Rangers, Comandos, Paras, etc

• 4543 Respostas
  • 1272796 Visualizações
*

lazaro

• 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #360 em: Dezembro 01, 2008, 02:48:49 pm »
Citação de: "Ranger Rebelde"
Exmo Moderador, não é nada disso que está em questão, aliás, esta situação ocorreu porque infelizmente certos nicks escondidos em "virtualidades" não respeitam as opiniões de outros, como foi o caso, aliado ao facto de não terem tido educação, porque como cidadão português reservo-me ao direito de ser tratado com o devido respeito, e se de facto este fórum trata de assuntos relacionados com a Defesa em geral, nada como ir "beber à fonte" de quem realmente passou por uma vasta experiência militar, porque digamos que hoje em dia, basta ir ao Google e afins para se tentar passar por algo que não o são, nem nunca o foram... vendo-se o resultado criado :roll:

Irei proceder, futuramente, ao desprezo que me merecerão todos os intervenientes deste género, em prol do bom funcionamento deste Fórum que me merece todo o respeito, se não fosse, não partilharia as minhas experiências militares, boas ou más, com o ppl em geral, principalmente com os mais incautos sem qualquer experiência profissional neste âmbito, que buscam este tipo de informação o mais fidedigna possivel.

E como diria este grande Homem das palavras sobre a falta de raça que grassa neste País...
Citação de: "Guerra Junqueiro"
"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonha, feixes de miséria, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia de um coice, pois que já nem com as orelhas é capaz de sacudir as moscas. [...]"
Bem-hajam pelo excelente trabalho e cumprimentos para os "verdadeiros"!

Podes continuar a vitimizar-te para o resto da tua vida ó grande vitima deste País que não te merece.

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #361 em: Dezembro 02, 2008, 09:01:21 am »
:lol:  :lol:  
RANGER! Iaaaaaaaaaa...

*

RicP

• 357
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #362 em: Dezembro 02, 2008, 02:50:26 pm »
Boas,

Gostava de tirar uma duvida que é a seguinte:
 Por exemplo,incorporando em Janeiro no CTOE nesse mesmo ano tenho direito a férias?

Obrigado

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #363 em: Dezembro 02, 2008, 06:23:19 pm »
Direito a alguns dias de férias, sim... Geralmente autorizadas pela Companhia de Instrução logo após o final da obtenção com sucesso da especialidade, geralmente associado ao desgaste físico e psicológico inerente a este tipo de curso c34x

Cumprimentos e boa sorte.

*

RicP

• 357
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #364 em: Dezembro 03, 2008, 01:00:25 am »
Obrigado Ranger Rebelde.

Cumprimentos.

*

nelson38899

• Investigador
  • 5587
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 870 vez(es)
  • +720/-2701
(sem assunto)
« Responder #365 em: Dezembro 18, 2008, 04:21:06 pm »
boas

E se os Páras acabassem, qual seriam as vantagens e desvantagens para o nosso exercito???

eu falo isso porque segundo um membro de um fórum ligado aos para quedistas eles vão acabar

mansilha em Dezembro 16, 2008, 10:51:40
óla a todos camaradas,
camaradas eu avisei os dias dificeis vem ai,ainda hoje me confirmaram
que apartir de 2009 o governo tem um projécto na mão para as forças
armadas em expecial o Exercito,projécto esse já por mim divulgado neste forum que passa pela extinção das tropas para-quedistas ou
seja a etp será uma fusão com a epe e o bi passa a ser um centro de
instrução,recruta para os comandos e para os oes e os cursos de
para.será dado ao militares do Exercito e dai regressam ás suas
unidades e a boina verde será extinta lentamente,isto foi uma
conversa que tive novamente com alguns politicos e confirmaram o
que alguns gen.apresentaram ao gov.

fonte http://forumpq.paraquedistas.com.pt/ind ... icseen#new
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3648 vez(es)
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #366 em: Dezembro 19, 2008, 01:38:24 am »
Citação de: "nelson38899"
boas

E se os Páras acabassem, qual seriam as vantagens e desvantagens para o nosso exercito???

eu falo isso porque segundo um membro de um fórum ligado aos para quedistas eles vão acabar

mansilha em Dezembro 16, 2008, 10:51:40
óla a todos camaradas,
camaradas eu avisei os dias dificeis vem ai,ainda hoje me confirmaram
que apartir de 2009 o governo tem um projécto na mão para as forças
armadas em expecial o Exercito,projécto esse já por mim divulgado neste forum que passa pela extinção das tropas para-quedistas ou
seja a etp será uma fusão com a epe e o bi passa a ser um centro de
instrução,recruta para os comandos e para os oes e os cursos de
para.será dado ao militares do Exercito e dai regressam ás suas
unidades e a boina verde será extinta lentamente,isto foi uma
conversa que tive novamente com alguns politicos e confirmaram o
que alguns gen.apresentaram ao gov.

fonte http://forumpq.paraquedistas.com.pt/ind ... icseen#new

Vantagens acho que nenhuma.

