Bom dia,
Relativamente a este assunto, até 2025, teremos boas notícias.
Cps,
Sim, deverá ser o anúncio da escolha do F-35A Lightning II. Agora como, quando, quantos, que Block e em que moldes é que isso irá para a frente, é que constitui a pergunta para jackpot.
Os rumores actuais dão conta da manutenção e sustentação da frota F-16 até porventura 2032, e a partir daí somente o F-35 ao serviço.
Deve rondar os 12 F-35 num primeiro lote. Os F-16 tem um prazo máximo de operação previsto de 2037 devido a descontinuidade do suporte do fabricante dos motores. Mas pode sempre haver uma remotorização.
Sim, poderá ser esse o número inicial sim. Está-se atento ao exemplo dinamarquês (aquisição de somente 27 aeronaves, para descontentamento norte-americano), no entanto no nosso caso a compra não deverá logo contemplar um lote de número redondo como 20 aparelhos (casos dos A-7P e F-16 PA I), mas sim o equivalente a uma Esquadra de voo (12/14 aviões) que operará em simultâneo com os F-16 MLU até estes serem abatidos entre o início e meados da próxima década.
Como e em que moldes tal irá acontecer? Pois, essa é que é a principal questão; existem muitos cenários possíveis neste momento, demais até para estar aqui a colocar, tal como incertezas, e daí que agora é aguardar que a situação política serene e estabilize para depois sim se poder começar a perceber devidamente os contornos deste futuro negócio.