Rapaz, dás cada renúncia... 
Na defesa contra drones, o VTOL vale pouco.
O que queres é um aparelho que tenha um data-link avançado ligado ao sistema de CC que dirija o Super Tucano para uma posição de intercepção.
Para isso, é dada ordem de descolagem quando o radar de deteção de longo alcance capta os primeiros sinais de ataque.
A velocidade de voo é mais importante que uma descolagem vertical.
A seguir o sistema EO do Tucano é dirigido ao alvo pelo CC e o piloto faz o disparo quando fizer lock-on.
Mesmo que montes num helicóptero todo o mesmo equipamento que um Tucano N terá , não terás a mesma eficácia.
Yá?
A melhor coisa que te aconteceu na vida, foi ser banido do FD. Pelo menos evitavas dizer tanta porcaria.
Na tua cabecinha oca, o ST deve ser o único meio aéreo do mundo um data link.
O facto de considerares a velocidade um factor mais importante que o VTOL, apenas expõe o teu nível de ignorância.
Como fazes para interceptar drones usando um meio aéreo embarcado, por exemplo num desembarque anfíbio? ST não é de certeza. Como fazes para o fazer a partir de uma FOB sem pista? O ST não é de certeza.
Queres proteger uma área que seja estrategicamente importante, em que não haja uma pista a uma distância conveniente? Também não usas ST.
Os radares de longo alcance? Já tiveste instâncias em que os ditos radares "perderam de vista" aeronaves civis a voar a baixa altitude, usando obstáculos naturais como cobertura. Agora imagina drones.
Um ST mesmo estacionado em Beja em QRA, demora pelo menos 10 minutos a descolar, e para percorrer os 120km até à costa Algarvia à velocidade máxima (que nunca seria atingida enquanto carrega armamento e FLIR), são outros 15 minutes. Ou seja, pelo menos 25 minutos, quando na realidade há-de ser ainda mais. Nesse tempo, já os drones atacaram os alvos na região.
Dizer que os ST são mais eficazes, é pura e simplesmente mentira. Até nos cenários mais favoráveis deixa muito a desejar, sendo absolutamente inútil em todos os outros.
No fim, em termos de meios aéreos para C-UAS, o país devia ter 3:
-F-16 com APKWS;
-UH-60/MH-60 também com APKWS e Hellfire (onde a capacidade VTOL seja necessária);
-MQ-9 ou EuroDrone com APKWS, LMM/Stinger/Hellfire ou outros.
Com o UCAV a ser particularmente importante para fazer loitering durante 20+ horas numa determinada área, fazendo igualmente aviso antecipado.