Desvantagens a nivel operacional muitas, deixavam de ter a unica força de infantaria ligeira que pode rapidamente ser colocada (via aérea) numa grande parte do globo (depende da autonomia dos aviões usados) mesmo sem posições amigaveis no solo (saltos de pára-quedas).

Talvez o Exército ou o governo não queiram mais essa capacidade...

A parte de "os cursos de pára-quedistas vão passar a ser dados a militares do Exército", isso já acontece, há pessoal de artilharia, cavalaria, engenharia, etc com curso de pára-quedismo.
Agora gostava que me explicassem o que quer dizer com que esses militares regressam às suas unidades, é que ai não tem lógica nenhuma, vamos passar a ter a Brigada Mecanizada com Pára-quedistas ou a Brigada de Intervenção com Pára-quedistas? Por acaso vamos lançar Leopard, M113 ou Pandurs de Pára-quedas?

É que sem existir uma força de infantaria qualificada em pára-quedismo deixa automaticamente de ser necessário existir qualquer outra força (exepto OE) com essa qualificação visto não existir uma força de infantaria para ser apoiada.
Ou estão a pensar por os Comandos a fazer o papel dos Pára-quedistas? Para isso tinham que duplicar ou triplicar de numero e para isso mais vale deixar existir os Pára-quedistas, na minha opinião.

*

nelson38899

• Investigador
  • 5587
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 870 vez(es)
  • +720/-2701
(sem assunto)
« Responder #367 em: Dezembro 19, 2008, 08:55:39 am »
concordo plenamente consigo, e acho que ao acabar com os paraquedistas é um erro, e uma perda de uma capacidade muito importante. Mas uma coisa é verdade os políticos já acabaram com os comandos.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #368 em: Dezembro 19, 2008, 11:21:12 am »
Citação de: "nelson38899"
Mas uma coisa é verdade os políticos já acabaram com os comandos.

É verdade, mas por isso repito o que disse no post anterior, depende se essa capacidade interessa ou não manter, e nessa época (1993) não interessou manter a capacidade Comando, que para quem se lembrar era bem mais pesada do que a actual, era um Regimento com 2 Batalhões operacionais e 1 Batalhão de Apoio e Serviços, incluindo companhias pesadas.

Na minha opinião os pára-quedistas vão acabar sabem quando?
Se o governo não quiser essa capacidade pode ser numa altura qualquer como é lógico mas em relação a essa capacidade deixar de ter utilidade. Isso só vai acontecer quando no futuro um helicoptero (ou aparelho que descole e aterre na vertical tipo V-22) conseguir transportar o mesmo numero de homens, à mesma distância, à mesma velocidade, digamos que um C-130 (por exemplo). Quando isso acontecer os pára-quedistas ou se tornam obsoletos e desaparecem ou se transformam numa força helitransportada.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23125
  • Recebeu: 4088 vez(es)
  • Enviou: 2863 vez(es)
  • +2670/-4472
(sem assunto)
« Responder #369 em: Dezembro 19, 2008, 12:03:34 pm »
Os Pára-quedistas são necessários não porque saltam ou não de um avião, mas porque o Exército precisa de unidades de Infantaria com o Espirito de Corpo, Camaradagem e de Sacrificio para as missões no estrangeiro. Porque precisa de unidades de Infantaria com a capacidade de ir em pouco tempo para qualquer TO, já que os militares destas unidades têm um treino acima da média (dai o termo Tropas Especiais).

Se alguma besta do Exército pensa que os batalhões de Infantaria da BM ou da BI consegue chegar ao nível dos BIParas...desengane-se!

Se alguma besta do Exército pensa que os Comandos ou os Rangers têm a mesma capacidade de um dos 2 BIParas, desengane-se!

Os rangers são uma unidade de Operações Especiais e os Comandos são exactamente a tropa que fica a meio caminho entre um BIPara e o FOE.

A nível de qualificações os Comandos ficam atrás dos Páras e dos Rangers, falta-lhes o curso de Pára-quedismo, Montanhismo, mergulho, etc. O diferencia-os é o curso de Comandos, curso que é reconhecidamente duro, exigente e com muita sessão de tiro.

Pessoalmente acho que a BRR está a se revelar uma desilusão. Temos um comando unificado, mas as capelinhas mantêm-se. Falou-se num subsidio de risco para os Comandos e Rangers, mas na verdade esse subsidio já existe, basta tirarem o curso de Pára-quedismo...mas é claro que isso envolve riscos e dinheiro que o governo não quer gastar. Sempre é mais barato dar-lhes o subsidio do que o curso e o dito. :roll:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #370 em: Dezembro 19, 2008, 12:18:43 pm »
Quem sabe sabe  :lol: .

