portanto vocês querem uma Televisão Pública, sustentada com dinheiros dos contribuintes, 220 milhão euros ano (ver o meu psot anterior) para verem programas em Inglês produzidos nos Estados Unidos !?
não tem muita lógica, pois não ?
Claro que tem lógica: há boa cultura feita lá fora.
Faz todo o sentido que a RTP passe boas séries estrangeiras, tal como faz que passe bons documentários estrangeiros ou concertos de bandas estrangeiras.
Ou o pessoal do fórum não alinhou todo em frente à RTP2 a ver o documentário do National Geographic sobre o EH-101 que passou há uns tempos? 
Concordo, além disso é muito difícil fazer com que uma empresa em Portugal explore novos conteúdos. Senão temos ninguém interessado em os explorar temos de ir lá fora procurar-los - especialmente se tratam-se de documentários.
1º os privados tb transmitem boas séries (costumo ver agora o Heroes na TVI, vai para o ar sábado depois de almoço, 2 episódios seguidos )
2º se as pessoas são fans de determinados programas pq não compram o dvd ou assinem os canais temáticos na TV Cabo ?
Os canais de televisão portugueses podem transmitir boas séries, mas pessoalmente acho que nenhum deles, quer sejam públicos ou privados, as saiba transmitir. Já vi muitas séries de jeito a serem transmitidas a horas de porcaria, e então a RTP é que não sabe quando os transmitir, e depois ainda têm a lata de andar a mudar o horário das séries vezes sem conta.
Por acaso tenho a sorte de não ter gastar muito dinheiro para conseguir assistir a séries de jeito - neste caso norte-americanas e britânicas, das quais sou um grande fã - pois tenho a FOX, que às vezes também mete nojo quando as repete vezes sem conta sem passar as novas temporadas - fogo, às vezes até prefiro no caso de algumas séries acompanha-las pela RTP2 que sabe em alguns casos sabe manter os episódios a serem transmitidos
fresquinhos -, e a AXN. E para outras séries que muitas vezes demoram meses e meses até chegarem a Portugal, ou até mesmo anos no caso de sair em DVD, existem sempre os
torrents.
A verdade, acho eu, é que a SIC e TVI estão mais preocupados em transmitir telenovelas do que programar em condições os horários para as séries de televisão, e no caso da RTP acho que ficaram com amnésia, e já não se lembram como fazer uma programação de jeito.
Ter uma televisão estatal é uma maneira de afirmar a soberania de uma nação.
De acordo.
Porque é que a TVE, RAI, BBC e muitíssimas outras televisões estatais por esse mundo fora não são privatizadas? Coexistindo assim com as privadas.
A RTP nunca deve ser privatizada, se um dia o país entrasse em guerra qual era a estação independente de controle estrangeiro que defenderia a inviolabilidade das fronteiras nacionais perante os portugueses, ou seria melhor que fosse independente e não tomasse parte por ninguém?
Seria tão independente como uma televisão russa ou alemã ou tailandesa?
Acho que não temos de nos estar a preocupar com conflitos, mas mesmo assim penso que as forças armadas poderiam tomar o controlo de alguma estação de televisão e utiliza-la em tempo de guerra.
Não valerá a pena pagar alguns impostos para termos o direito de sermos informados?
Acho que valerá a pena pagar para termos o direito de sermos informados, afinal é um serviço público. Mas esperem lá, é de mim ou o temos pagado estes anos todos e não temos recebido isso?
É que na minha ideia serviço público e informação também inclui noticias e reportagens sobre as forças de protecção civil e das forças armadas. A RTP2 já foi privatizada, mas até privatizada tem mostrado mais interesse ou capacidades nisso do que a RTP, por exemplo, ao transmitir um programa semanal - que devo admitir não mostrei muito interesse em o acompanhar e só vi algumas poucas de vezes - sobre os bombeiros e a protecção civil?
Repensando isto à medida que escrevo não posso parar de pensar que pelo menos as forças de protecção civil e armadas já não podem confiar pelo menos na televisão pública para garantir que as pessoas recebam pelo menos alguma informação imparcial sobre as suas funções sem serem apenas reportagens sobre escândalos. Talvez seja tempo para evoluírem e fazerem como outros países, por exemplo o Canadá, que têm sites online onde publicam vídeos e reportagens sobre si mesmos. Vejam até mesmo o caso do comando norte-americano da guerra do Iraque, que até já montaram no YouTube um canal para transmitirem vídeos das suas forças a combaterem. Aliás todos os meios de relações públicas das forças armadas precisam de ser repensados e reorganizados - especialmente os websites.
FYI: Apercebi-me após escrever isto que esta última parte do meu
post ficou meio
off-topic, mas quem saiba possa ser utilizado depois para outro tópico.
Cumprimentos,