E é só isso mesmo que significa, já que a grande maior parte dos militares da Companhia de Engenharia, da GAC (Artilharia), Esquadrão de Reconhecimento (Cavalaria), são constituidas por militares que não são Pára-quedistas e os que têm essa qualificação muitas vezes só têm o Curso de Pára-quedismo e mais nada (foram incorporados nas Escolas Práticas das respectivas Armas e não na ETP). No meu curso tivemos uns quantos assim e no final da primeira semana de curso já havia um que dizia que aquilo não era para ele, todos eles tiveram que receber instrução à parte nas semanas de adaptação ao Curso de Pára-quedismo. No final havia um ou outro que até demonstrava ter qualidades para ser Pára, o resto...bem para as funções que iam desempenhar, o que eles conseguiam já chegava (secretariado, condutor, etc).
Também tenho que dizer que EU fiz instrução militar durante a recruta de um Sargento (Ajudante?) da EPE com Boina Castanha auxiliado por um 1º Cabo também ele Boina Castanha a pedido do Comandante de Companhia (segundo diziam). A instrução estava relacionada com NBQ e depois daquilo sabiamos desmontar o equipamento peça por peça limpar, voltar a montar, vestir, etc. O melhor da instrução em si é que era ele a demonstrar e nós a vermos...sentados. Graças a Deus por aquela instrução, foi a menos puxada que tivemos e só no final alguns comandantes de pelotão passaram-se com tanta frouxidão e começaram a meter-nos a correr com todo o equipamento de NBQ dentro da carreira de tiro. Deu para suar um pouco... :lol: