áustria, irão assinar em 2023 ou 2024 contratos para F-35A, ficando nós mais uma vez a ver navios...
CPS

O problema não são os F35, mas toda a infraestrutura, quer terrestre quer aérea, necessária para os operar que não existe em Portugal e ter uns aviões que só seriam usados na sua plenitude quando usados no estrangeiro...

Como assim?

Radares, meios de apoio próximo (e meios de proteção para defesa aérea, não temos aviões capazes de fazerem a parte da defesa aérea caso fiquemos só com os F35) e vigilância aérea, meios de comunicação entre diversos intervenientes, informação e tudo o que faz com que o F35 funcione como uma arma eficaz usando as suas ferramentas internas e externas.

Resumindo o F35 é bom quando opera em conjunto, sozinho tem muitas vulnerabilidades.

E o F-16 é melhor sozinho portanto???
 

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MATRA

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3748 em: Março 20, 2023, 09:57:13 am »
Citação de: oi661114
Resumindo o F35 é bom quando opera em conjunto, sozinho tem muitas vulnerabilidades.

Se esquecer-mos o MADL (F-35s Multifunction Advanced Datalink), o F35 tem um conjunto de sensores (AFAS) muito superior ao que alguma vez os nossos F16 têm ou algum dia terão.

“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain

Law of inverse relevance: the less you intend to do about something, the more you have to keep talking about it - YM
 
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PereiraMarques

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3749 em: Março 20, 2023, 10:33:41 am »
CLAFA - DMSA - GTF16-NEG-AQUIS. SERV. PREP. ATUALIZ. MLU AERONAVES F-16 EDA   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A.   692.333,40 €   22-02-2023

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