Rangers, Comandos, Paras, etc

• 4553 Respostas
  • 1295623 Visualizações
*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #1215 em: Outubro 03, 2010, 05:49:34 pm »
Citação de: "Ranger Rebelde"
Infelizmente, nem tudo são boas notícias, e depois de ter tido o prazer de ler as palavras do camarada RANGER e o seu testemunho pessoal, e como nem sempre me encontro em Portugal, eis o meu espanto, quando acedi ao site do Exército, sobretudo no que se relaciona com as OpEsp, e me deparei com a info transcrita no link que compartilho com o pessoal:

http://www.exercito.pt/recrutamento/especiais.html

Nomeadamente, no que diz respeito à info que transcrevo na íntegra:

Citação de: "Exército"
PROVAS - FÍSICAS

Tem por finalidade verificar as capacidades motoras e a robustez necessárias para a frequência do curso.

Os valores apresentados servem como referência podendo ser sujeitos a alteração.  
Corrida de 2.000 metros :shock:

Extensão de braços no solo - 15 :shock:  - SIM

Equilíbro elevado de pórtico 4,70 x 0,30 metros - SIM
[/b]Só desejo tratar-se de um engano grosseiro do sítio do Exército na Internet, porque nem sequer são mencionadas as restantes provas em falta, já para não referir o facto de que as mencionadas estão muito abaixo do que sempre foi exigido como mínimos de entrada nas OpEsp... :evil:

Já fiz chegar uma COM através dos contactos do Exército, no sentido de se corrigir os dados, se for caso disso, porque a verificar-se estes factos, então, efectivamente, mais vale fechar de uma vez por todas o CTOE, por falta natural de candidatos, e não denegrir o esforço de quem prestou serviço militar à pátria nos moldes e requisitos mínimos tradicionais e que fazem parte da formação de qualquer Militar de OpEsp.

Agradeço antecipadamente qualquer INFO sobre este assunto, que considero alarmante, para não dizer outra coisa...

Obrigado!

Nas PAF que fazias na minha unidade tive direito a uma medalha de cor azul escura agora não me lembro o nome mas só as recebia quem fazia mais de 18 valores nas provas físicas eu classifiquei-me 6 vezes com nota superior a 18 valores.
A minha ultima PAF foi de:

3100 metros em 12 minutos;
120 abdominais em 2 minutos;
18 barras.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #1216 em: Outubro 04, 2010, 04:40:56 am »
Pessoal, tenham calma.
Todas as tropas especiais têm de fazer depois provas físicas específicas para acederem à especialidade. Eles no site só publicam as provas gerais.
Os candidatos primeiro fazem as provas gerais para todos, e se forem dados como aptos, irão ser chamados a Tancos, Lamego ou à Carregueira para prestarem as provas específicas.
As provas complementares deviam estar anunciadas no site...

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8063
  • Recebeu: 1379 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5282/-243
« Responder #1217 em: Outubro 04, 2010, 09:34:51 am »
Após a Formação Geral Comum (FGC) de 12 semanas, os recrutas efectuarão provas especificas para admissão ao Curso de Operações Especiais, a saber:

Teste Cooper Corrida 2500 metros em 12 minutos
Flexão de braços numa barra fixa 5
Extensão de braços 32
Abdominais em 2 minutos 47
Percorrer 8 Km em 60 minutos, armado, equipado e com 5 Kg de carga. Sim
Passagem de Pórtico 5 metros Sim
Salto do muro 90 cm Sim
Salto de vala 3 metros Sim
Natação 25 metros (em fato de banho) Sim
Passagem de Túnel Labirinto Sim
Salto para a água de uma altura de 8 metros Sim
Natação de 10 metros em imersão (fato de banho) Sim
Salto para o galho Sim
Realização do obstáculo "Tarzan" com rede de desembarque Sim
Subida a corda vertical de 5 metros, com ajuda dos pés Sim
realização de "escalada" em parede artificial até 5 metros de altura Sim

http://www.exercito.pt/recrutamento/especiais.html

Portanto podemos concluir que agora a selecção para as OE é feita após a recruta e não antes da incorporação.

