A USAF parece ter finalmente admitido que o F-35 não é aquilo que estava à espera ou necessitava, isto para não usar a palavra falhanço.
https://www.forbes.com/sites/davidaxe/2021/02/23/the-us-air-force-just-admitted-the-f-35-stealth-fighter-has-failed/
Sendo que a informação adiantada há umas semanas, sobre a possibilidade de poder vir a adquirir novos F-16, foi entretanto desmentida, a Força Aérea norte-americana aponta agora para o desenvolvimento de um novo caça ligeiro, mais barato de adquirir e manter. Classificado como de geração 5-, operaria (ou operará) em conjunto com os caças de 5ª geração como o F-22A Raptor e F-35A Lightning II, e seria o verdadeiro substituto de centenas de F-16 e A-10 que se encontram ao serviço. Fala-se mesmo do candidato poder vir a ser uma versão do Boeing/Saab T-7A Red Hawk que encontrou recentemente em fase de produção.

Pergunta para discussão: tendo em conta os fortes laços e inclinação da aviação de caça em Portugal para seguir de perto, e sempre que possível, as pisadas do aliado norte-americano, este futuro caça ligeiro que se encontra a ser planeado pela, e para, a USAF poderia vir a ser opção para a substituição dos nossos F-16 MLU? 
Não creio que faça sentido que seja uma versão do T-7. Teria que evoluir muito para atingir a performance geral do F-16, e em cima disso ser stealth (ou quase), ter sensores melhores, tanto payload, raio de acção...
Quanto ao seu futuro na FAP, depende do que saia daí. Sendo da USAF, os critérios podem, de repente, fazer disparar os custos da aeronave. Depende também do tempo que demoraria a desenvolver, especialmente tendo em conta que ainda é um assunto verde. Se for uma boa aeronave, com custos de operação aproximados aos do F-16, e performance superior (uma evolução natural), sim faria todo o sentido. Podia-se manter em cima da mesa a opção de 2 caças, upgrade dos PAI para V em 2025, para voar até 2040, substituição dos PA II por 16 a 20 F-35 entre 2030-35, substituição dos F-16V PA I em 2040 pelo novo caça (12 a 16 unidades).
Este novo caça leve, ficaria encarregue das missões mais básicas, como policiamento aéreo.
A minha questão é, sendo geração 5-, contará com baía interna de armas? É que se não for o caso, algo como o F-16V com a entrada do F-16 DSI (redução do RCS) e thrust vectoring do F-16 Vista, e temos máquina.