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23125
  • +2670/-4472
(sem assunto)
« Responder #371 em: Dezembro 19, 2008, 12:19:27 pm »
:wink:

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #372 em: Dezembro 19, 2008, 12:49:41 pm »
O problema actual é que nos moldes actuais e no enquadramento de ameaças actual os paraquedistas que funcionem somente como infantaria ligeira, não fazem sentido se quisermos manter tambem os comandos (que ao tirarem o curso de paraquedismo e mergulho ganham todas as capacidades, a não ser que devido às capelinhas, tal não lhes seja dado).
 Os paraquedistas fazem sentido como uma força multiarmas, capazes de criarem bases onde elas não existam, mas para isso não podem ser quase só infantaria (pois ai são basicamente comandos com um modus operandi ligeiramente diferente (e actualmente nem isso, pois quem viu os cursos de paraquedismo e quem os vê)). Os paraquedistas fazem sentido se tiverem uma componente forte de artilharia e engenharia coisa que actualmente não acontece. E a ultima utilização real de paraquedistas é um exemplo disso, foi largada uma brigada de engenharia paraquedista no curdistão com unidades de infantaria paraquedista para lhes dar apoio e protecção.  
o futuro dos paras é ou a capacidade media que conseguem ter, ou então a sua missão é dada aos comandos que ai se tornam obrigados a tirar o curso de paraquedismo (pois a nivel de infantaria ligeira vocacionada para acções directa, o curso de comandos prepara bem melhor o pessoal) e a nivel de acção indirecta e inclusivamente as capacidades PREC e SOGA, os OE conseguem absorver essa capacidade se tal lhes for premitido.

Claro que discordo com a hipotesse de disolução dos paras, mas olhando a frio e sem meter o coração ao barulho, vejo a logica da decisão.
A morte só é terrivel para quem a teme!!

*

LM

• Investigador
  • 3094
  • Recebeu: 1362 vez(es)
  • Enviou: 4045 vez(es)
  • +2013/-112
(sem assunto)
« Responder #373 em: Dezembro 19, 2008, 02:14:57 pm »
Confesso que a capacidade de atingir um dado local através lançamento de paraquedas não me parece importante na existencia ou não de unidades PQ...

Eu vejo a situação ao contrário: Portugal necessita de uma força de infantaria ligeira de elite, muito capaz no escalão batalhão, com unidades de apoio (105mm / Rec)...? Se sim, apesar da hipotese de saltarem de paraquedas serem remotas, que existam os BatInfPara.

Portugal necessita de Forças Especiais? Se sim que existam os "rangers"/CTOE.

Portugal necessita de uma unidade entre as duas acima indicadas, muito capaz ao nivel de escalão companhia...? Não sei... o exercito do Brasil julgo que agrupou as FE/Comandos, apesar de as sub unidades / cursos serem diferenciados e aparentemente é uma possibilidade - eu, para evitar confusões, criava "Centro Tropas Comando e Forças Especiais", tal como os brasileiros...

Podem dizer que se não é para saltar de paraquedas deviamos chamar outra coisa aos Paras... não estou preocupado, devem continuar a ter essa capacidade e vejam o nome como uma honra e fomentador de espirito de corpo.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23125
  • +2670/-4472
(sem assunto)
« Responder #374 em: Dezembro 19, 2008, 02:49:39 pm »
Citação de: "tyr"
O problema actual é que nos moldes actuais e no enquadramento de ameaças actual os paraquedistas que funcionem somente como infantaria ligeira, não fazem sentido se quisermos manter tambem os comandos (que ao tirarem o curso de paraquedismo e mergulho ganham todas as capacidades, a não ser que devido às capelinhas, tal não lhes seja dado).
 Os paraquedistas fazem sentido como uma força multiarmas, capazes de criarem bases onde elas não existam, mas para isso não podem ser quase só infantaria (pois ai são basicamente comandos com um modus operandi ligeiramente diferente (e actualmente nem isso, pois quem viu os cursos de paraquedismo e quem os vê)). Os paraquedistas fazem sentido se tiverem uma componente forte de artilharia e engenharia coisa que actualmente não acontece. E a ultima utilização real de paraquedistas é um exemplo disso, foi largada uma brigada de engenharia paraquedista no curdistão com unidades de infantaria paraquedista para lhes dar apoio e protecção.

É engraçado, mas agora fez-me lembrar um artigo que li algures na Revista Boina Verde em que foi colocada a sequinte questão ao comando de várias unidades Pára-quedistas da OTAN; em caso de haver necessidade de uma missão aerotransportada o que essas unidades fariam?

A resposta foi pronta e vê-se que lá por fora as coisas estão muito bem estudas e por cada unidade de infantaria Pára-quedista está à priori seleccionada as sub-unidades a enviar (artilharia, engenharia, transmissões, etc). O menos agradável é sentir que em Portugal as coisas estavam...muito no ar. Ou seja, em caso de haver alguma coisa do género, sabemos que sub-unidades dispomos e depois logo se veria. :lol:

Uma coisa interessante, li na última "Boina Verde" que os catatuas hoje em dia fazem coisas que eu não fiz na minha recruta (sobrevivência é uma dessas coisas). Só de saber que as meninas têm que fazer o teste de agressividade...deixa-me com um sorriso na cara. Se no meu tempo já era complicado para elas entrarem para as incorporações na ETAT imagina agora. Aposto que metade delas desiste antes disso! :shock:

Eu na minha recruta fiz umas 4 (incluindo uma nocturna)!

Pelos vistos nem tudo é fado. :wink: