Não sei como são as tardes de semana, mas do que vejo, após os telejornais da hora de jantar, qualquer semelhança entre a RTP1 e a SIC ou TVI é pura demência.
A RTP1 tem _uma_ novela, programas informativos (embore deteste o Prós & Contras) e um concurso que até contribui para a cultura geral dos espectadores.
A SIC e TVI têm 3 ou 4 novelas e esta última tem pseudo concursos degradantes como "A Bela e o Mestre".
Não estou muito bem a par do dia a dia da programação nas televisões em Portugal, mas uma coisa eu sei...a programação da
RTPInternacional, distribuída largamente nao só por satélite como em redes de cabo por esse mundo fora,
é de nivel tão baixo(mesmo técnicamente !) que por vezes até sinto vergonha...a frustrante incapacidade (na realidade, expressa falta de vontade e interesse) de levar por diante um canal como por exemplo a
TV5(que selecciona programas de diferentes canais francófonos, incluindo vários telejornais) diz alguma coisa sobre a nossa degradante politica de informação e cultura.
Até porque se eu sei ... vocês no fundo sabem também(!), qual a razão porque sucessivos governos, mantém o desejo de ter este modelo de
TV pública (leia-se dependente e controlada por partidos e organizações sociais aparentadas com o poder) com a dimensão 'enorme' da
RTP/
RDP.Infelizmente, penso não dever contar algumas 'histórias edificantes' sobre jornalistas portugueses correspondentes no estrangeiro, mas mantenham sempre alguma dúvida na suposta isenção das reportagens, e inocência das questões postas (para além evidentemente do eventual 'tratamento posterior' da emissao 'para o público ver' ).
Repito no fundo o que ja escrevi muito tempo atrás, serviço público pode e deve ser exercido por todas as legítimas empresas ou associações de direito , na base de acordos, concursos, contratos e/ou programas específicos sendo competência do Estado controlar o seu cumprimento...mas nunca ser um patrão de uma empresa, onde coloca os seus fiéis, distribuindo mordomias e direitos com o dinheiro do contribuinte...além de (o que ainda será pior) apenas transmitir, mesmo enviezadamente, o que lhe convém...a sua verdade !