Pessoalmente acho que a explicação dada à imprensa teve alguma plausibilidade, friso o ALGUMA.
Assim, segundo os militares do exército (que se fartaram de afirmar que a defesa aérea é de responsabilidade da Força Aérea

) os alvos estavam no fim ou já tinham ultrapassado o seu periodo de vida útil, pelo que não teriam conseguido produzir o calor suficiente para serem detectados pelos mísseis.
No entanto, segundo o canal de TV SIC, foram disparados quatro mísseis, e pelo que vi, um dos MIM-72 (o míssil do sistema Chaparral) desvia-se claramente para baixo em direcção à água, acabando por explodir contra o chão ou contra as ondas.
Na minha interpretação, não me parece que isso tenha acontecido porque os alvos não estavam em condições.
Uma das possibilidades é que o míssil se tenha "baralhado" com algum tipo de reflexo, interpretado como luz infravermelha (os mísseis guiam-se por infravermelhos).
Creio já ter ouvido falar desta possibilidade, mas não posso assegurar.
Claro que a outra possibilidade é que o míssil estivesse pura e simplesmente defeituoso, e que se lembrasse de pura e simplesmente seguir para baixo e explodir na praia.
Este tipo de treino é importante para que os militares pelo menos vejam os mísseis a disparar, mas em termos de assegurar aos militares que o seu material funciona, não foi exactamente um exercício produtivo...
cumprimentos