O facto do Horten IX ser quase exclusivamente de madeira não faz dele o primeor avião "stealth", visto que tanto o De Havilland Mosquito, como o TA-154, o anti-mosquito, tb eram feitos de madeira, e sim, estiveram operacionais , e sim, era dificil detectá-los.
Esta questão da paperclip é tramada, mas é sempre assim, aos vencedores, os despojos.
E toda a gente e particularmente os americanos tinham muito a aprender com a tecnologia alemã.
Sim, as asas do F-86 só apareceram depois de estudos efectuados sobre o me-262, e o próprio x-5 só foi feito depois de algum trabalho efectuado sobre o monoreactor capturado da messerschmitt, que concorreu directamente com o Ta-183 para ser o caça monoreactor da luftwaffe em 1946, se a guerra tivesse chegado lá.
Aliás, se procurarem no google por TA-183 poderão compará-lo ao famoso Mig-15, que foi feito com base nele, visto que o projecto Ta-183 foi quase todo apanhado pelos Russos.
Graças a Deus que o Kurt Tank conseguiu fugir para a Argentina onde desenvolveu o primeiro caça a jacto argentino, o Pulki, com base nos trabalhos efectuados sobre o Ta-183.
Os foguetões V2 e não V1, como foi dito mais cima, forma realmente os percursores do programa de misseis e missões espaciais norte-americanas.
Tal como foram aproveitados muitos "estudos médicos" nazis efectuados sobre prisioneiros. Destaco o estudo efectuado sobre o comportamento do ser humano quando sujeito a perdas de pressão, de forma a valiar como seriam concebidos os aviões pressurizados.
Do lado Russo, que me recorde, eles pegaram no submarino Type XXI, aliás, eles completaram cerca de 40 destes submarinos, mas este design veio dar origem ao Romeo, se bem me recordo.
Do lado dos MBT's, tanto americanos como ingleses tiraram enorme partido dos designs germânicos, já que os tanques e blindados ingleses e americanos eram de muito inferior qualidade. Só mesmo no final da guerra,os T-29 Pershing se mostraram à altura de Tiger e Panthers, mas eram tão poucos que não tiveram tempo para nada.
Outro dos aproveitanços mais desconhecidos, terá sido o que os americanos aprenderam a estudar os bunkers fabrica dos alemães.
Mesmo a ideia de equipar os aviões com canhões do tipo Gatling não é originária dos USA.
Como devem saber, os canhões de 30mm do Me262 eram extremamente compactos, mas as munições eram muito lentas, pelo tiveram de desenhar, projectar e testar um canhão multicano eléctrico, muito similar ao Vulcan actual, e com um elevado ROF.
Enfim... são as vicissitudes da guerra.
cumprimentos,
me163