Há claras diferenças entre o Regimento de Comandos e o Paraquedista.
Regimento de Paraquedistas.

Regimento de Comandos.

O que salta à vista? O Regimento de Comandos tem tanto a unidade que forma os militares da dita especialidade, como a unidade operacional (Batalhão de Comandos). O Regimento de Paraquedistas é onde se formam todos os militares da dita especialidade, MAS ao contrário dos Comandos, há inúmeras unidades operacionais Paraquedistas (BOAT em Tancos, 1.ºBIParas em Tomar, 2.º BIParas em São Jacinto, etc).
O caro saojorgexercito está um pouco desactualizado, se no meu tempo havia Páras que ao serem eliminados nas sub-especialidades, se quisessem continuar na tropa sem sairem do BAI, eram encaminhados para funções "secundárias" (ex: assistente de cozinheiro), as camaradas por norma assumiam as funções menos operacionais visto a sub-especialidade de Atiradores ser vedada a elas (ex: secretariado), no entanto grande parte das funções da treta eram cumpridas pelos bicos (pessoal eliminado do Batalhão de Instrução, actual Batalhão de Formação) e por arre... pessoal da tropa normal.
Actualmente a formação Paraquedista tem tanto o Curso de Combate (antigo curso de Atiradores), com o Curso de Paraquedismo (e bem). Uma coisa que é inegável é que apesar da "formação" ser muito mais ligeira que no meu tempo, na verdade os praças do Exército normal que tenta tornar-se Paraquedista tem grandes dificuldades em ganhar a Boina e depois e mantê-la. O mesmo acontece nos Comandos revelando a diferença de "ritmo" entre as Tropas Especiais com o Exército normal.
PS: se alguém pensar em alguma parte do texto eu estou a dizer no meu tempo é que era... desengane-se.