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #1218 em: Outubro 04, 2010, 02:56:48 pm »
Curioso...
Porque uma rapariga que concorreu aos Paraquedistas sei que foi fazer as provas de admissão em inícios de Julho e cerca de 3 semanas depois, salvo erro, foi chamada para ir a Tancos fazer as provas de admissão específicas.
E sendo que a recruta (formação) das Tropas Especiais (OE incluíndo) são efectuadas em datas e locais diferentes da tropa normal, e são na sua base diferentes (mais "agressivas"), não faz  sentido fazerem as provas depois da Formação Geral... se bem que o curso em si comece depois da formação geral, sabemos que a recruta deles é diferente da normal...
Pelo que um amigo que está em Mafra lhe disse, houve um moço que estava em Lamego no curso de OE e desistiu passado o JB, pelo que foi transferido para Mafra a fim de ser inserido noutra especialidade... Pelo que suponho que alguém antes de ir para Lamego deveria fazer as provas específicas de forma a ser ver se está apto para tal...

Não faz muito sentido. Será que vão mudar isso, e a partir de agora já não há formação geral na Carregueira, Lamego e Tancos? Só especialidade?
Até porque as provas de admissão apresentadas parecem realmente as que normalmente se aplica a militares.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22999
  • Recebeu: 4136 vez(es)
  • Enviou: 2909 vez(es)
  • +2775/-4507
« Responder #1219 em: Outubro 04, 2010, 09:18:07 pm »
Citação de: "nelson38899"
Estado-Maior autorizou modificação de um monumento criado em memória dos cinco militares pára-quedistas mortos na Bósnia. Hoje, homenageia presença portuguesa.

O monumento aos militares portugueses mortos na Bósnia, todos pára-quedistas, foi modificado para simbolizar, ao invés, a presença de Portugal na cidade de Doboj e, especificamente, a do Exército. Hoje, desconhece-se onde está a placa com os nomes dos cinco soldados que eram homenageados.

Aparentemente, face ao que o DN ouviu de diferentes fontes, estão em causa duas visões sobre o monumento: a de quem o fez, tributo aos soldados mortos, e a de quem, no final da missão, o viu como símbolo da presença das forças nacionais destacadas naquele país.

Sem resposta do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) até ao fecho desta edição, não é possível clarificar de quem partiu a proposta de retirar, do monumento, os nomes dos militares mortos e aí colocar uma placa com a inscrição "Portugal ao serviço da paz na Bósnia Herzegovina 1996-2007" (tendo por baixo a mesma frase em bósnio).

Quanto ao lema dos pára-quedistas, "Que nunca por vencidos se conheçam", foi também substituído pelo do Exército: "Em perigos e guerras esforçados" (ver fotos).

O caso ocorre em 2007, mas só em Junho deste ano se torna conhecido via Facebook, quando um antigo pára-quedista recebe a fotografia do referido monumento e cria uma página nesta rede social, agora com 1100 seguidores e dezenas de comentários. Agora chega à Liga dos Combatentes (LC), através de um artigo do tenente-coronel Miguel Machado ('pára' na reserva) publicado no último número da revista Combatente.

"Estive na Bósnia [a partir de 1996] e fiquei chocado ao saber daquilo. Achei inacreditável e não há memória de se alterar um monumento de homenagem a militares mortos na guerra. Pode-se aumentar, acrescentar, mas transformar?", questiona Miguel Machado, ouvido pelo DN.

Posição semelhante tem o presidente da LC, general Chito Rodriques. "O Exército tem todo o direito de fazer o que quiser" para testemunhar o seu esforço militar na Bósnia, tanto do ponto de vista das unidades que lá estiveram como da população local. Porém, dada a intenção original de homenagear os mortos, neste caso "devia conjugar as duas coisas".

"Dignidade dos vivos, sim senhor. Mas honra aos mortos! No mínimo, têm de ser as duas coisas", enfatiza Chito Rodrigues, adiantando ao DN já ter marcado uma reunião com Miguel Machado para analisar quais as possibilidades de recuperar o espírito original do monumento.

As Forças Armadas - tanto o Exército como a Força Aérea e os Fuzileiros da Marinha, EMGFA - estiveram em diferentes locais da Bósnia entre 1996 e 2007, quando o 1.º batalhão da Brigada de Intervenção se tornou a última unidade a deixar aquele país balcânico.

