Caro NVF:
Quanto à decisão de emigrar, só a tomei por que o país em que vivo optou por não ter política de investigação e desenvolvimento; optou por deixar de produzir, somos um país de serviços. Foram as opções que os meus compatriotas tomaram nos últimos 30 anos. Respeito-as, mas como não concordo vou-me embora; embora para um país em que tenho condições para trabalhar na área que escolhi.
Compreendo perfeitamente este seu sentimento, e pode ter a certeza que eu não poderia estar mais de acordo com vc. Tb eu me sinto revoltado com o caminho que o nosso país tem vindo a dar nos ultimos 30 anos, onde as políticas económicas têm sido mediocres, mas prefiro nem tocar neste assunto porque já me deixar com o cabelo em pé.
Agora no que fala em relação aos ciganos e negros. Bom, a minha família com certeza está em Portugal desde os primórdios da nossa nação, não tenho dúvidas disso, mesmo sem o puder provar. Tomo em consideração que toda a minha família é vinda das beiras, e que já moramos nas mesmas vilas/aldeias à séculos. E basta olhar para o meu espelho, para ver que não tem como eu pensar que sou algo mais do que um Português.
Quanto aos negros e ciganos, tenho sentimentos ambíguos:
Ciganos: Já tive episódios de sair à porrada individualmente, ou em grupo, com ciganos que vinham à minha escola, e ao meu bairro, para nos assaltarem, ou nos intimidarem. Lamentavelmente para eles sempre se deram mal, porque no bairro onde eu cresci em Lisboa, existia na altura um anti-ciganismo ferrenho, e a malta cascáva neles sem muita simpatia por aquela gente. Tendo em conta estas experiências pessoais, nunca gostei muito de ciganos, mas nunca por razões de étnia, mas sim pelas atitudes adotadas por essa essa gente. É claro, têm ciganos que nasceram em Portugal, mas houve alguma vez na nossa história ciganos que tenham contribuido algo grandioso para a nossa nação? Eu não conheço nenhum. Logo aí me leva a creer que não são Portuguêses da mesma forma que eu, e todos os meus amigos, somos.
Negros: Foram escravizados e brutalizados pelos nossos antepassados. Foram forçados a irem para o Brasil, forçados a virem para Portugal. Foram trabalhados até à morte, mortos às dezenas pelas nossas tropas, enfim, algo que com certeza os Portuguêses nunca fizeram aos Portuguêses. Sendo assim como podemos pensar que negros Africanos são verdadeiros Portuguêses? As políticas do estado-novo que quiseram manter o império Português através das colônias Africanas, é que inventaram o mito do Portugal do Minho a Timor. O povo Português é um povo Europeu, não somos Africanos, nem temos nada a ver com negros que vivem na sanzala, além do facto que os brutalizamos durante séculos. E depois por causa das manias das grandezas, enfiamos na mente deles que eram tão Portuguêses como nós, que somos europeus.
Então considerar negros Africanos que venham das ex-colônias como Portuguêses, tb é díficil para mim. Os negros que nasceram em Portugal, tb me custa a aceitar que eles sejam tão Portuguêses como eu sou, mas tenho em conta que temos que dar tempo ao tempo para essas pessoas se integrarem por completo. A própria ideia de misturas entre Portuguêses europeus e africanos, é algo que pessoalmente eu não vejo com muito agrado. Acho que temos que preservar a identidade Portuguêsa acima de tudo.
Judeus safaraditas fazem parte da nossa população, sempre fizeram até adotarmos estrangeirismos vindos de Espanha, e decidimos expulsar cidadãos legítimos do nosso povo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Na questão dos subsídios, não, sou completamente contra. Como eu lhe disse, casas com renda acessível, sim, muito desejável, assim evitamos ter bairros da lata. Tb sou contra o uso de imigrantes ilegais, porque só quem sai a ganhar é os exploradores dessas pessoas, que os metêm a trabalhar sem pagar impostos ao governo. É mais outra indicação da falta de aplicação das leis que se faz no nosso país.
Temos que mudar muita coisa em Portugal, um bom lugar a começar seria as políticas de imigração.