Confrontado com a necessidade de dar destino ao monumento (transferir para Portugal,ou deixar no quartel de Doboj, com risco de ser vandalizado), o comandante do batalhão pediu instruções ao EMGFA, chefiado pelo general Valença Pinto (Exército).

No livro então publicado pelo batalhão, a cerimónia prestou "homenagem aos cinco militares que morreram ao serviço da paz" na Bósnia e Herzegovina.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1676973

Uma vergonha, os senhores generais que decidiram tal aborto deviam ir para um sitio que eu cá sei!  :evil:

:arrow: http://www.operacional.pt/wp-content/up ... 8-copy.jpg

Dúvidas, há?!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

carlospires

• Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +2/-0
« Responder #1220 em: Outubro 06, 2010, 05:09:30 am »
Boas pessoal,
Sr. Cabeça de Martelo, penso que o senhor está a desrespeitar todos os "Comandos" dum modo geral com este seu ultimo comentário...tem toda a razao para estar indignado com quem mandou alterar a placa - tambem penso que foi uma estupidez- mas daí a dizer o que disse só porque o General que manda é dos Comandos, vai uma grande distância...Ele pode até nem ter culpa na situação...como pode ter e ser um grande estupido ao fazer isso..o que nao acredito. Mas daí a "virar-se " aos Comandos...Que o Sr. como  Pára esteja insatisfeito   ,tambem compreendo ,agora penso que não seja motivo para estar a falar dessa maneira dos Comandos.Se calhar está alguma coisa atravessada...
Passe bem.
 :evil:
Carlos Pires
mama sumae

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22999
  • +2775/-4507
« Responder #1221 em: Outubro 06, 2010, 10:05:46 am »
Citação de: "carlospires"
Boas pessoal,
Sr. Cabeça de Martelo, penso que o senhor está a desrespeitar todos os "Comandos" dum modo geral com este seu ultimo comentário...tem toda a razao para estar indignado com quem mandou alterar a placa - tambem penso que foi uma estupidez- mas daí a dizer o que disse só porque o General que manda é dos Comandos, vai uma grande distância...Ele pode até nem ter culpa na situação...como pode ter e ser um grande estupido ao fazer isso..o que nao acredito. Mas daí a "virar-se " aos Comandos...Que o Sr. como  Pára esteja insatisfeito   ,tambem compreendo ,agora penso que não seja motivo para estar a falar dessa maneira dos Comandos.Se calhar está alguma coisa atravessada...
Passe bem.
 :evil:

Diz-me uma coisa, alguma vez viste no Regimento de Comandos ou no CTC comemorarem o dia da ETP? Pois bem, posso dizer-te que um certo comandante de um certo Regimento já pôs um BIPara formado na parada e comemorou-se o Dia dos Comandos, até se disse os mandamentos dos Comandos e tudo.  É nisto que dá ter-se comandantes que são Comandos nos Pára-quedistas. Eu não vejo sentido nenhum os Comandos comemorarem o dia da Casa-Mãe (ETP), mas também não percebo um comadante que até anda com a Boina Verde a fazer um BIPara comemorar o dia dos Comandos.

O problema não está nos praças, está nos Oficias Superiores.

*

carlospires

• Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +2/-0
Comandos - comemoração...
« Responder #1222 em: Outubro 08, 2010, 08:44:47 am »
Boas Sr. Cabeça de Martelo,
De facto nessa situação estou plenamente de acordo consigo...não se devia fazer uma coisa dessas na casa dos outros...Certos oficiais superiores deixam muito a desejar...sem duvida. Mas isso acontece em todas as tropas,não é só nos Comandos.Agora, da maneira como ali atrás falou, dá a sensaçao que estáva contra  os Comandos dum modo geral...
O Sr. fala dessa situação que ocorreu na vossa unidade, mas tb ouvi falar de algumas  situaçoes muito "danadas" que oficiais vossos fizeram aos nossos Comandos quando foram para Tancos aquando da junçao das duas unidades em 94...Coisas que um militar que se preze não deveria fazer a outro militar...Agora assim de repente nao me lembro de nenhuma em concreto, mas na altura ouvi falar de muitas injustiças.
Enfim, coisas muito aborrecidas , talvez fosse altura de se acabar de vez com as rivalidades existentes nas duas tropas.
Cumprimentos
Carlos Pires
mama sumae

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22999
  • +2775/-4507
Re: Comandos - comemoração...
« Responder #1223 em: Outubro 08, 2010, 10:18:08 am »
Citação de: "carlospires"
Boas Sr. Cabeça de Martelo,
De facto nessa situação estou plenamente de acordo consigo...não se devia fazer uma coisa dessas na casa dos outros...Certos oficiais superiores deixam muito a desejar...sem duvida. Mas isso acontece em todas as tropas,não é só nos Comandos.Agora, da maneira como ali atrás falou, dá a sensaçao que estáva contra  os Comandos dum modo geral...
O Sr. fala dessa situação que ocorreu na vossa unidade, mas tb ouvi falar de algumas  situaçoes muito "danadas" que oficiais vossos fizeram aos nossos Comandos quando foram para Tancos aquando da junçao das duas unidades em 94...Coisas que um militar que se preze não deveria fazer a outro militar...Agora assim de repente nao me lembro de nenhuma em concreto, mas na altura ouvi falar de muitas injustiças.
Enfim, coisas muito aborrecidas , talvez fosse altura de se acabar de vez com as rivalidades existentes nas duas tropas.
Cumprimentos

Carlos, as rivalidades infantis entre militares das Tropas Especiais felizmente já não são o que eram. As injustiças aconteceram e não foram poucas, mas não é disso que eu estou a falar, mas sim do que se está e se vai fazer. Hoje os Comandos estão na ribalta, amanhã poderão ser os Pára-quedistas ou os Rangers. Imagina se de cada vez que cada unidade estivesse por cima houvesse este tipo de comportamentos? Era negativo para tudo e para todos e ninguém iria beneficiar excepto de forma momentânea. Há situações ridiculas que não lembra a ninguém, como uns certos exercicios em que... cala-te boca. :G-beer2:

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11442
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3664 vez(es)
  • +942/-1084
Re: Comandos - comemoração...
« Responder #1224 em: Outubro 08, 2010, 12:52:00 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Há situações ridiculas que não lembra a ninguém, como uns certos exercicios em que... cala-te boca. :mrgreen: .

Pessoalmente devo ser um dos menos faccionistas aqui no fórum, não percebo porque é que os Comandos não têm pelo menos uma Companhia Operacional com o curso de Pára-quedismo, não percebo porque é que não há pelo menos uma mão cheia de Rangers e Fuzos do DAE com o curso SOGA e com treino de manutenção de forma a constituir sub-unidades operacionais

Mas olha que no DAE parece que há, caso não tenhas lido o artigo do Operacional sobre o Pára-quedismo na Marinha, mas acho que deves ter lido :G-beer2:

Fado, Futebol e Fátima...

A alcunha deve ter aparecido porque eras daqueles que só aprendia à martelada :G-beer2: (tou na brincadeira).

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22999
  • +2775/-4507
« Responder #1225 em: Outubro 08, 2010, 02:07:29 pm »
Por acaso é porque andei à martelada...  :twisted:

Em relação aos SOGA do DAE pelo que li e ouvi eles têm o curso, mas não é só ter esse curso, há outros e para além disso os saltos de manutenção têm que ser feitos periodicamente senão perde-se capacidades. Não sei até que ponto esses saltos estão a ser feitos e com que regularidade.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11442
  • +942/-1084
« Responder #1226 em: Outubro 11, 2010, 03:45:22 pm »
Pus aqui esta noticia pois tem a ver com algo aqui discutido recentemente, que foi o monumento aos mortos no Kosovo.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/Inter ... id=1682827

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11442
  • +942/-1084
« Responder #1227 em: Outubro 11, 2010, 03:54:19 pm »
Esta noticia é sobre o exercicio do CTOE Viriato, aquele titulo parte-me todo  :toto:

http://pdfcast.org/pdf/rangers

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22999
  • +2775/-4507
« Responder #1228 em: Outubro 11, 2010, 04:57:24 pm »

Ainda podem evoluir muito...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22999
  • +2775/-4507
« Responder #1229 em: Outubro 14, 2010, 12:16:08 pm »
Pessoal fui informado por um tipo que os Comandos andam com camuflados reforçados e com outro tecido. Sabendo o "meias-verdades" que ele é prefiro vir ao fórum fazer a pergunta, é verdade ou não?